Pergunta

Ligaçao de Pen atraves do router

  • 17 January 2021
  • 9 respostas
  • 223 visualizações

Crachá +1

Boa noite,
precisava de uma ajuda na ligaçao de um disco Fat32 atraves do modem.
Ja configurei, ou pelo menos acho que o fiz bem, a pagina do modem, o disco aparece lá, mas depois no pc nao me aparece na rede a localizaçao do disco.

Alguem podia ajudar, posso ter configurado alguma coisa mal


9 respostas

Reputação 7
Crachá +23

é computador com Windows 10? tem de ativar o protocolo SMB no windows.

  • Ou faz via powershell - abrir o PowerShell (Admin) e correr o comando "Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol".
  • Ou na janela das funcionalidades do windows, activando a opção "SMB 1.0/CIFS File Sharing Support"

 

Crachá +1

boa tarde OmicronPersei8 ,

ja tentei fazer o que mandou, mas nas minhas funcionalidades nao aparece o SMB 1.0.
SMB so aparece o Direct

Crachá +1

omicronPersei8,
fui mais abaixo na lista e tem o suporte para partilha de ficheiros SMB 1.0/CIFS, mas ja estava activado

Reputação 7
Crachá +23

Se está ativado agora é só mapear, para ser mais fácil o acesso. (achei estranho dizer que não tinha porque qualquer versão do windows desde a 7 tem. vem é desativado por pré definição, ativa quem quer usar.

 

vide aqui, https://www.kbase.pt/fibergateway-meo-configurar-usb-pen-disco/ igualmente confirme o ultimo passo “turn on network discovery”. O mais fácil é mapear a pen (tambem explicado no link).

Para fazer uma confirmação que o client SMB está mesmo ligado. Abra a linha de comandos com privilégios de administrador e coloque o seguite comando.

Dism /online /Get-Features /format:table | find "SMB1Protocol"

 

O resultado será algo como (abaixo)  importa ter o prococolo enabled, e o client idem o resto ignora pois o server é o router

 

Reputação 7
Crachá +23

se ativou ainda agora é necessário reiniciar o PC/sistema operativo para que no arranque ligue o SMB com sucesso.

Reputação 7
Crachá +23

depois de mapeado deverá ficar assim. ( no meu caso meu ip interno é outro e atribuir a drive M: é opcional)

Crachá +1

consegui aceder, mas o disco aparece dentro da “rede”.
deu para aceder, mas depois foi abaixo e desapareceu.
nao sei qual o problema.

 

ja agora omicronpersei8, consegue me ajudar a encontrar o disco num computador com linux?tenho o portatil com linux, por ser antigo e nao carregar o windows, mas nao percebo de linux.
e ja agora obrigado pela ajuda

 

Reputação 7
Crachá +23

sim aparece na rede local, é por aí. Mas se não mapear vai ter de aceder sempre à mão. Desapareceu? só me ocorre o disco entrar em Idle ou algum problema rede/disco em si. Qualquer dos passos acima após aplicar é necessário reiniciar o windows para que no arranque assuma as novas configs.

 

Não sou grande expert em Linux em alguns temas específicos.

tente Criar uma pasta local no linux (/diretorio_local)

linha de comandos: mount -t cifs //192.168.1.254/pasta_compartilhada /diretorio_local -o username=[Username],password=[password] uid=1000 gid=1000 umask=000 iocharset=utf8

 

Deduzo que parametro “cifs” seja ou tenha compatibilidade com samba. Não sei avaliar se dependerá da distribuição linux ou se a sintaxe do comando está totalmente correta.

Crachá +1

obrigado

Responder