Resolvido

Leituras de velocidade de download díspares

  • 6 March 2023
  • 8 respostas
  • 83 visualizações

Crachá +3

Boa noite, 

Troquei de telefone recentemente. 

Tinha um NOKIA 8 e passei a usar um SAMSUNG GALAXY M51. Ambos têm suporte para protocolo de internet ac. 

Antes de adquiri o SAMSUNG, com o NOKIA 8  e usando o speedtest da Oakla conseguia 90% das vezes uma velocidade de download de 500 Mbps (a velocidade contratada máxima). 

Agora experimentei com o SAMSUNG e a velocidade de download no speedtest não passa dos 270 Mbps. E dá sempre este resultado ou aproximado. 

O mesmo acontece agora com o meu NOKIA 8, que também não passa dos 270 Mbps, quando anteriormente atingia quase sempre os 500 Mbps. 

O meu pc, que tem um adaptador wifi USB da TP-LINK, também alcança esses valores (270 Mbps) na banda de 5 GHZ. 

O router tem o smart wifi ativado e só uso wi-fi em casa, não uso ethernet em nenhum dispositivo. 

Os únicos aparelhos que estão ligados ao router são as MEO Boxes e o Adaptador principal Powerline da TP-Link. 

Até aqui tudo relativamente normal, apesar de a leitura ser mais baixa do que que a velocidade contratada e da que conseguia antes com o NOKIA 8. 

A única alteração que fiz foi adicionar mais dois adaptadores TL-WPA2220 V 5.0, aos dois que já tinha na casa, além do adaptador central que está ligado ao router FIberGAteway. A casa não é muito grande, mas por caraterísticas da construção tem 3 pisos (sotão incluído). 

O único facto que destoa desta descida generalizada é que a minha mulher consegue sempre com o speedtest a velocidade máxima de download (500 Mbps), usando o seu Samsung Note 10+. 

Confesso que já reinciei e fiz reset ao router, usei mais do que um medidor de velocidade mas os resultados são quase sempre idênticos. 

Ou seja: 

  • Porque razão as velocidades de download não passam agora dos 270 Mbps?
  • E porque razão o Samsung Note 10+ da minha mulher consegue atingir os 500 Mbps?
  • Será que a adição de novos extensores à rede powerline tem algo a ver com a descida dos valores das medições?

Confesso que neste momento estou num beco sem saída e nada me ocorre para tentar encontrar a origem do problema. 

Qualquer ajuda, sugestão ou dica será muito bem-vinda. 

Muito obrigado a todos antecipadamente. 

Cumprimentos, 

José Ferreira

icon

Solução por David_MEO 7 March 2023, 13:07

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

8 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Um reset ao router pode ajudar , antes disso , faça esquecer redes nos equipamentos que acha que não estão bem .

Crachá +3

Reset já fiz, vou tentar o resto.

Curiosamente, nas propriedades de rede no meu smartphone surge a indicação dr velocidade de  rede de 433 Mbps.

Será que a MEO me baixou a velocidade contratada ou algo me está a escapar?

Obrigado pela ajuda.

Reputação 7
Crachá +22

Consulte na área de cliente.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

demasiados dispositivos ligados por wifi...a velocidade vai ser dividida por todos...

Reputação 7
Crachá +21

...

Será que a MEO me baixou a velocidade contratada ou algo me está a escapar?

...

 

O note10 nao está ligado á mesma rede? se esse tem os 500mbps, não lhe baixaram a velocidade

Reputação 7
Crachá +22

Pessoalmente é ideia de um tolo , acho que tem equipamentos ligados ao meo wifi e não à rede primária.

Reputação 3
Crachá +1

Bom dia,

 

Por partes diria que o mais simples será desligar todos os equipamentos adicionais que tem na sua rede e garantir que está ligado à sua rede privada, realizar o teste. Poderá estar a ligar-se à rede através de um desses equipamentos impondo restrições na velocidade.

Não há forma da meo restringir velocidades apenas em alguns equipamentos, exclua essa possibilidade.

Confirme as velocidades máximas suportadas pelos equipamentos que adicionou à rede. Não encontrei referência online da versão que coloca mas o modelo https://www.tp-link.com/pt/support/download/tl-wpa2220/, pelo que identifico é um powerline e assim sendo convém aceder a estes equipamentos e perceber a que velocidade está o emissor a negociar com o recetor. A velocidade a que acede via Wi-fi no recetor estará sempre limitada à velocidade em que ambos comunicam entre si, e isso depende da rede electrica, distância, etc…


 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

@David_MEO acrescentar...de for um powerline com gestão de IP’s poderá no futuro criar problemas de sincronismo da box ou velocidade de internet...