Resolvido

Latencia muito elevada logo no primeiro nó de rede

  • 9 March 2016
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Cara MEO,

Desde a última trovoada no Porto que o serviço tem andado completamente instável.

Fica log em baixo que ajudará a despistar o problema.

Agradeço também que me indiquem qual a forma ideal para espôr este tipo de problemas aos vossos serviços técnicos.

Obrigado,
Francisco

 

 

code:
Tracing route to meo.pt [213.13.148.155]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.254
2 5 ms 3 ms 1 ms 10.247.128.1
[b] 3 1667 ms 1754 ms 1687 ms bl3-76-98.dsl.telepac.pt [213.13.76.98][/b]
4 1607 ms 1751 ms 1757 ms bl3-76-101.dsl.telepac.pt [213.13.76.101]
5 1736 ms 1702 ms 1579 ms 194.65.12.9
6 1690 ms 1664 ms 1574 ms 194.65.12.38
7 * * * Request timed out.
8 1684 ms 1576 ms 1540 ms dial-b1-166-178.telepac.pt [194.65.166.178]
9 * * * Request timed out.
10 * * * Request timed out.
11 * * * Request timed out.
(...)
 
icon

Solução por GNSCS 11 March 2016, 15:10

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Tópico fechado, já não permite mais respostas.

8 respostas

A situação mantêm-se. De noite melhora mas pela hora do almoço torna-se um exercicio de paciência visitar qualquer site:

 

 

code:
tracert sic.pt

Tracing route to sic.pt [104.28.0.118]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.254
2 3 ms 2 ms 1 ms 10.247.128.1
3 1818 ms 1472 ms 1444 ms bl3-76-90.dsl.telepac.pt [213.13.76.90]
4 1472 ms 1435 ms 1441 ms bl3-76-89.dsl.telepac.pt [213.13.76.89]
5 1457 ms 1438 ms 1451 ms dvs-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.8.10.205]
6 1500 ms 1756 ms 2210 ms ams1-cr1-te0-0-0.cprm.net [195.8.1.38]
7 1858 ms 1470 ms 2187 ms ams-ix.as13335.net [80.249.211.140]
8 2140 ms 1504 ms 2185 ms 104.28.0.118

Trace complete.
 
Dia 11 de Março continua tudo na mesma.


A minha net de fibra parece a minha net de 56kbps de há 10 anos atrás.


 


code:
Tracing route to sic.pt [104.28.0.118]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.254
2 11 ms 14 ms 1 ms 10.247.128.1
[b] 3 * 1286 ms 1282 ms bl3-76-90.dsl.telepac.pt [213.13.76.90][/b]
4 1302 ms 1289 ms 1279 ms bl3-76-89.dsl.telepac.pt [213.13.76.89]
5 1282 ms 1282 ms 1288 ms dvs-cr1-hu-3-0-0.cprm.net [195.8.10.205]
6 1329 ms 371 ms 985 ms ams1-cr1-te0-0-0.cprm.net [195.8.1.38]
7 977 ms 976 ms 990 ms ams-ix.as13335.net [80.249.211.140]
8 994 ms 1000 ms 983 ms 104.28.0.118

Trace complete.
Reputação 4
Crachá +12
Liga para o 16209.
Suporte MEO a resolver!
Muito obrigado!


 


code:
Tracing route to sapo.pt [213.13.146.138]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.254
2 4 ms 3 ms 14 ms 10.247.128.1
3 * 2 ms 2 ms bl3-76-90.dsl.telepac.pt [213.13.76.90]
4 3 ms 3 ms 3 ms bl3-76-89.dsl.telepac.pt [213.13.76.89]
5 11 ms 10 ms 7 ms 194.65.12.5
6 9 ms 9 ms 9 ms lcat2.te7-3.telepac.net [213.13.135.166]
7 10 ms 9 ms 9 ms dial-b1-169-158.telepac.pt [194.65.169.158]
8 9 ms 10 ms 10 ms sapo.pt [213.13.146.138]
com fibra ainda dizes que tens muita letancia ...bem imagino entao para aqueles que tenhem 24mb e 400/700kbs ...
infused, estás a confundir latência com largura de banda.



latência
= tempo que o sinal demora a chegar


largura de banda = quantidade de informação que consegues transmitir


 


No meu caso a linha continuava a debitar o valor contratado de largura de banda mas com uma latência muito alta. A latência é dada por vários factores, um deles e o mais óbvio é a distância. Como não podes ultrapassar a velocidade da luz tens uma latência minima teórica com o "outro lado do mundo" de perto de 66ms, com o regresso do sinal fica pelos 132ms mínimo. Na prática é muito mais do que isso e são esperados entre 500 e 600ms para comunicações inter-continentais. Ora eu estava a ter latências de 1500ms com servidores nacionais.

No meu caso era um router logo à saída de minha casa que provávelmente estava crashado.
Quando notificada do problema a MEO resolveu de forma rápida e eficaz.
Crachá +1
Boa tarde.

Encontro-me na mesma situação.
Como posso fazer este teste para ver os valores?

Obg

Boa tarde, eu estou a vivenciar o mesmo problema.

A solução de ligar para o apoio não deu em nada, foi inclusive ridícula.

Primeiro vem com o palavreado do costume, “está por wifi?” “O cabo está bem ligado...” enfim, não são capazes de assumir que estão perante um cliente que saberá certamente um bocadinho mais que eles.

Segundo, querem fazer reset ao equipamento sem qualquer tipo de mecanismo de backup da config actual (sim numa empresa não é possível fazer um reset sem consequências).

Terceiro, como insisti em não fazer reset dado que o router não teria nenhuma anomalia, sugeriram reiniciar para mudar a lease ip. Woow as if…

Insisti sempre que o problema está no primeiro hop de ligação do meu equipamento, portanto algures num data center deles. E após muito insistir que dificilmente teria uma falha do lado que eu tenho controlo e acesso me dizem esta linda pérola:

“Se muita gente se queixar a gente vai ver, ou se dermos por ela resolvemos, são outras equipas, sabe.”

Enfim, vergonhoso. Só não é mais dramático no meu caso porque de 1G de velocidade contratada com as quebras chego aos 500M e porque tenho loadbalance com a vodafone tb com velocidade 1G (onde magicamente não tenho perdas de pacotes). 

 

Triste situação a nossa.

 

Despite:  mtr --report-wide --curses <domínio na Alemanha datacenter>

Host                                              Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev

1. 192.168.1.254                        0.0%    61   79.0  99.0  37.3 426.2  63.4

2. 10.247.128.1                          76.2%    21  100.3  91.5  83.2 101.3   8.8
3. telepac15-hsi.cprm.net        57.1%    21  115.3 111.1  58.8 185.3  45.4

4. bt-cr1-bu10-200.cprm.net    0.0%    21   52.7  78.7  39.9 186.6  33.7
 5. 195.8.0.157                            0.0%    21  109.8 102.4  43.5 205.2  45.8
 6. 195.8.0.157                           0.0%    21   93.7 119.1  54.3 318.1  66.2
 7. 195.8.10.107                         0.0%    21  115.8 118.8  53.1 234.0  57.5
 

 

Vejam lá se resolvem o problema.