Skip to main content

Lançamento de firmware novo para routers FiberX (10gb) Fiber 6 e Fiber 5

• August 17, 2025
  • 81 respostas
  • 2795 visualizações

Forum|alt.badge.img+4

Boa tarde,

A meo em toda a sua gloria lança um firmware que ate melhorou o interface, mas nota-se que fez 0 testes, ha dezenas de pessoas a queixar-se de portas e encaminhamento das mesmas deixaram de funcionar, No caso Fiber X corrigiram a nota para o Bridge dizendo que é na porta 5 (10Gb) mas já não é possivel activar ou desativar, (no meu caso esta activo porque era a definição que tinha uso os meus equipamentos.

É pá ou revertam o raio do firmware ou resolvam isto, é ridiculo lançar algo com esta treta toda marada, se alguem ligar para o apoio peçam logo para falar com o apoio avançado e alguem deve ligar depois porque falar com malta que têm zero conhecimento nao vale a pena mesmo, para isto ser resolvido.

topicos: para o fiber 6 com o mesmo problema para o bridge e encaminhamento de portas:

topic fiber 6

topic Fiber X

Resolvam isto ou revertam o firmware não faz sentido algum lançarem isto neste estado por favor, 

Como voces infelizmente mandaram muita malta embora revertam o firmware que tinha bugs mas as coisas funcionavam, se quiserem forneçam as credenciais necessarias que resolvemos isso por vocês e é feito com testess e rapidamente e de graça

cumprimentos

81 respostas

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • August 28, 2025

E agora?

se não posso usar mais o router como eu quero e como é essencial para o meu uso diário (necessito criar e alterar o encaminhamento de portas) usar o modo bridge, Tenho legitimidade para rescindir o contrato pois na renovação tudo funcionava.

Não se podem alterar as regras durante o jogo.

Não sei se o que estou a escrever aqui alguém da MEO vai ler, aliás penso que este forum não serve para nada a não ser desabafar.

Se não resolverem isto rapidamente vou rescindir o contrato, nem que tenha que entregar o caso á justiça.

Respeitem os clientes, têm de pensar que nem todos usam a internet só para ir ao Facebook e enviar e-mails.

Senhores moderadores façam chegar o meu descontentamento e o de muitos á MEO.

Obrigado

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • August 17, 2025

boas

uma coisa é certa, até hoje nunca foi revertido nenhum firmware mesmo com problemas graves…

enviam patches de correção.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 20, 2025

Os colaboradores MEO no Fórum estão  identificados pelo nome_MEO. A maior parte dos moderadores são sim colaboradores.

Sendo um bug já reportado por vários clientes penso que estejam a trabalhar numa correcção.

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • August 27, 2025

Por aqui tudo igual, agora eu tenho o fiberX para os 10gb 

Como refiro no primeiro post tenho tudo ok porque eu não uso o router da Meo, e o router assumiu as definições anteriores com update e tenho o bridge activo mesmo dizendo que tá off, mas por ex se eu ou alguém em situação igual quiser colocar normal sem bridge chapéu a porta 10gb tá em bridge não há controlo, já confirmei que o wps é encaminhamento de portas no FiberX está como nos outros routers ta tudo morto.

a vergonha disto é o 0 feedback da meo 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 30, 2025

Olá ​@pafp 
Se quiser abrir portas por telnet pode experimentar este comando preenchendo os dados corretamente:

nat/virtual-servers/create --ext-port-start= --int-port-start= --protocol= --server-ip= --server-name=  --wan-intf=

Por exemplo, preenchido ficaria algo como:

nat/virtual-servers/create --ext-port-start=1234 --int-port-start=1234 --protocol=TCP/UDP --server-ip=192.168.1.123 --server-name=Exemplo  --wan-intf=veip0.1

neste exemplo o “1234” é tanto a porta externa como interna, o “192.168.1.123” é o IP interno que quer abrir a porta, server name é apenas um nome, e wan interface basta colocar “veip0.1” ou "erouter0" dependendo do modelo.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 17, 2025

Olá ​@TSportM 

Aqui somos apenas clientes, não conseguimos diretamente resolver ou reverter o novo firmware.

Infelizmente este novo firmware tem alguns bugs e parece que não foi rigorosamente testado, quem tiver este firmware deve reportar ao Apoio Técnico Avançado a reportar os bugs que acontecem, e pedir correcção futura e a reversão do firmware se possível.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 17, 2025

Acho que o deviam fazer a todos que têm este firmware, reverter até que haja uma correcção devidamente testada.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • August 17, 2025

boas

os moderadores não são funcionários...aqui só clientes...

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • August 20, 2025

Mas convenhamos que é ridículo um fórum da Meo com 0 forma de chegar por ex isto a  equipas técnicas é absurdo, eu sou moderador num fórum de uma marca conhecida e eles não têm interação no fórum normal mas passo informações a equipa de bios em Taiwan por ex, pelo amor de Deus estamos no século 21……

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • August 20, 2025

boas

sim estão a trabalhar numa correção há 13 anos...

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • August 28, 2025

@ana_Paula 

eu não uso o router da Meo tenho 3 serviços da Meo 2 1000/400 em zonas distintas e um de 10gb e nos  3 serviços não uso o router deles para nada tá tudo off e tudo com bridge e são os 3 router que coloco nos posts acima ou seja 3 modelos distintos, para mim isso das portas é irrelevante e nos 3 tenho o bridge a funcionar sem qualquer problema nos 3 isto porque com atualização de treta os equipamentos assumiram as definições que tinham (menos mal) mas no interface aparece como mostro nas fotos que bridge ta off mas na realidade no meu caso ta on, mas se por algum motivo quisesse desligar ou ligar novamente não da, eu não testei isso das portas mas ta marado como indiquei basta ver as dezenas de relatos nos links que postei, a Meo seria minimamente inteligente se fornecesse um user Admin, para as portas da para fazer uma bypass sim da um erro mas não reiniciando os router consegue-se um workarround a questão das portas, mas nenhum user tirando um outro vai fazer isso 

Mais uma vez não faz sentido lançarem um firmware neste estado, para a Maria e o Manel que é apenas ver a cm tv e net é usar o Facebook no telemóvel, ninguém sabe o que se passou, para já para mim se os routers não morrerem tá ótimo mas é completamente estupido isto estar assim, 

SIm teve sorte, mas agora não se consegue ligar o modo bridge e mesmo se se pudesse tinhamos que comprar um router.

Não faz sentido estar a pagar net só para usufruir seviços básicos.

Ou voltam ao que estava quando fiz o contrato ou acabo com o a MEO.

Falta de respeito para com os clientes.

Forum|alt.badge.img
  • Membro
  • August 28, 2025

Boa noite a todos, realmente esta situação deteriorou a estabilidade do router… Tenho 2 serviços de 1000/400 e os 10Gbps e desde que foi feito este update ao router dos 10Gbps que a velocidade passou de constante para inconstante.. tenho tenho os 8/8 como tenho 8/6.. 8/4.. Falar com o apoio técnico é o mesmo que ganhar cabelos brancos… enfim… sou apenas mais um a mostrar o desagrado..

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • August 31, 2025

outra nota é que a ha users a reportar que a firewall do router esta off, aparece como off no interface pelo menos,

@ana_Paula 

por telnet o comando conhecido para activar e desativar dá erro foi algo alterado ?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 31, 2025

Olá ​@pafp 

Ok, faça o seguinte execute o comando todo igual excepto o "want intf", nesse campo coloque o nome que aparece na interface do Fibergateway 192.168.1.254 na secção WAN com o nome Interface.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

Olá ​@pafp 

É parecido, só muda o “server-name” e “wan-intf” que não são precisos para remover:

nat/virtual-servers/remove --ext-port-start= --int-port-start= --protocol= --server-ip=

para ver todos o comando é:

nat/virtual-servers/show

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

Eu não acredito que seja intencional, se fosse não existia a parte do "Acesso", ao aceder também aparece um pop up a dizer "erro" ou seja a funcionalidade devia existir mas há algum erro no firmware que não permite.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

O comando para ativar o bridge supostamente é o

lan/bridge-mode/config --enable=enable

mas em princípio não irá funcionar pois o “config” deixou de existir.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • October 5, 2025

Olá ​@Pomberz 

Nesse caso a única alternativa é contactar o Apoio Técnico 16299 e pedir para abrir as portas.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • October 5, 2025

Olá ​@Pomberz

Este não é o funcionamento normal, a MEO não criou nada para complicar pois devia ser possível abrir via interface web e via telnet mas existe um bug conhecido, e até ser corrigido só dá para abrir portas via Telnet ou Apoio Técnico.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@TSportM 

Foi me Partilhada a Informação que:

"a ativação da funcionalidade bridge foi inibida da página do Fibergateway, a funcionalidade ainda existe, funciona, mas tem que ser ativa recorrendo a contato para o atendimento 16209" ou 213 580 144, Veja aqui os Custos e Todas as Linhas de Apoio MEO >

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • October 9, 2025

Olá ​@TSportM 

A informação é que o modo bridge tem vindo a ser removido da interface web e telnet do Fibergateway nas versões de firmware, e a única forma de ativar passa agora a ser via apoio técnico 16209.

Acho que já tinha dito esta informação em comentários anteriores.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • December 10, 2025

Olá ​@bmscmoreira 

Infelizmente existe este bug na última versão de firmware, logo trocar o router não adianta de nada já que o problema está no firmware. No entanto ainda é possível fazer port mapping via telnet/ssh (tem uns comentários atrás como fazer).

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • December 12, 2025

E como a Meo se atualizar algo só lá para 2027 a correr bem corrigem isso e adicionam outros breaking bugs certamente.

pah passem esta informação eu resolvo o problema em 48h e não levo dinheiro nenhum porque é básico ou têm macacos lá a fazer coding só pode….

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 5, 2026

Olá ​@Joao_RM 

Ainda é possível abrir portas via telnet. Veja os comandos aqui.

Forum|alt.badge.img+4
  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • August 17, 2025

Olá ​@TSportM 

Aqui somos apenas clientes, não conseguimos diretamente resolver ou reverter o novo firmware.

Infelizmente este novo firmware tem alguns bugs e parece que não foi rigorosamente testado, quem tiver este firmware deve reportar ao Apoio Técnico Avançado a reportar os bugs que acontecem, e pedir correcção futura e a reversão do firmware se possível.

sim mas fica a referencia este forum é da MEO, o apoio tecnico é 0.00000, a nao ser que peçam para falar com alguem de apoio avançado que depois passa para apoio mais avançado😀

é ridiculo apenas esta situação

boas

uma coisa é certa, até hoje nunca foi revertido nenhum firmware mesmo com problemas graves…

enviam patches de correção.

façam o que quiserem sao todos os routers que levam esta treta mal amanhada que ta cheio de bugs é que mesmo que não quisessem se fosse minimamente testado detectavam, é pah correções ora bem que 2 anos ? para corrgir ?

os routers para ja afectados com isto sao estes: