Pergunta

IP fixo / estatico

  • 4 August 2022
  • 18 respostas
  • 4047 visualizações

Crachá

Olá,

É possível ter um endereço IP fixo com o serviço de Internet de fibra Meo?

Parecia que o serviço estava reservado aos profissionais, mas com o IPv6, talvez isto tenha mudado?

O objectivo é ligar-se a um servidor auto-hospedado a partir do exterior.

Obrigado.


18 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Sim pode, configura no seu router, tem que saber o IP e porta a que liga ao que se quer ligar.

Crachá

Existe uma opção no router para solicitar um IP fixo? Não consegui encontrá-lo.
Parecia-me que este era um serviço a ser solicitado ao Meo.

Cada vez que a router reinicia, o IP muda.
E, o DNS configurado com o nome de domínio já não funciona.

Reputação 7
Crachá +24

Qual é o router?

Crachá

Altice FiberGateway GR241AG.

Reputação 7
Crachá +24

Já lhe digo os passos.

Segurança- acesso- criar regra- guardar.

Tem que ver o que quer ligar já existem alguns protocolos definidos  pode ser que o que quer ligar conste , caso não tem que criar.

Crachá

Talvez haja um mal-entendido.

O problema ocorre quando o IP público da router muda, a zona DNS não é actualizada para apontar para o novo endereço IP.

O servidor é então inacessível.

IP público e visível em no menu da esquerda "WAN wide area network".

Reputação 7
Crachá +24

Não sei o que pretende ligar, mas só o dhcp do router pode estar ligado do outro lado tem que estar desligado ou em automático.

Não sei se pelo meio tem algum switch pode criar conflitos.

Pode também tentar pela zona desminada.

Reputação 7
Crachá +23

Talvez haja um mal-entendido.

O problema ocorre quando o IP público da router muda, a zona DNS não é actualizada para apontar para o novo endereço IP.

O servidor é então inacessível.

IP público e visível em no menu da esquerda "WAN wide area network".

usa algum serviço de DNS tipo noip, dynIP etc? A forma como tenho sempre e não falha é ter o DNS dinanico (ie: muserver.no-ip.com) aponta para o meu IP externo determinado porto. No router tenho porto “XX” apontado para o meu IP do servidor. Na lista de equipamentos da LAN no registo do server, deverá ter opção de fixa IP interno (que será a gama interna 192.168.1.xx).  

Crachá

Obrigado pela vossa ajuda.
Sim, sei do serviço no-ip e teria preferido não o utilizar porque já tenho um nome de domínio (myserver.com) que teria gostado de manter.

O meu pedido é o seguinte:
Podemos ter os endereços IP nas caixas vermelhas que nunca mudam?

 

 

Reputação 7
Crachá +24

Se criou um no IP estático não muda, o problema é que de 30 em 30 dias ele vai renovar porque vai ter que renovar a conta, a não ser que seja assinante.

O no IP já é um dos protocolos existentes no FG , torna mais fácil.

O interesse é ligar a câmeras de vigilância?

Crachá

Optar pelo no-ip tem os seus inconvenientes.
Tenho de ser um assinante para utilizar o meu domínio. (no-ip é gratuito mas tem de pagar para utilizar o seu próprio domínio)
Tenho de renovar a cada 30 dias.
Tenho de alterar a configuração do meu servidor que estava a funcionar bem com um ip estático.
Etc.

A forma mais fácil e mais eficiente é ter um ip estático.

O interesse é poder ligar-se ao meu servidor em auto-hospedagem para os meus serviços cloud, email, website, etc.
Claro que há o meu domínio principal, bem como os sub-domínios, um por serviço. 😉

Reputação 7
Crachá +24

Acho que não tenho mais contributo a dar, se foiçou resolvido é o que importa.

Crachá

Obrigado pela sua contribuição.
Contudo, a questão mantém-se: o Meo oferece a possibilidade de ter um IP fixo? 😁🤞

Obrigado pela sua contribuição.
Contudo, a questão mantém-se: o Meo oferece a possibilidade de ter um IP fixo? 😁🤞

I have the same question. 

 

I’d like to map my domain to my home but if the IP is not static, it does not work. When I bought the service, the salesperson told me that the IPs are static for fiber automatically. However, whenever I restart my router, my external IP changes. I’d rather not remap my domain every time i restart the router.

 

The other people in the thread besides “little geek” seem to not fundamentally understand. 

 

 

Reputação 2
Crachá +8

Não sei qual o router da Meo, se é o  FiberGateway, este possui o mode bridge. Ativar esta função, que fica disponível na porta LAN 4. É adquirir um router capaz de utilizar VPN (openVPN, por exemplo) e fazer passar por este todo o tráfego dos dispositivos aos quais se quer aceder remotamente. Meo Box, telefone podem ficar ligados ao FiberGateway. Não sei se os outros routers mais antigos o permitem, é consultar o interface, não dando é pedir a substituição por este FiberGateway.

Se é uma ligação em que o ONT é separado, melhor. É uma das mais valias do fornecedor Meo é esta possibilidade do mode bridge, que não está presente na Vodafone e na Nos parece-me mais complicado.

Bastará uma consulta pelo sítio do costume para encontrar a solução para o seu problema.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

já la vai o tempo em que era possivel ter o router pessoal e o da meo em separado...o cliente ficava com 2 serviços em 1 só...

Reputação 2
Crachá +8

boas

 

já la vai o tempo em que era possivel ter o router pessoal e o da meo em separado...o cliente ficava com 2 serviços em 1 só...

Sim, mas continua a ser possível o modo bridge… a partir daqui tudo é possível.

Aliás nem sei se podemos pedir a instalação com ONT separado… mas para a questão colocada, o modo bridge resolve….

Crachá +3

Olá,

É possível ter um endereço IP fixo com o serviço de Internet de fibra Meo?

Parecia que o serviço estava reservado aos profissionais, mas com o IPv6, talvez isto tenha mudado?

O objectivo é ligar-se a um servidor auto-hospedado a partir do exterior.

Obrigado.

Realmente também estou à procura deste mesmo serviço, antes a MEO disponibilizava a opção no site para subscrição do IP Fixo, mas pelos vistos retiraram.

Se alguém entendido no assunto souber de algo, agradeço. Sendo que as soluções que são apresentadas (VPN, Bridge Mode e DDNS) não possibilitam o funcionamento com records de DNS.

Responder