Resolvido

Internet lenta

• 26 Janeiro 2015
  • 6 respostas
  • 2041 visualizações

Boas.

Desde à uns meses até agora que a internet fica bastante lenta no periodo da noite; ou seja a partir das 20:00 sensivelmente.As velocidades baixam para 1/10 do contractado; ou seja 10 megas de down e upload.

Tanto o download como upload são afectados, os pings a sapo.pt são na ordem dos 50ms+- e, por vazes, com direito a packet loss.

A ligação é por fibra 100 megas e wireless ou por cabo o resultado é igual.

A zona é Vialonga, gostaria de saber qual o problema que causa este constrangimento e quais as medidas que porventura serão implementadas para o resolver.

Obrigado pela atenção dispensada.

icon

Solução por NeoPayne 26 Janeiro 2015, 17:15

boas

por acaso adoro a expressao...pelo que dizes penso que possa ser alguma coisa com o router ou alguma coisa la ligada...

mas sem testes em tempo real a certeza nao posso dar...no entanto nunca excluo qq coisa com o serviço...

Ver original

6 respostas

Reputação 7
Crachá +19
boas

as velocidades baixam para +/- 10Mb (por cabo ou wifi) a partir das 20h? e persiste ate +/- que horas?

o que fazes em casa de diferente a essa hora?? parece estupida a pergunta...mas ja detectei varias situaçoes em que era ligado um forno electrico (o router estava no outro lado da parede) e fazia interferencias...ou mesmo um pc que malware/spyware/virus que era ligado +/- sempre a mesma hora e fazia com que o router ocupase as portas de saida e a velocidade geral baixava de uma maneira brutal...

se fosse no cobre acreditava que seria do exterior...sempre fibra acredito que possa ser alguma coisa/equipamento que se ligue por essa hora...ja agora fazes os testes em que site para saber as velocidades?
Reputação 7
Crachá +19
boas

nao confundas fibra com raspas de fibra...

aconselho a contactar o 16209 no momento que isso acontecer...pois fazer os testes em tempo real será o mais seguro para descobrir a causa da situaçao...

Reputação 7
Crachá +19
boas

por acaso adoro a expressao...pelo que dizes penso que possa ser alguma coisa com o router ou alguma coisa la ligada...

mas sem testes em tempo real a certeza nao posso dar...no entanto nunca excluo qq coisa com o serviço...
Boas. As velocidades caem para esses valores entre as 20:00 e as 00:00 +-; suponho que a causa seja o elevado número de clientes que usam as tv`s/boxes durante este período. Os testes que faço são no speedtest e em http://qos.sapo.pt/index.html. E o problema também não é dos pc`s cá de casa; 5 no total; levam com manutenção regular e cuidada.

Exprimentei em vários só para eliminar os computadores da equação. Tudo me leva a crer que existe uma sobrecarga de tráfego nesta zona; já tive a mesma situação com a tvcabo à uns anos atrás, foi o que me forçou a mudar para o sapo na altura; agora é um "dejá vu"!?

Cumps.
"Raspas de fibra".

Já não ouvia essa expressão à algum tempo!!!

Já tenho alguma experiência com a tv cabo/zon/nos e sei o que a casa gasta.

Com a pt nunca tive problemas de velocidades/pings; só agora é que se está a manifestar o problema.

Cumps.
A coisa normalizou; obrigado na mesma pela ajuda.

Cumps.

Responder