Internet funciona em linux, mas não em ambiente Windows (XP, Vista, 7)

  • 25 August 2015
  • 11 respostas
  • 1548 visualizações

Boas, estou a comunicar um problema que estou a ter com uma rede estruturada, a rede e constituida pelo ONT da fibra, que passa por um router Technicolor TG784n v3 com o firmware 10.2.1.L, que passa por um switch e por outro switch mas essa não é a questão, visto que o problema acontece de forma igual com o cabo da ethernet (cat5) ligado diretamente no router. 

O que acontece é que nos linux quase sempre tenho acesso á internet, Linux Mint 17.1-2 só para observação. Mas nos Windows, desde XP até ao 7 raramente tenho internet, e antigamente só conseguia aceder a sites como Facebook, Google e Youtube e pouco mais, após desabilitar o IPV6 por telnet seguindo um tutorial do forum consegui resolver o assunto.

Coisas que já testei:

  • Desativar IPV6 – O mesmo fez com que o acesso apenas a sites da Google fosse desbloqueado e quando o computador tem Internet, consegue aceder a todos os sites.
  • Mudar DNS do DHCP Pool
  • Colocar IP estatico nos computadores
  • Deixar lease time infinito no DHCP
  • Mudar o DHCP Pool para 192.168.1.60-192.168.1.200
 

Sem ser horas e horas de reiniciar, ligar e desligar cabos e switches. O suporte tecnico da meo demora para chegar, e como o problema é dos Windows (ªvisto que o linux funciona bem) só pode ser algo relacionado com firmware e configurações do router. Agradeço sugestões, mas nada que envolva fazer root do modem, visto que estamos a falar de uma empresa.

 

Obrigado pela atenção

 

 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

11 respostas

Reputação 6
Boas ?


 


É um problema bastante estranho visto que nunca tive conhecimento de outro caso semelhante.


 


Mas estou inclinado para que um dos switch´s seja managed e provavelmente também esteja a funcionar como dhcp server o que pode estar a causar conflitos de IP e causar o problema.


 


Para confirmar isto pode-me indicar os modelos dos switch´s.
Reputação 6
Boas ?
Já experimentaste ligar um pc directamente ao router e remover o cabo que vai para o switch? só para nos certificarmos que o problema reside no router e não está a ser causado por outro equipamento ligado na rede.


 


Resumindo, desliga tudo o que está ligado no router e liga apenas um Pc directamente para fazer o teste .
Nota.. talvez seja melhor fazer um reboot ao router depois de desligar tudo .


 


Ps. Existe algum servidor na rede que possa estar a fazer de DHCP server?
Reputação 6
Boas ?
Tendo em conta o numero de dispositivos ligados o problema pode ser outro, o router da meo não foi feito para gerir tudo isso ao mesmo tempo porque tem um numero máximo de ligações em simultâneo de 4096 ligações e destas 1800 são reservadas para IPTV, tendo em conta que um pc pode facilmente usar cerca de 800 o router não tem recursos suficientes para essa rede.


 


Se ao ligar apenas um pc ao router o serviço funcionar normalmente deve ser esse o caso.


 


Se isto se confirmar a solução passa por usar outro router para gerir o serviço de internet, existem vários tutoriais aqui no fórum para fazer essa configuração baseada em routers Asus, com um router Asus vais ter um limite máximo de 300,000 ligações o que é mais do que suficiente.


 


Quanto á velocidade do serviço os valores são normais para um router com o firmware 10.2.1.D , caso o router tenha o firmware 102.1.L deveria conseguir os 100Mbps.
Reputação 6
Boas ?


 


Mesmo usando os switch´s as ligações são sempre geridas pelo router , portanto está sempre limitado a cerca de 2200 ligações disponíveis, isto inclui active, halfopen, idle etc…, neste exemplo pode ver que o meu router mesmo apenas com apenas um PC ligado neste momento e sem estar a fazer downloads ou uso intensivo de internet está a usar cerca 550 ligações.


code:
Connection statistics:
-------------------------------------------
Maximum number of connections : 4096
-------------------------------------------
Number of active connections : 540
Number of halfopen connections : 0
Number of expected connections : 3
Number of loose connections : 2
Number of closing connections : 3
Number of idle connections : 334
Number of mcast connections : 12

 



Quanto ao IPV6 existe de momento um problema que está afazer com que alguns sites não funcionem correctamente, mas isto não faz com que o PC não tenha internet, apenas causa problemas em certos sites ou serviços.
Este problema está do lado da meo e a mesma deve resolver o problema o mais breve possível, mas até lá o melhor e não usar o IPV6, e de qualquer forma ainda não existe quase nada compatível com IPV6, ainda vai demorar alguns anos até ter um uso real .


 


Quanto a funcionar em Linux e raramente em Windows não tenho uma explicação para isso, mas como já tinha mencionado nunca vi ninguém com esse problema, se ligar primeiro os PC´s com Windows e só depois os PC´s com Linux o que é que acontece?


 


Para consultar as ligações activas no router podes executar este comando via telnet.


code:
connection stats

 


 


PS. Estive a fazer uma pesquiza e só encontrei dois resultados que se podem aplicar ao teu problema.


 


1º pode estar outro dispositivo a fazer de DHCP server na rede isto causa esses sintomas, podes experimentar desactivar o servidor DHCP no router da meo, ou então desligar todos os dispositivos e ligá-los um de cada vez até detectares o que está a causar o problema .


 


2º configurares os servidor de DNS manualmente nas placas de rede especialmente nos PC´s com windows.


code:
DNS primário: 212.55.154.174
DNS secundário: 212.55.154.190

 


Resumindo , se ligar só um PC ao router funcionar, experimenta desactivar o servidor DHCP no router e ligar novamente os switch´s(pode ser necessário reiniciar todos os PC´s ou então deligar todos os cabos de rede e volta a ligar para renovar os IP´s dos PC´s no caso de existir outro servidor de DHCP na rede).


Verifica que os PC´s recebem ip da gama 192.168.1.xxx, se isto não acontecer não existe mais nenhum servidor DHCP na rede.


 


Se o passo anterior não funcionar volta a activar o DHCP no router e configura o DNS manualmente nos PC´s com Windows .


 


Se nada disto funcionar a substituição do router por um mais potente pode ser a única solução.


 


Qualquer duvida estarei aqui para tentar ajudar .


 
Reputação 6
Boas ?


 


Nesse caso o posso seguinte é contactar o apoio ao cliente 16200 e pedir a substituição do router .
Reputação 6
Boas ?


 


Sim é possível usar esse router para fazer a gestão completa do serviço de internet, basta seguir estes tutoriais dependendo do firmware que estiver instalado no router da meo .


 


Firmware 10.2.1.D (PPPOE)
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012/highlight/true#M410


 


Firmware 10.2.1.L (IPOE)
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333


Nota.. se não estou enganado numa da paginas existe uma configuração para esse router .


 


Ps. Quando foram feitos os cabos foi seguido o padrão standard , pergunto isto porque á bem pouco tempo tive problemas quando refiz a minha rede, em vez se seguir os standard´s esqueci-me se separar um dos pares o que fez com que todos os PC´s com ligação gigabit tivessem dificuldades em fazer a ligação.


 


Usando o T568A ou T568B Wiring Standard o problema ficou resolvido, e isto pode explicar o porque de em Linux funcionar e em Windows não.
http://logmett.com/index.php?/quick-tips/rj45-pinouts.html
Boas, obrigado pela resposta rápida e a atenção. O Switch é o TP LINK TL - SF1048 de 48 portas. Excusado dizer que é unmanaged, visto que já tinha dito anteriormente que o problema persiste quando ligo diretamente no router (por mais que seja estranho...) 


 


Obrigado de novo pela atenção.


E aproveito para dizer que também não pode ser cabos, visto que se fosse os linux também não funcionariam...
Realmente ainda não tentei ligar apenas ao router sem mais nada ligado, visto que está ligado num switch e esse noutro switch (que nao sei a marca de cor, mas sei que também é unmanaged.)  e como tal tem sempre gente a usar, mesmo que não ocupe nem metade das portas de ambos os switches, mas vou tentar fazer isso amanhã no horario de menor movimento.


Quanto ao servidor, a não ser que um computer esteja a funcionar como um servidor DHCP (o que eu duvido vivamente) mais nada deveria ser capaz de configurar um ip automaticamente para a rede sem ser o router...prova disso é os linux funcionarem e os windows falharem bastante...


 


Só para constatar, existem 11 computadores Linux Mint ligados ao switch de baixo, o mesmo esta ligado ao switch de cima no qual estao ligados o switch de baixo, 3 linux, 1 windows xp, 2 vista e 1 seven, sem contar os wireless...em que acontece o mesmo problema (a internet falha).


 


Eu estou a pensar desabilitar o DHCPv4 mas...como são muitos computadores é complicado deixar todos estaticos, neste momento estou apenas a tentar os windows como estáticos, ativando opção de "manter ip" no Devices de LocalNetwork do firmware do router.


 


A internet tem velocidades de 100mbps e 20mbps, fibra, e chega nos 93 nos linux e 90 nos Windows (quando ligados á internet)
Boa noite, de novo agradeço pela resposta rápida e atenção.


 


Quanto ao assunto, eu vou testar amanhã para ver os resultados do teste. Caso funcione, irei solucionar o tópico. Quanto á minha opinião pessoal, eu duvido que seja uma "overdose" de ligações para o router. Por várias razões, mas principalmente pelo facto que estamos a falar de 2 switchs e 2 switches mais pequenos a atuar como bridges (para extender e partilhar a ligação).


Não tenho muita experiencia com redes cabeadas de tal tamanho (por mais que possa se dizer que é pequeno, comparado ao edificio principal.)


A questão é que as instalações foram feitas ás pressas, e não por mim, por isso não sei se será de algum cabo, mas os switches (tanto o de bastidores como os de 4-8 portas) estão praticamente novos (sendo o que está diretamente ligado ao router a estrear.)


 


Eu desistiria na hora e esperaria os serviços técnicos da meo (que já foram chamados ao local) se o linux não funcionasse também. Mas o que acho estranho é os Linux funcionarem, e Windows não, quando ligo para outra internet (hotspot) a placa de rede e o cabo usado no Windows para ligar ao Switch do router funcionam normalmente.


 


Eu vou testar isso amanhã, mas gostaria que pudesse me dar uma explicação concreta do porquê a internet quase sempre (ou sempre) funcionar em Linux Mint e ir-se a baixo várias vezes no Windows, com ou sem cabo (wireless).


 


Também gostaria que pudesse explicar o porquê do ipv6 ligado, no Windows (e por vezes no linux) so conseguer aceder ao Google, Facebook, Youtube e MUITO POUCO mais.


 


Por favor não entenda errado, eu não estou a falar que o senhor está enganado - mas sim a pensar nas soluções para o mesmo, devido á minha falta de experiencia o meu conhecimento de redes ainda é bastante limitado, então ficaria agradecido se pudesse ajudar a encontrar uma solução (mesmo que passe por adquirir um novo router -) para o problema. Por mais que eu ainda ache estranho não ter "potencia" suficiente para uso ocasional (não intensivo) de cerca de 20 computadores, e funcionarem em pleno em linux mas raramente em windows.


 


Obrigado novamente pela atenção.
Boas xptopt, desliguei tudo menos um cabo de computador para testar a ligação, e acontece o mesmo problema (sem conexão/falha) e por wireless acontece a mesma coisa (Windows), então duvido que seja do router, como já tinha dito anteriormente, prova disso é o resultado do teste que pediu para ver as ligações ativas, o que deu apenas entre 700 e 750...com todos os computadores ligados á rede.


 


]http://s3.postimg.org/lwqao8zdv/Captura_de_ecra_de_2015_08_26_15_26_59.png


 


desativei o dhcp no router e coloquei todos os ips e dns manualmente e o problema persiste nos Windows...
Peço desculpa pela demora na resposta, mas não tenho tido contacto com a referida Internet ultimamente.


 


Acerca do contacto, aproveito para falar que no momento que fiz o topico os tecnicos ja teriam sido chamados, e ainda aguardamos a "chegada" deles. Receio que vão mudar o router e o problema persistir. Acontece que desde que estas instalações foram "re-feitas" o problema já existia, e já tinham contactado tecnicos, pelo que sei a única coisa que eles fizeram e disseram quando chegaram é que "o cabo de fibra da ONT estava mal ligado", parece que fundiram novamente o mesmo para ter certeza que ficava "bem ligado". Naturalmente, isso não resolveu nada.


A solução enquanto não se muda o router que encontrei é instalar o Linux nos PCs que não precisam de softwares Windows (apenas acesso á internet e LibreOffice) e ir testando para ver se encontro alguma...



Mesmo assim, obrigado pelo tempo e a atenção que deu xptopt, sempre foi bem mais produtivo conversar com o senhor do que com o suporte da meo...


PS: Aproveito só para fazer uma pergunta, é possivel usar um DrayTek VIGOR 2820 SERIES como repetidor/bridge de wireless? É que este router além de não possuir entrada para antena externa, ainda tem um sinal bem fraquinha na interna...