Internet funciona em linux, mas não em ambiente Windows (XP, Vista, 7)

  • 25 August 2015
  • 11 respostas
  • 1548 visualizações

Boas, estou a comunicar um problema que estou a ter com uma rede estruturada, a rede e constituida pelo ONT da fibra, que passa por um router Technicolor TG784n v3 com o firmware 10.2.1.L, que passa por um switch e por outro switch mas essa não é a questão, visto que o problema acontece de forma igual com o cabo da ethernet (cat5) ligado diretamente no router. 

O que acontece é que nos linux quase sempre tenho acesso á internet, Linux Mint 17.1-2 só para observação. Mas nos Windows, desde XP até ao 7 raramente tenho internet, e antigamente só conseguia aceder a sites como Facebook, Google e Youtube e pouco mais, após desabilitar o IPV6 por telnet seguindo um tutorial do forum consegui resolver o assunto.

Coisas que já testei:

  • Desativar IPV6 – O mesmo fez com que o acesso apenas a sites da Google fosse desbloqueado e quando o computador tem Internet, consegue aceder a todos os sites.
  • Mudar DNS do DHCP Pool
  • Colocar IP estatico nos computadores
  • Deixar lease time infinito no DHCP
  • Mudar o DHCP Pool para 192.168.1.60-192.168.1.200
 

Sem ser horas e horas de reiniciar, ligar e desligar cabos e switches. O suporte tecnico da meo demora para chegar, e como o problema é dos Windows (ªvisto que o linux funciona bem) só pode ser algo relacionado com firmware e configurações do router. Agradeço sugestões, mas nada que envolva fazer root do modem, visto que estamos a falar de uma empresa.

 

Obrigado pela atenção

 

 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

11 respostas

Reputação 6
Boas ?


 


É um problema bastante estranho visto que nunca tive conhecimento de outro caso semelhante.


 


Mas estou inclinado para que um dos switch´s seja managed e provavelmente também esteja a funcionar como dhcp server o que pode estar a causar conflitos de IP e causar o problema.


 


Para confirmar isto pode-me indicar os modelos dos switch´s.
Boas, obrigado pela resposta rápida e a atenção. O Switch é o TP LINK TL - SF1048 de 48 portas. Excusado dizer que é unmanaged, visto que já tinha dito anteriormente que o problema persiste quando ligo diretamente no router (por mais que seja estranho...) 


 


Obrigado de novo pela atenção.


E aproveito para dizer que também não pode ser cabos, visto que se fosse os linux também não funcionariam...
Reputação 6
Boas ?
Já experimentaste ligar um pc directamente ao router e remover o cabo que vai para o switch? só para nos certificarmos que o problema reside no router e não está a ser causado por outro equipamento ligado na rede.


 


Resumindo, desliga tudo o que está ligado no router e liga apenas um Pc directamente para fazer o teste .
Nota.. talvez seja melhor fazer um reboot ao router depois de desligar tudo .


 


Ps. Existe algum servidor na rede que possa estar a fazer de DHCP server?
Realmente ainda não tentei ligar apenas ao router sem mais nada ligado, visto que está ligado num switch e esse noutro switch (que nao sei a marca de cor, mas sei que também é unmanaged.)  e como tal tem sempre gente a usar, mesmo que não ocupe nem metade das portas de ambos os switches, mas vou tentar fazer isso amanhã no horario de menor movimento.


Quanto ao servidor, a não ser que um computer esteja a funcionar como um servidor DHCP (o que eu duvido vivamente) mais nada deveria ser capaz de configurar um ip automaticamente para a rede sem ser o router...prova disso é os linux funcionarem e os windows falharem bastante...


 


Só para constatar, existem 11 computadores Linux Mint ligados ao switch de baixo, o mesmo esta ligado ao switch de cima no qual estao ligados o switch de baixo, 3 linux, 1 windows xp, 2 vista e 1 seven, sem contar os wireless...em que acontece o mesmo problema (a internet falha).


 


Eu estou a pensar desabilitar o DHCPv4 mas...como são muitos computadores é complicado deixar todos estaticos, neste momento estou apenas a tentar os windows como estáticos, ativando opção de "manter ip" no Devices de LocalNetwork do firmware do router.


 


A internet tem velocidades de 100mbps e 20mbps, fibra, e chega nos 93 nos linux e 90 nos Windows (quando ligados á internet)
Reputação 6
Boas ?
Tendo em conta o numero de dispositivos ligados o problema pode ser outro, o router da meo não foi feito para gerir tudo isso ao mesmo tempo porque tem um numero máximo de ligações em simultâneo de 4096 ligações e destas 1800 são reservadas para IPTV, tendo em conta que um pc pode facilmente usar cerca de 800 o router não tem recursos suficientes para essa rede.


 


Se ao ligar apenas um pc ao router o serviço funcionar normalmente deve ser esse o caso.


 


Se isto se confirmar a solução passa por usar outro router para gerir o serviço de internet, existem vários tutoriais aqui no fórum para fazer essa configuração baseada em routers Asus, com um router Asus vais ter um limite máximo de 300,000 ligações o que é mais do que suficiente.


 


Quanto á velocidade do serviço os valores são normais para um router com o firmware 10.2.1.D , caso o router tenha o firmware 102.1.L deveria conseguir os 100Mbps.
Boa noite, de novo agradeço pela resposta rápida e atenção.


 


Quanto ao assunto, eu vou testar amanhã para ver os resultados do teste. Caso funcione, irei solucionar o tópico. Quanto á minha opinião pessoal, eu duvido que seja uma "overdose" de ligações para o router. Por várias razões, mas principalmente pelo facto que estamos a falar de 2 switchs e 2 switches mais pequenos a atuar como bridges (para extender e partilhar a ligação).


Não tenho muita experiencia com redes cabeadas de tal tamanho (por mais que possa se dizer que é pequeno, comparado ao edificio principal.)


A questão é que as instalações foram feitas ás pressas, e não por mim, por isso não sei se será de algum cabo, mas os switches (tanto o de bastidores como os de 4-8 portas) estão praticamente novos (sendo o que está diretamente ligado ao router a estrear.)


 


Eu desistiria na hora e esperaria os serviços técnicos da meo (que já foram chamados ao local) se o linux não funcionasse também. Mas o que acho estranho é os Linux funcionarem, e Windows não, quando ligo para outra internet (hotspot) a placa de rede e o cabo usado no Windows para ligar ao Switch do router funcionam normalmente.


 


Eu vou testar isso amanhã, mas gostaria que pudesse me dar uma explicação concreta do porquê a internet quase sempre (ou sempre) funcionar em Linux Mint e ir-se a baixo várias vezes no Windows, com ou sem cabo (wireless).


 


Também gostaria que pudesse explicar o porquê do ipv6 ligado, no Windows (e por vezes no linux) so conseguer aceder ao Google, Facebook, Youtube e MUITO POUCO mais.


 


Por favor não entenda errado, eu não estou a falar que o senhor está enganado - mas sim a pensar nas soluções para o mesmo, devido á minha falta de experiencia o meu conhecimento de redes ainda é bastante limitado, então ficaria agradecido se pudesse ajudar a encontrar uma solução (mesmo que passe por adquirir um novo router -) para o problema. Por mais que eu ainda ache estranho não ter "potencia" suficiente para uso ocasional (não intensivo) de cerca de 20 computadores, e funcionarem em pleno em linux mas raramente em windows.


 


Obrigado novamente pela atenção.
Reputação 6
Boas ?


 


Mesmo usando os switch´s as ligações são sempre geridas pelo router , portanto está sempre limitado a cerca de 2200 ligações disponíveis, isto inclui active, halfopen, idle etc…, neste exemplo pode ver que o meu router mesmo apenas com apenas um PC ligado neste momento e sem estar a fazer downloads ou uso intensivo de internet está a usar cerca 550 ligações.


code:
Connection statistics:
-------------------------------------------
Maximum number of connections : 4096
-------------------------------------------
Number of active connections : 540
Number of halfopen connections : 0
Number of expected connections : 3
Number of loose connections : 2
Number of closing connections : 3
Number of idle connections : 334
Number of mcast connections : 12

 



Quanto ao IPV6 existe de momento um problema que está afazer com que alguns sites não funcionem correctamente, mas isto não faz com que o PC não tenha internet, apenas causa problemas em certos sites ou serviços.
Este problema está do lado da meo e a mesma deve resolver o problema o mais breve possível, mas até lá o melhor e não usar o IPV6, e de qualquer forma ainda não existe quase nada compatível com IPV6, ainda vai demorar alguns anos até ter um uso real .


 


Quanto a funcionar em Linux e raramente em Windows não tenho uma explicação para isso, mas como já tinha mencionado nunca vi ninguém com esse problema, se ligar primeiro os PC´s com Windows e só depois os PC´s com Linux o que é que acontece?


 


Para consultar as ligações activas no router podes executar este comando via telnet.


code:
connection stats

 


 


PS. Estive a fazer uma pesquiza e só encontrei dois resultados que se podem aplicar ao teu problema.


 


1º pode estar outro dispositivo a fazer de DHCP server na rede isto causa esses sintomas, podes experimentar desactivar o servidor DHCP no router da meo, ou então desligar todos os dispositivos e ligá-los um de cada vez até detectares o que está a causar o problema .


 


2º configurares os servidor de DNS manualmente nas placas de rede especialmente nos PC´s com windows.


code:
DNS primário: 212.55.154.174
DNS secundário: 212.55.154.190

 


Resumindo , se ligar só um PC ao router funcionar, experimenta desactivar o servidor DHCP no router e ligar novamente os switch´s(pode ser necessário reiniciar todos os PC´s ou então deligar todos os cabos de rede e volta a ligar para renovar os IP´s dos PC´s no caso de existir outro servidor de DHCP na rede).


Verifica que os PC´s recebem ip da gama 192.168.1.xxx, se isto não acontecer não existe mais nenhum servidor DHCP na rede.


 


Se o passo anterior não funcionar volta a activar o DHCP no router e configura o DNS manualmente nos PC´s com Windows .


 


Se nada disto funcionar a substituição do router por um mais potente pode ser a única solução.


 


Qualquer duvida estarei aqui para tentar ajudar .


 
Boas xptopt, desliguei tudo menos um cabo de computador para testar a ligação, e acontece o mesmo problema (sem conexão/falha) e por wireless acontece a mesma coisa (Windows), então duvido que seja do router, como já tinha dito anteriormente, prova disso é o resultado do teste que pediu para ver as ligações ativas, o que deu apenas entre 700 e 750...com todos os computadores ligados á rede.


 


]http://s3.postimg.org/lwqao8zdv/Captura_de_ecra_de_2015_08_26_15_26_59.png


 


desativei o dhcp no router e coloquei todos os ips e dns manualmente e o problema persiste nos Windows...
Reputação 6
Boas ?


 


Nesse caso o posso seguinte é contactar o apoio ao cliente 16200 e pedir a substituição do router .
Peço desculpa pela demora na resposta, mas não tenho tido contacto com a referida Internet ultimamente.


 


Acerca do contacto, aproveito para falar que no momento que fiz o topico os tecnicos ja teriam sido chamados, e ainda aguardamos a "chegada" deles. Receio que vão mudar o router e o problema persistir. Acontece que desde que estas instalações foram "re-feitas" o problema já existia, e já tinham contactado tecnicos, pelo que sei a única coisa que eles fizeram e disseram quando chegaram é que "o cabo de fibra da ONT estava mal ligado", parece que fundiram novamente o mesmo para ter certeza que ficava "bem ligado". Naturalmente, isso não resolveu nada.


A solução enquanto não se muda o router que encontrei é instalar o Linux nos PCs que não precisam de softwares Windows (apenas acesso á internet e LibreOffice) e ir testando para ver se encontro alguma...



Mesmo assim, obrigado pelo tempo e a atenção que deu xptopt, sempre foi bem mais produtivo conversar com o senhor do que com o suporte da meo...


PS: Aproveito só para fazer uma pergunta, é possivel usar um DrayTek VIGOR 2820 SERIES como repetidor/bridge de wireless? É que este router além de não possuir entrada para antena externa, ainda tem um sinal bem fraquinha na interna...
Reputação 6
Boas ?


 


Sim é possível usar esse router para fazer a gestão completa do serviço de internet, basta seguir estes tutoriais dependendo do firmware que estiver instalado no router da meo .


 


Firmware 10.2.1.D (PPPOE)
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012/highlight/true#M410


 


Firmware 10.2.1.L (IPOE)
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333


Nota.. se não estou enganado numa da paginas existe uma configuração para esse router .


 


Ps. Quando foram feitos os cabos foi seguido o padrão standard , pergunto isto porque á bem pouco tempo tive problemas quando refiz a minha rede, em vez se seguir os standard´s esqueci-me se separar um dos pares o que fez com que todos os PC´s com ligação gigabit tivessem dificuldades em fazer a ligação.


 


Usando o T568A ou T568B Wiring Standard o problema ficou resolvido, e isto pode explicar o porque de em Linux funcionar e em Windows não.
http://logmett.com/index.php?/quick-tips/rj45-pinouts.html