Instalação no exterior da casa

  • 5 June 2013
  • 7 respostas
  • 4573 visualizações

Boa noite,

Mudei recentemente para uma casa nova (vivenda) com cobertura de fibra da MEO.
Fiz a adesão ao pacote de TV+Net 30Mb, com instalação supostamente grátis.

A casa, sendo nova, está preparada com as infraestruturas necessárias. No entanto, os técnicos que vieram fazer a instalação disseram que não podiam instalar, porque tinham de levar a fibra do poste que está no passeio até à caixa que está no muro da frente da casa. Estamos a falar de uma distância não superior a 4metros.

Ora acontece que a MEO diz que essa 'obra' tem de ser paga por mim, e que tem custo de 400€!!!

Isto faz algum sentido? Eu é que tenho de pagar a ligação que eles têm de fazer do poste até à minha casa? Alguém conhece caso semelhante?

Obrigado pela ajuda que puderem dar!

Cumprimentos,
Luís

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

7 respostas

Quando está previsto o fim das ligações ADSL para a MEO Altice  em toda a freguesia de Vila Nova de Cacela concelho de Vila Real de Santo António sabendo que já existe fibra partilhada na zona rural de Vila Nova de Cacela do Algarve linha do caminho de ferro para cima !!!!!

P.s. a MEO afinal tem fibra ou vendeu a fibra óptica e porque e a última a chegar !!!!!

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mexer num topico parado a 6 anos não me parece util.

O que vejo que acontece é: Dado que não existe conduta, do poste á casa, essa tem de ser paga pelo cliente. Já o valor é absurdo(para 4 metros), pois mesmo em caso de serviço de águas, edp, etc, este tipo de situações é bem pago.
Se a instalação fosse aerea, provavelmente não cobrariam nada. Conheço casos do meo fibra, em que não só aproveitaram a infra-estrutura da casa, como ainda esticaram cerca de 800metros de fibra.
Boa noite,

Mudei recentemente para uma casa nova (vivenda) com cobertura de fibra da MEO.
Fiz a adesão ao pacote de TV+Net 30Mb, com instalação supostamente grátis.

A casa, sendo nova, está preparada com as infraestruturas necessárias. No entanto, os técnicos que vieram fazer a instalação disseram que não podiam instalar, porque tinham de levar a fibra do poste que está no passeio até à caixa que está no muro da frente da casa. Estamos a falar de uma distância não superior a 4metros.

Ora acontece que a MEO diz que essa 'obra' tem de ser paga por mim, e que tem custo de 400€!!!

Isto faz algum sentido? Eu é que tenho de pagar a ligação que eles têm de fazer do poste até à minha casa? Alguém conhece caso semelhante?

Obrigado pela ajuda que puderem dar!

Cumprimentos,
Luís

Acho que o problema é mesmo a questão da caixa que está no murro essa é tua certo?
A mim fizeram a ligação direta do poste para dentro de casa e não houve stress, vê se consegues contornar a situação!
Em relação há fibra partir isso é mentira o cabo é mais resistente do que o que se pensa. A minha instalação é aérea, na altura substituíram o cabo do telefone pelo de fibra. Em relação ao teu problema tu tens a instalação até ao muro e a tua caixa, a obrigação deles é fazer a ligação da caixa deles até dentro de tua casa de preferência sem o cabo ser cortado na tua caixa. A caixa que está no poste deles é uma deste genero certo?
http://img151.imageshack.us/img151/5882/pdocaixa24ptinovaoexter.png

Aqui o problema parece-me que é eles terem uma instalação aérea e tu teres uma subterrânea Não sei se tens possibilidade mas se por exemplo colocares um poste no teu muro o cabo pode passar desde o poste deles até ao teu onde deste até á tua caixa.
Tu pagares uma instalação fora da tua propriedade não faz o mínimo de sentido no meu ponto de vista.
Reputação 3
Infelizmente é um caso muito normal no FTTH. a única solução "Barata" é tu no teu muro fazeres subir um tubo com 3mts minimo caso não passe a estrada e abrir um rosso no murro com ligação a essa caixa de telecomunicações e assim eles já poderem passar o fio do poste deles para dentro da tua caixa através desse tubo.. que tem uma forma de bengala para não entrar agua...
Sim, a caixa é minha, está 'embutida' no muro que separa a casa do passeio. É a caixa das comunicações e está lá propositadamente para receber este tipo de ligações.
Soube que até é necessária para se obter a Licença da Habitabilidade da casa.

Numa primeira visita queriam fazer-me a instalação via aéra, ou seja, ligar um cabo do poste à casa, directamente. Mas isso implicava furar a casa, com todos os riscos de humidade, etc, para além de me parecer uma solução perfeitamente terceiro mundista. Na altura não autorizei e fiz bem, porque mais tarde já me disseram que nem aérea fazem, pois a fibra pode partir (?)!


Agora fui pedir a gravação da chamada de adesão, onde ficou explícito que a instalação seria grátis, mas afinal essa gravação não existe (apesar de no momento da adesão me ter sido que a chamada estava a ser gravada e que a gravação servia de comprovativo do 'contrato').

Tudo isto é anedótico, e a minha vontade seria aderir já com a ZON, mas sei que o mais provável é vir a ter estes ou outros problemas com eles também!

Alguém me pode aconselhar sobre que passos poderei dar?

Mais uma vez obrigado.
Luís.