Instalação no exterior da casa

• 5 Junho 2013
  • 5 respostas
  • 3198 visualizações

Boa noite,

Mudei recentemente para uma casa nova (vivenda) com cobertura de fibra da MEO.
Fiz a adesão ao pacote de TV+Net 30Mb, com instalação supostamente grátis.

A casa, sendo nova, está preparada com as infraestruturas necessárias. No entanto, os técnicos que vieram fazer a instalação disseram que não podiam instalar, porque tinham de levar a fibra do poste que está no passeio até à caixa que está no muro da frente da casa. Estamos a falar de uma distância não superior a 4metros.

Ora acontece que a MEO diz que essa 'obra' tem de ser paga por mim, e que tem custo de 400€!!!

Isto faz algum sentido? Eu é que tenho de pagar a ligação que eles têm de fazer do poste até à minha casa? Alguém conhece caso semelhante?

Obrigado pela ajuda que puderem dar!

Cumprimentos,
Luís

5 respostas

Boa noite,

Mudei recentemente para uma casa nova (vivenda) com cobertura de fibra da MEO.
Fiz a adesão ao pacote de TV+Net 30Mb, com instalação supostamente grátis.

A casa, sendo nova, está preparada com as infraestruturas necessárias. No entanto, os técnicos que vieram fazer a instalação disseram que não podiam instalar, porque tinham de levar a fibra do poste que está no passeio até à caixa que está no muro da frente da casa. Estamos a falar de uma distância não superior a 4metros.

Ora acontece que a MEO diz que essa 'obra' tem de ser paga por mim, e que tem custo de 400€!!!

Isto faz algum sentido? Eu é que tenho de pagar a ligação que eles têm de fazer do poste até à minha casa? Alguém conhece caso semelhante?

Obrigado pela ajuda que puderem dar!

Cumprimentos,
Luís

Acho que o problema é mesmo a questão da caixa que está no murro essa é tua certo?
A mim fizeram a ligação direta do poste para dentro de casa e não houve stress, vê se consegues contornar a situação!
Sim, a caixa é minha, está 'embutida' no muro que separa a casa do passeio. É a caixa das comunicações e está lá propositadamente para receber este tipo de ligações.
Soube que até é necessária para se obter a Licença da Habitabilidade da casa.

Numa primeira visita queriam fazer-me a instalação via aéra, ou seja, ligar um cabo do poste à casa, directamente. Mas isso implicava furar a casa, com todos os riscos de humidade, etc, para além de me parecer uma solução perfeitamente terceiro mundista. Na altura não autorizei e fiz bem, porque mais tarde já me disseram que nem aérea fazem, pois a fibra pode partir (?)!

Agora fui pedir a gravação da chamada de adesão, onde ficou explícito que a instalação seria grátis, mas afinal essa gravação não existe (apesar de no momento da adesão me ter sido que a chamada estava a ser gravada e que a gravação servia de comprovativo do 'contrato').

Tudo isto é anedótico, e a minha vontade seria aderir já com a ZON, mas sei que o mais provável é vir a ter estes ou outros problemas com eles também!

Alguém me pode aconselhar sobre que passos poderei dar?

Mais uma vez obrigado.
Luís.
Em relação há fibra partir isso é mentira o cabo é mais resistente do que o que se pensa. A minha instalação é aérea, na altura substituíram o cabo do telefone pelo de fibra. Em relação ao teu problema tu tens a instalação até ao muro e a tua caixa, a obrigação deles é fazer a ligação da caixa deles até dentro de tua casa de preferência sem o cabo ser cortado na tua caixa. A caixa que está no poste deles é uma deste genero certo?
http://img151.imageshack.us/img151/5882/pdocaixa24ptinovaoexter.png

Aqui o problema parece-me que é eles terem uma instalação aérea e tu teres uma subterrânea Não sei se tens possibilidade mas se por exemplo colocares um poste no teu muro o cabo pode passar desde o poste deles até ao teu onde deste até á tua caixa.
Tu pagares uma instalação fora da tua propriedade não faz o mínimo de sentido no meu ponto de vista.
O que vejo que acontece é: Dado que não existe conduta, do poste á casa, essa tem de ser paga pelo cliente. Já o valor é absurdo(para 4 metros), pois mesmo em caso de serviço de águas, edp, etc, este tipo de situações é bem pago.
Se a instalação fosse aerea, provavelmente não cobrariam nada. Conheço casos do meo fibra, em que não só aproveitaram a infra-estrutura da casa, como ainda esticaram cerca de 800metros de fibra.
Reputação 3
Infelizmente é um caso muito normal no FTTH. a única solução "Barata" é tu no teu muro fazeres subir um tubo com 3mts minimo caso não passe a estrada e abrir um rosso no murro com ligação a essa caixa de telecomunicações e assim eles já poderem passar o fio do poste deles para dentro da tua caixa através desse tubo.. que tem uma forma de bengala para não entrar agua...

Responder