Instalação Meo ITED / ATI ajuda

  • 31 Março 2013
  • 10 respostas
  • 16496 visualizações

Boas a todos!

Tenho aqui uma situação e precisava de ajuda...

Já tenho serviço meo há uns tempos, coloquei numa habitação nova onde tinha ITED e uma ATI, pelo que andei a ver na net é ainda das primeiras caixas.

Quando vieram instalar o meo, não percebi na altura como ficaria o sistema a funcionar, mas parti do princípio que havendo uma caixa ATI e havendo instalação de fichas rj45 em todas as divisões que seria lógico colocar aquilo tudo a funcionar...

Vou explicar como está instalado e como eu pretendia que tivesse:

O que o técnico fez foi ligar o ONT dentro do ATI, colocou um cabo a sair do ONT e a entrar numa tomada do ATI (a da sala). Na sala ligou o Router e a Box através dessa ficha.

Até agora, sempre usava wireless e quando precisava usava um cabo directamente ao Router. O que acontece é que pretendo usar uma ficha num quarto e reparei que não tinha sinal, depois de andar em pesquisas na net e a ligar e desligar coisas percebi que só é possível agora ligar um cabo do Router até ao quarto, só que acho que é uma estupidez visto eu ter no quarto uma ficha rj45 ligada ao ATI...

Como posso fazer / alterar a instalação para colocar pelo menos uma ou 2 fichas com sinal de internet?

Abraço

10 respostas

Reputação 5
Boas. É fácil. Pegas no router Thomson, desligas de onde está, leva-lo até ao ATI, desligas o cabo que está a entrar na tomada rj45 da sala e ligas directo, esse cabo que sai do ONT, à porta WAN do Thomson. Arranja uma forma de arrumar ou pendurar também o router no ATI. Depois tens ao teu dispor um total de 4 portas Ethernet da parte switch do router thomson. Basta ligares cada uma delas com um cabo ethernet adicional, nas tomadas do ATI, à divisão que quiseres servir. E pronto, assim já podes ter pelo menos 4 divisões com rede. :)


Se precisares de servir mais divisões no futuro, terás apenas de usar um switch com mais portas.
Se tiveres tambem mais uma ficha RJ-45 na sala junto ao Router,pode tambem injetar o sinal do router nessa ficha,identifica-la no ATI e ligar a um switch,depois os outros cabos das fichas da casa liga no sitch e ficam logo todas portas alimentadas

É uma segunda opção

a do colega acima é mais pratica.....

Mas fica ai a dica...
Reputação 5
Uma vantagem de se ligar como diz o utilizador marcosubatuba, é que assim pode-se logo usar um switch com mais portas e, ligar mais divisões da casa. Outra vantagem, embora possivelmente menos relevante, seria a localização da origem do sinal wireless centrada na sala junto à box de TV, em vez de no ATI... Haja tomadas rj45 com fartura.. 😃
Boas!

Desculpem estar a desenterrar um tópico mas não vejo necessidade de estar a criar outro dado que encaixa perfeitamente no tema daquilo que preciso.
Então cá vai.

Mudei de casa a pouco tempo. Passei de meo fibra para meo sat, pois apesar de todos os outros prédios terem fibra o nosso não.
Após bastante pressão a pt mandou uns técnicos para a instalação da fibra e depois outros ainda que instalaram uma caixa branca/cinzenta. Agora segundo dizem os técnicos só falta a pt fazer as ligações. (não faço a menor ideia se já está pronto ou não)
Ora, com isto a andar, o que pretendo é saber qual a melhor maneira para se fazer a instalação, sem fios espalhados pela casa.

- Tenho um quadro ited / ati
- As tomadas na sala são assim e nos 2 quartos também tenho a porta de rede.

https://plus.google.com/photos/112992190430573839668/albums/5943908881815509233?authkey=CNuhpdyw3crIrAE

Estava até a considerar modificar as tomadas para umas opções deste tipo, mas não sei se vale a pena:
Tomada mista R+TV+SAT+RJ45 Cat6 UTP+FO SC-APC estrela - Efapel 21545 ::
Tomada mista R+TV+SAT+2x RJ45 Cat6 UTP estrela - Efapel 21546 ::

O que acham que eu deveria pedir aos técnicos e ou que alterações deveria fazer?

Desde já o meu muito obrigado a todos pelas vossas opiniões.:great:
Abc
Reputação 5
Não há qualquer problema, amigo, este tópico é ainda válido e dando o melhor exemplo possível a todo o fórum, escolheste mesmo o sitio ideal para postar. ;)

Amigo MFBarbeira, como foi dito nos posts anteriores, tudo depende de onde quiseres situar o router wireless, de modo a que o sinal se distribua igualmente por todas as divisões da casa. Já o ONT é indiferente. Mas se quiseres mesmo evitar ter caixas e caixinhas a luzir, e cabos espalhados numa sala, ou quarto, é melhor seguir o exemplo do ulitizador zepequeno, em cima, e pedires ao técnico para te meter o ONT dentro do ATI e deixar um cabo ethenet, de fora, de modo a ligares depois o router.
O ONT só é mexido em caso de manutenção/avaria e, como tem um cabo de fibra optica ligado, muito sensível, o melhor a fazer é isolá-lo de quaisquer possíveis contactos físicos (ex: crianças brincando, limpezas, etc). Mas se não couber dentro do ATI pode sempre ficar junto, pendurado na parede, através de buchas e parafusos, bastando 2 furos. O router pode também ficar junto ao ATI, se permitir o mesmo tipo de fixação (não costuma ficar inestético). Senão também o podes pousar, em baixo, num móvel típico de telefone, ou género duma cabeceira/cómoda...

Ficando o router junto do do ATI, bastará ligar os cabos das várias divisões directo ás 4 portas existentes.

Se optares por trazer o router para uma das divisões, terás de passar um cabo ethernet de retorno para o ATI e instalar dentro, ou junto, um switch com 4 portas (ou mais) para ligar as restantes divisões. Terás então de modificar a tomada dessa divisão para uma deste tipo: Tomada mista R+TV+SAT+2x RJ45 Cat6 UTP estrela - Efapel 21546 ::

Se optares por trazer também o ONT para essa divisão (não aconselhável), o cabo de fibra óptica terá de ser adicionalmente passado, no tubo que vai do ATI à tomada e, a mesma, já terá de ser modificada para uma deste tipo: Tomada mista R+TV+SAT+RJ45 Cat6 UTP+FO SC-APC estrela - Efapel 21545 ::.

Em ambos os casos terás sempre de usar um retorno para o ATI e um switch, encarecendo a instalação. Isto, claro, se para ti tiver importância, usufruir de (pelo menos) uma ligação por cabo em todas as divisôes.

Certifica-te ainda que as fichas/tomadas no ATI são do tipo RJ-45 e não RJ-11, e os cabos passados, do tipo ethernet 4 pares UTP/FTP/STP, Cat5e/Cat6. Senão terás de substituir também toda essa instalação.
Muito obrigado pela resposta detalhada e muito clara!:great:

Ora, com base em tudo o que li até agora decidi instalar o ONT dentro do ATI e o router fica cá fora mas muito perto. Se não tiver espaço coloco tudo cá fora mas sempre perto do ATI. Creio que o router no hall de entrada servirá perfeitamente para espalhar a net pela casa toda, tenho reservas sobre o terraço, mas são apenas 15m (aprox) com 3 paredes não estruturais pelo meio. Vou também pedir ao técnico que se certifique que as tomadas rj45 dos quartos também têm net.

Quanto ás tomadas, estou a pensar em trocar uma R+TV por esta R+TV+SAT+2x RJ45 Cat6 UTP pois assim ligo o pc a uma porta rj45 e fico com duas livres, depois posso ligar a box diretamente á outra tomada rj45 e sat.

Qual é a vossa opinião?

Aproveito também para perguntar o seguinte em relação à fixação do router. Se o router estiver afixado mais junto ao teto prejudica de alguma forma o sinal? E pelo que estive a ver, não é possível, literalmente, substituir o router do meo por outro. Tem sempre de ser o router meo a passar a net para o novo controlar e distribuir a rede certo?

Desde já muito obrigado por todo o feedback!:he:
Pessoal, há forma de arranjar uma ONT com mais do que uma saída Rj45?

 

É que queria instalar um access point a meio do patamar das escadas, mas o problema é que a ONT da meo só tem uma saída, estando completamente de parte a hipótese de trazer um cabo do router, pois está no piso de baixo. 

 

obrigado.
Boas,

Já agora, e como estamos numa de ITED!

Tenho intalação ITED na minha casa, e por acaso, apenas por acaso, fiquei a servir-me do ITED como deve ser, isto por na altura da instalação recusar-me a furar as paredes, deparei-me que foi naquele momento que o tal Técnico da MEO pesquisou como funcionava o ITED!!! Fiquei assim com o router no tal quadro principal, facilitando a tarefa, tando da instalação, como do funcionamento, isto para, quem, tal como eu, se preocupou em "espalhar" pela casa toda as tais fichas rj45!!!

Ora bem, tenho ADSL, cliente MEO com duas boxes! Sei que para alterar dentro da habitação o local da TV (exemplo: de um quarto para o outro) basta levar a boxe e tv, fica tudo ok. A questão é, sem considerar a opção MEO GO, basta adquir uma terceira box, mesmo sem ser da MEO, e fico com (mais) uma TV a dar? Ou, se não, qual a solução para ter três TV's, ou mais, ligadas á MEO?

Abraço 
Reputação 7
Crachá +19
boas


 


no ADSL não podes ter mais de 2 box's...


 


que 3ª box estas a falar?
E pedindo desde já desculta por reavivar um topico com 2 anos, mas a conversa parece mesmo no seguimento do meu problema.
Sou muito novato nisto, mudei de casa, tenho porta Rj45 em todas as divisões e a wireless não chega a todas. O ATI/ONT está na entrada da casa, o router está na sala com 2 portas RJ ao pé.

Como faço para ter ligação pelo cabo num quarto, q fica no 2º andar? (corresponde à porta S7 da imagem acho eu)

Responder