Instalação cabo internet

  • 17 December 2014
  • 16 respostas
  • 13357 visualizações

Boa tarde.

 

Tenho um computador no quarto que está a receber internet por Wi-Fi mas a ligação é lenta e pouco constante em dias bons usando o speedtest.net e isso reflete-se bastante.

 

Gostaria assim de instalar um cabo do router do MEO da sala para o quarto para aproveitar os 100MB a que tenho direito.

 

Assim sendo, e depois de ligar para o 16200, dizem-me para ligar para o 16209. Ligo para o 16209 não me sabem informar e dizem que tenho de pagar 40€ pela deslocação do técnico mas não me dizem se a instalação pode ser feita ou não, portanto posso estar a pagar 40€ para nada e isso não faz sentido.

 

Gostaria portanto de saber se é possível fazer esta instalação (dentro da parede obviamente). Eu tenho no quarto uma ficha de ligação à TV e ao rádio no quarto como se pode ver na imagem e gostaria de saber se a instalação pode aproveitar esta ficha para instalar a internet, mesmo que fique sem puder ligar a TV lá, porque não tenho TV no quarto.

 

Quando me vieram instalar a fibra também não foi necessário fazer qualquer buraco na parede, portanto desta vez também não deverá ser.

 

Obrigado desde já.

 

Imagem: http://imgur.com/vTAAKyX

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

16 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


como deves imaginar é da tua responsabilidade saber a tua casa tens essas condições de passar o cabo por dentro das paredes,,,se o tecnico for e nao conseguir passar o cabo é evidente que tens de pagar a deslocaçao por um trabalho que nao foi feito mas nao foi feito por responsabilidade do dono da casa...


 


desculpa dizer mas se mandas um electricista a tua casa para fazer o mesmo e ele nao consegue pois as condutas da casa estao obstruidas tens de pagar o trabalho dele apesar de nao o ter concluido...nao é culpa dele...é de quem construi a casa que nao colocou tubagem nais larga...ate pode ser que seja mais barato um electricista que um tecnico da PT...mas pagas em qualquer um dos casos seja qual for o resultado...
Observei também que tenho uma ficha de cabo telefónico no quarto. Mas como é que eu vou saber se posso ou não fazer isso? Se estes cabos passam, outro também há-de passar não acha?


 


O grande problema aqui está na maneira como foi instalada a fibra. O cabo da fibra passa primeiro numa caixa que diz PT colada na parede da sala pelos técnicos, depois vai para o descodificador, depois para o router e só aí é que se tem internet. Como é que eu vou saber se é possível passar um cabo do router por essa linha até ao meu quarto? Em princípio não vejo porque não, mas não posso dizer que pode ser feito com certeza e era isso que eu queria que me informassem, no entanto tal não acontece.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


é complicado saber em concreto se dá ou nao...o cabo de telefone é fino, mas se a tubagem for a medida é provavel que nao passe mais nenhum cabo...por outro lado a tubagem pode ser suficientemente larga mas de algum pedreiro revolveu "quebrar" algum tubo ou curvas demasiado apertadas pode tambem nao ser possivel fazer passagem...


 


esperando pelo melhor...é possivel passar um outro cabo na mesma tubagem ou entao retirar o de telefone e substituir pelo cabo de rede...por outro lado...existe alguma caixa de telefone perto do router? se existir será que existe passagem directa para a tomada de telefone que falas? epá é um tiro no escuro...só algum tecnico no local pode dizer com a certeza absoluta que dá ou nao dá...


 


ja pensaste em PLC's? ligar um na tomada electrica perto do router e o outro na toamada electrica do pc e assim fazeres a ligação...é um possibilidade que nao usa cabos no exterior...mas tb tem alguns incovenientes caso tenhas uma rede electrica instavel...
Chamei o técnico e ele virá cá na segunda feira. Dei uma olhadela pela tubagem e de facto é pequena mas se na ficha de chegada se tirar o cabo de telefone e substituir pelo outro deverá dar de certeza.


 


A caixa de telefone que existe perto do router é aquela onde vem a fibra da escada. Não sei se aí passa o cabo de internet. Só se for sem a ficha, só o cabo mesmo e colocar a ficha só depois do cabo chegar ao destino. A tubagem tem para aí 1cm de diâmetro e já passa lá a fibra que tem talvez 0.2 mm de diâmetro e o cabo do telefone que na parte mais curta deve ter uns 0.4mm. Apertado e sem a ficha deve passar o cabo de internet. Que achas? Espero mesmo que dê.


 


Já pensei nisso dos PLC's de facto mas não sei se a rede elétrica está bem construída. Apesar do prédio ainda nem ter 10 anos, temos uns problemas com 1 ficha da sala e outra da cozinha portanto não sei se a rede elétrica é decente ou não. Nem sei se esses PLC's suportam 100 MB. É que se vou por PLC e depois a velocidade é igual ao Wi-Fi, gastou-se dinheiro para nada. Por outro lado, com o cabo de internet tenho a certeza que vou ter uma excelente velocidade e estabilidade.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


só mesmo um tecnico pode dar-te a certeza de tudo...


 


concordo cnt que o cabo é a solução mais fiavel e garantida...mas bons PLC's chegam as 300Mb, claro que com boas condiçoes da rede electrica...mas o bom da lei portuguesa...compras os PLC's num grande superficie comercial...tens 14 dias para devolver se nao ficares satisfeito 😉 e devolver é mesmo devolver e reaver o dinheiro...


 


no entanto ja que tens alguem que possa ajudar na questao do cabo...espera pelo veredito... 🙂
Muito obrigado pelas tuas respostas. Agora de facto é aguardar pelo técnico mas espero mesmo que dê para por o cabo. Nem que fique sem cabo de telefone no quarto porque nem sabia que tinha a ficha, e provavelmente nunca a vou usar.


 


Na segunda feira logo saberei e depois ponho aqui uma resposta. Mais uma vez obrigado. 😉
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


assim que poderes dar um ponto de situaçao que tb agradecemos...pelo menos poderá ajudar mais alguem que tenha essas duvidas...
Depois esqueci-me de colocar aqui mas mais vale tarde do que nunca. ;)


 


O técnico veio cá e conseguiu colocar sem problemas o cabo de internet pela parede para o meu quarto. No entanto teve que tirar o fio de telefone primeiro para ter espaço para passar o de internet.


Portanto fiquei sem telefone no quarto mas para mim não há problema porque não o utilizo.


 


Bom ano novo para todos.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


nada como um bom tecnico para resolver as coisas...
Boas.

 

Eu pretendo fazer a mesma coisa, com a diferença de que as divisões não se encontram no mesmo piso. Isto é, a divisão onde tenho o router está no 2º andar e o meu quarto, sítio onde pretendo ter o computador, se encontra no 1º. Será que o procedimento da colocação do cabo de rede pode ser o mesmo? Agradecia qualquer esclarecimento! 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


se verificares no topico e nos post seguintes só é possivel dar uma resposta concreta se for um tecnico a tua casa e verificar essa mesma possibilidade...


 


tudo o que for dito por aqui é inutil pois ninguem conhece a instalação da tua casa...
Boa noite,

 

Comprei um router novo mas o cabo de rede de entrada da Internet na minha casa parece ser pequeno para a entrada do meu novo router.

Pode-me ajudar a saber o tamanho ou especificação do plug do cabo para puder comprar um adaptador?

Eu tenho um Thompson TG784.
Bom dia


 


O que pretende fazer com o router novo? 
Bom dia ,

 

Eu pretendia tornar o router novo, o router principal. Mas o cabo que traz a internet parece-me ser um cabo de telefone. E a entrada de internet do meu router novo é uma entrada para cabo de rede normal. Existem adatadores para poder conectar o meu router novo ? 

 

 

Cumprimentos,

António Rocha
Reputação 7
Crachá +21
Se não tem entrada rj11 (aka ficha de telefone) so tem a hipotese de ligar esse router a uma porta de rede do router da meo
  escreveu:

Bom dia ,


 


Eu pretendia tornar o router novo, o router principal. Mas o cabo que traz a internet parece-me ser um cabo de telefone. (...)



Bom dia,


se o cabo é um RJ 11 o seu serviço deve ser ADSL, o router antigo também tem um modem.


O conector de rede é RJ 45, um adaptador não funciona porque o seu router novo não tem modem.


 


Se não tiver hipótese de trocar o router novo, pode optar pela sugestão do , acrescenta um ponto de acesso à sua infraestrutura doméstica.