Infra-estruturas para fibra óptica (inexistentes)

• 16 Junho 2012
  • 1 resposta
  • 983 visualizações

Boa tarde,

Chamo-me Pedro Moreira e moro perto de Loures (Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira)

Neste momento não tenho acesso à fibra óptica porque aparentemente os cabos de fibra óptica que viriam da central da PT até minha casa não existem, portanto apenas tenho uma ligação ADSL. Na realidade duvido que a central telefónica à qual estou ligado (Tojal) tenha sequer tecnologia de fibra óptica instalada.

Já há mais de 3 anos que funcionários da PT me asseguraram que teria acesso à fibra óptica "dentro de pouco tempo, provavelmente menos de um ano" mas continuo sem fibra.

Registei-me neste forum e fiz este post na esperança de encontrar algum esclarecimento acerca do que se pode ou não pode fazer para passar a ter fibra óptica.

Existe algum mecanismo dentro da MEO através do qual eu possa pedir que levem a fibra até minha casa? (e que efectivamente valha a pena tentar)

Existe alguma forma de prever quanto tempo poderá demorar até ter acesso à fibra?

Agradeço a atenção,
Pedro

1 resposta

Bom dia Pedro. O ideal nesses casos é sempre ir tentando contactar a PT e manifestando interesse, nomeadamente ir a uma loja PT BlueStore. Tanto quanto sei, o projecto de fibra se não está parado, anda a passos muito pequeninos, devido quer á conjuntura económica do país, quer devido ás incertezas de regulação por parte da Anacom. As centrais da PT, se não forem todas diria 99,9% estão ligadas por fibra óptica! A questão é que não é só isso, é todo o equipamento que vai dar cobertura ao cliente final, que é diferente do equipamento que se usa para interligar as centrais.

Responder