Inconsistência no serviço (após avaria)

  • 12 March 2012
  • 5 respostas
  • 1267 visualizações

Crachá
Boa tarde a todos, Irei tentar explicar o meu problema, e ver se existe alguma possibilidade de resolução.

No dia 6 de Março, pelas 19:30h, o meu serviço Meo Total 15 (ADSL) do qual sou cliente desde Dezembro de 2009 teve uma quebra, no que diz respeito à TV e à internet. O router Thomson TG784 possuía o led do Broadband a piscar continuamente, e o da internet estava apagado.

Telefonei para o 16209 (pagando, obviamente), e ouvi uma mensagem que dizia que existia uma avaria generalidade na zona que afectava os meus serviços, e que a PT já estaria a resolver. Aguardei então até ao dia seguinte.
No dia seguinte, de manhã, liguei novamente para o 16209 e voltei a ouvir a mesma mensagem, até que buma chamada da parte da tarde deixei de a ouvir.
Contudo, o problema continuava, mesmo após ter reiniciado o router uma série de vezes.

Insisti no 16209 mas, no momento em que a chamada seria atendida por um operador, ia abaixo.

Tentei o 16200 e falei com uma menina simpática, que, depois de eu ter referido que tinha problemas na TV e internet, me sugeriu a adesão a um tarifário de banda larga móvel. Eu benzi-me, agradeci-lhe e esqueci que tive aquela conversa.

Só mais tarde nesse dia consegui falar com uma operadora, e expliquei a situação. Fez os testes necessários, e eu expliquei a avaria e o que se estava a passar. Referiu que teria que ser verificado por um técnico, e que seria contactado no dia seguinte.

Assim foi: no dia 8 de Março da parte da manhã recebi um telefone de um técnico, que veio cá a casa. Verificou a situação, que não tinha sofrido alterações, e referiu que teria que ver se seria algum problema na caixa de distribuição.
Saiu na carrinha, e após vários minutos voltou, pedindo para ver de novo o router e o restante equipamento. Segundo ele disse, pelos vistos havia um problema com a sincronização do router, que impedia de ter TV e internet.

Após ter sido feito reinício do router, a situação voltou a um estado aparentemente normal: tinha TV (as box's foram reiniciadas) e tinha internet (aparentemente). O técnico referiu que pelo menos para já a situação aprcia resolvida, e eu concordei. O senhor lá foi à sua vida.

Contudo, ainda durante esse dia e nos seguintes, noto que, no que diz respeito à internet, existe uma inconsistência bastante grande no serviço. Isto é: velocidades de download que em nada estão relacionadas com a velocidade que possuía antes da avaria do dia 6; navegação na internet inconsistente, em que por exemplo é difícil carregar as imagens de um site simples como do Sapo; velocidade de upload que em nada tem a ver com a velocidade existente antes da avaria (por exemplo, para fazer o upload de fotos para um serviço de impressão online tive ontem que deixar o PC ligado à tarde para fazer upoad de 60 Mb, coisa que conseguia fazer em alguns minutos antes da avaria).

Hoje, perante persistência da situação e perante uma situação mais grave (apesar de estar tudo aparentemente bem, fiquei sem qualquer acesso internet, mesmo estando os leds do router ligados), voltei a ligar para o 16209 a explicar todos estes sintomas, tendo sido atendido por um operador que, referindo que depois de fazer os testes tudo estaria ok, me sugeriu que ligasse para o serviço 16202 para assistência técnica ao nível da microinformática.

Benzi-me novamente.

Reiniciei o router e já tenho internet, se bem que aos solavancos.

Todos estes problemas foram identificados nos PCs que tenho, estando ligados por cabo. O meu PC principal é um desktop com processador Core-i5 2500K, com 8Gb de memória e Win 7 Ultimate 64bit.

Os meus dados da ligação, no router são os seguintes:

Uptime do sistema: 0 dias, 1:23:15
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 12.287
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 31,89 / 3,35
Potência de Saída (up/down) : 12,1 / 19,4
Atenuação na linha (Up/Down) : 17,0 / 29,0
Margem SN (Up/Down) : 12,5 / 11,6

Apesar de estar sincronizado aos valores que está, tenho a fazer um download de um site FTP da HP (uns drivers) a uma velocidade de 108kbps, quando já o cheguei a fazer a mais de 1Mbps. O upload no Speedtest dá-me 0,3 Mbps, quando já o tive a 0,9 Mbps.

Os teste no qos.sapo.pt são coerentes com a informação do router (8,29Mbps / 860 kbps, com 1 box ligada).

Sinceramente, começo a desconfiar do router. Afinal está ligado há 2 anos ininterruptamente.

Existe fundamento para pensar que existe algo de errado com os equipamentos, ou que o serviço não está bem?

Eu não quero milagres na ligação. Apenas quero, e penso poder exigir, que o serviço que eu tinha antes da avaria do dia 6 seja prestado da mesma forma, e sem que as velocidades de acesso internet sejam castradas para quase 1/10 no download e para 1/3 no upload...

Já pensei mandar um mail para o Provedor PT, mas quero ter bem certeza das causas, antes...

O que acham? Posso pedir troca do router? Será de outra coisa qualquer, o problema?

Obrigado!
eugenio

5 respostas

Reputação 2
Crachá +7
Eu tenho Meo ADSL Total 15 (quando aderi era 12). Da ultima vez que foi lá um tecnico perguntou-me se queria sincronizar a 15 e eu respondi-lhe... deixe lá tar isso que só tenho 1 box e assim funciona bem (tenho canais HD e tudo)...

ás vezes é melhor menos e bom do que mais e fanhoso....
Espera lá.... o problema foi resolvido mas a velocidade manteve-se nos 12?!
Optimo. E tens razão: mais vale os 12 sem problemas, uma coisa que muita gente não gosta (nem compreende).
Crachá
O problema foi resolvido após uma intervenção remota no router do serviço (foi efectuado um "hard reset", que apagou os dados de configuração todos. Foi depois novamente configurado. Aparentemente o problema era mesmo do router... Ainda assim, e para ajudar ao despiste de situações semelhantes, vou responder ás questões colocadas.

Obrigado!

Os valores que apresentas são bons.
mas,
- os computadores estão ligados por ethernet ou sem fios? - ligados por cabo. Nestas coisas de medição de velocidades e problemas de navegação, testo tudo com cabo.
- se for sem fios tenta actualizar os drivers das placas de rede
- tenta mudar o canal de transmissão, não sei se vivies no meio de muitas redes e espectro radioelectrico. - vivo numa zona rural, onde existe apenas a rede wireless do meu vizinho do lado. Por cá, não há problemas. Até podia ter a rede sem password.
- faz um teste simples: desliga tudo do router e laga um só pc por cabo e mede os valores tanto no qos/sapo como em outros servidores. - fiz isso. Os valores no QOS.sapo.pt davam ok, mas a navegabilidade e velocidade real eram uma miséria.
- aparentemente a ligação até ao servidor da PT está bom pelos resultados do qos/sapo o que despista qualquer avaria do router - ou não... é que aparentemente o problema era mesmo do router...
- os teus valores de atenuação e ruido são excelentes, até me atrevo a dizer que depois da intervenção do tecnico te devem ter baixado os debitos de 15 para 12 - hummm... melhor ter 12 estáveis que 15 aos saltos... :)
- se tudo continuar a bater certo, poderás ter algum problema dentro de casa, porventura maus contactos nalgum cabo ethernet se os computadores estiverem ligados assim. - isso foi despistado. Sem problemas na rede interna.
à distancia é dificil dar mais palpites (isto são mesmo só palpites).....
Boa sorte

Obrigado!
Os valores que apresentas são bons.
mas,
- os computadores estão ligados por ethernet ou sem fios?
- se for sem fios tenta actualizar os drivers das placas de rede
- tenta mudar o canal de transmissão, não sei se vivies no meio de muitas redes e espectro radioelectrico.
- faz um teste simples: desliga tudo do router e laga um só pc por cabo e mede os valores tanto no qos/sapo como em outros servidores.
- aparentemente a ligação até ao servidor da PT está bom pelos resultados do qos/sapo o que despista qualquer avaria do router
- os teus valores de atenuação e ruido são excelentes, até me atrevo a dizer que depois da intervenção do tecnico te devem ter baixado os debitos de 15 para 12
- se tudo continuar a bater certo, poderás ter algum problema dentro de casa, porventura maus contactos nalgum cabo ethernet se os computadores estiverem ligados assim.
à distancia é dificil dar mais palpites (isto são mesmo só palpites).....
Boa sorte

Responder