Grande diferença de ping.

  • 1 July 2014
  • 49 respostas
  • 3894 visualizações

Reputação 1
Bom, para não fazer um grande tópico aqui tenho um problema.


 


Estou a tentar jogar alguns jogos online mas ultimamente notei grandes diferenças de ping.


 


Fazendo um simples tracer route e ping no cmd, descobri o problema.


 


Fazendo ping directo para um servidor na europa ando a volta de 80 ms, o que já é alto a meu ver, mas nada de complicado.


 


Agora o problema vem no traceroute e na cprm (nome da organização) e de alguns dos servidores, o mais problmático sendo 195.8.0.230, o 195.8.0.234 também está perto com 70~ ms, mas agora 195.8.0.230 localizado em santarém ter ping variado entre 90-120 não nada normal.


 


Dos poucos que testei, resto de portugal não pasou dos 40, sendo normal 25-30, agora este 195.8.0.230, em santarém e o seus sub's 195.8.0.234, estão em muito mau estado.


 


Telefonei para a MEO 2 vezes, a primeira não sabia a causa e deram a resposta que eu ja esperaria, "ping varia etc", mas eu estou a testar o ping há 1 semana + 2 dias penso eu, e hoje, descobri estes servidores em portugal que estão uma lástima....telefonei uma segunda vez, e a resposta sendo a mesma, visto que não podiam fazer nada.


 


E realmente apoio técnico pouco tem a fazer, portanto venho por este meio com esperança de seja notado e feito alguma manutenção nesses servidores visto pertencerem à PT comunicações...


 


 


EDIT:


 


http://postimg.org/image/q4o2pfvxl/ 116 desta vez e o tracert foi feito a servidores do League of Legends quem quer saber.

49 respostas

Boas tardes a todos,

 

Eu tenho notado este problema tambem e está-se a tornar incomodativo, quero jogar á noite e tenho imensos problemas em encontrar servidores de Counter-Strike uma vez que os pings aumentam à noite, a partir das 20h (se não for mais cedo) os meus pings aumentam para todo o lado.

 

Eu tenho um servidor de Teamspeak alojado na Alemanha para o qual tenho cerca de 60ms e a partir das 20h passo para os 110ms, e não sou o único, pessoal meu amigo que é da MEO também tem os mesmos pings.

 

Testes de ping para servidores no Porto que durante o dia tenho cerca de 7~8ms passam para cima dos 20ms.

 

Isto não é nada normal!

 

Por curiosidade sou da zona de Braga e tenho o serviço Fibra 30.
Reputação 1
é para todos. acho que temos um serviço fixo que tem latencias piores que uma banda larga. em todo o caso vou mudar no fim do contrato
Tambem já ando à procura de uma alternativa....
Tal e qual como eu. Sou de coimbra e tenho exactamente o mesmo problema, tal como toda a gente de coimbra e a variação de ping é exactamente a mesma, de 60 passa para 120.
Reputação 1
Eu irei amanha de manha tentar falar outra vez, com a telecom ou com a meo, alguem há de falar, caso não resultar em nada, mal acaba o contrato, adeus meo.


 


Hoje está outra vez pior que nunca, a andar na casa dos 130-200 ms, o que é uma tristeza autentica.


 


Mesmo para os servidores da meo ando com 40 de ping e download nos 70 mb? dos 100 que me indicaram? Eu nunca reclamei essa diferença de download porque falta não me faz, mas agora ter  servidores que não aguentam com a carga que metem e sempre a bombardear que a culpa é do cliente ou pior ainda dizer que "é mesmo assim" (apenas por outras palavras), nem pensar.


 


Basicamente isto só me indica que há mais utilizadores meo, + dinheiro, e a infraestrutura é exactamente a mesma? Já bastam os políticos a meter, literalmente, a mão no bolso, ao menos vocês podiam manter um serviço decente.


 


 


 


Mais uma vez digo, ao usar o WTFast, a fazer re-route do trafego para inglaterra (que depois passa para amsterdao, e para mim) fico nos 50-70 ms, imagino que eles tenham estrutura dedicada para isso, mas para passar de esse ping para 100-130 num bom dia e para 200-250 nos maus, é simplesmente triste.


 


 


Ah e outra coisa, até há 2 dias, conseguia ver twitch streams sem problemas, começou lentamente a ter "freeze", hoje está 90% do tempo em "freeze" e não carrega nada.


 


Ao fazer speedtest para <QUALQUER> servidor que não seja da meo em speedtest.net tenho 150 ms em alguns casos 200 ms, mais específico para espanha, a uns 150 km do servidor da meo, culpem "os outros servidores" o quanto queiram, contem quantos estão em speedtest na europa e continuem a dizer que a culpa e deles estarem sobrelotados, claramente não é o servidor em portugal com 150 ms na origem da culpa não é?


 


 


/rant A sério que vergonha de serviço...


 


 


EDIT: cá está


 


162.249.72.0/24 Game Servers (FRA):


Tracing route to 162.249.72.1 over a maximum of 20 hops


1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.254
2 * * * Request timed out.
3 29 ms 28 ms 27 ms bl3-74-133.dsl.telepac.pt [213.13.74.133]
4 29 ms 27 ms 27 ms lis1-cr1-hu3-0-0.cprm.net [195.8.10.21]
5 78 ms 79 ms 83 ms ams1-cr1-te1-4-0.cprm.net [195.8.0.230]
6 185 ms 187 ms 189 ms frk1-cr1-be2.cprm.net [195.8.0.194]


 


 


e agora cá está onde 195.8.0.194 anda: http://www.ip-adress.com/whois/195.8.0.194
Reputação 3
mais importante do que :


 


6 185 ms 187 ms 189 ms frk1-cr1-be2.cprm.net [195.8.0.194]


é :


2 * * * Request timed out.


 


com o 2 voçês não sabem o que é e quanto  tempo anda lá a bater antes de seguir .


 
Reputação 1
então por favor explica o porque de ha 2 horas atras, dos 12 servidores europeus (random) que escolhi todos deram entre 140-210 ms....
Reputação 3
É bem melhor perguntarem há MEO porque é que a seguir ao gateway do modem existe um servidor anonimo que não mostra identificação .


Aposto com qualquer um de vós aqui que nenhum deles do suporte técnico vos irá dár uma explicação do porque o anonimato .


é que esse servidor está te a atrasar tambem a rota até ao destino .


E mais importante do que isso é saber o porquê do anonimato , especialmente logo a seguir ao router .


 


Tenho a sensação que só com ordem de tribunal é que eles da PT são obrigados a revelarque  bicho é esse escondido no meio do mato .
Este Sábado passado tive a ver twitch.tv sem problemas e notei que o meu ping para o meu servidor que está na alemanha estava normal que ronda os 60ms, e confirmo que até noutras operadoras aqui em Braga todos têm à volta de 60ms, mas no domigo lá subiu o meu ping para os 120ms e o stream do twitch.tv estava constantemente a parar o que me estava a deixar bastante chateado.


 


Dúvido imenso que os "técnicos" não saibam deste problema já que todos nós sabemos que eles têm ferramentas de diagnóstico que monitorizam as ligações constantemente!


 


Ainda por cima isto parece ser um problema que está a afetar todo o país!!! 


 


É muito triste ver um serviço que podia ser um dos melhores do mundo ter problemas miseráveis destes....
Reputação 3
Dúvido imenso que os "técnicos" não saibam deste problema já que todos nós sabemos que eles têm ferramentas de diagnóstico que monitorizam as ligações constantemente!


 Ainda por cima isto parece ser um problema que está a afetar todo o país!!!


 


Sabes o que é mais engraçado ?


é que o mais provavel é que esteja a ser de propósito para chegar a algum objectivo .


Se voçês pensam que os operadores de serviços (qualquer serviço) , se preocupam com o cliente , então desenganem-se .


A unica coisa que lhes interessa é o pagamento da fatura e o resto é conversa .


E voçês dizem :" Ms assim perdem clientes ."


Eu digo : Acham?!!


na verdade eles acabam por ganhar mais uns quantos porque existem clientes que não são assim tão esquisitos com tudo .


Lembrem-se , a grande parte da maioria da clientela é para ver tv e ir ao email , mais nada .


Para estas pessoas ter um ping de 30ms ou um ping de 1s é igual .
Agora o tipepe disse tudo... A maioria dos clientes deles usa o serviço para ver tv e a net usam na maioritariamente para mail e download e para esse tipo de utilização o ping não é importante agora para jogos e vídeo chamada em que o atraso ou pior a variação do atraso é muito critico…


 


Outra coisa a logica de a seguir ao gateway do modem/router haver um servidor anonimo é simples esse servidor anonimo pertence ao operador e por rasões de segurança é anonimo para dificultar em caso de ataque, porque se soubesses o que lá está era mais simples de invadir e a partir dele chegares as redes privadas dos restantes clientes…


Mas prontos se quer mesmo saber o que vem a seguir ao seu router é simples vem um equipamento como o da figura:


http://i00.i.aliimg.com/img/pb/703/787/659/659787703_758.jpg


a não ser que esteja perto da central e ai vai direto...


 


Outra coisa é claro que os técnicos sabem que existem problemas nem que não seja pelo pessoal que reclama mas como é de esperar os recursos não são infinitos e com o elevado crescimento da rede é natural que exista troços da rede que fiquem sobrecarregados em determinadas horas que são as horas de maior carga na rede…


Não é bonito mas é as limitações físicas que nós temos...


Se o sinal saísse de nossa casa direto ao destino era ótimo mas não é isso que ocorre o sinal sai de nossa casa e passa por vários switchs e vai afunilando até chegar ao servidor central do operador e só a partir dai é que vai para o estrangeiro…


Basta pesquisar um pouco sobre a arquitetura FTTN / FTTC / FTTB / FTTH para saberem mais a cerca da infraestrutura da rede…


Concluído só aumentando a infraestrutura é que este tipo de situações melhoram o que não deve acontecer tão sedo já que é caro e precisa de licenciamento e o que existe é suficiente para a maioria dos clientes…
Reputação 3
Outra coisa a logica de a seguir ao gateway do modem/router haver um servidor anonimo é simples esse servidor anonimo pertence ao operador e por rasões de segurança é anonimo para dificultar em caso de ataque, porque se soubesses o que lá está era mais simples de invadir e a partir dele chegares as redes privadas dos restantes clientes…


 


Éra bom não éra ?


então para isso primeiro teria de estar o cprm da PT , pois o cprm é que define todas as rotas externas de Portugal . (Peerings)


Esse servidor anónimo não protege os clientes de nada , e ainda ajuda a aumentar o lag entre o cliente e o destino final .


Esse servidor não responde a pings , a identificação do mesmo é outra coisa .


 


No entanto eis um traceroute a meo.pt


traceroute a meo.pt em linux


 


dá que pensar heim .


 


No entanto no traceroute anterior foi usado pacotes icmp para determinar a rota .


 


Neste seguinte foi usado pacotes tcp na porta 80 em ipv4 :


traceroute meo.pt tcp ipv4


 


 


 


 


 
Reputação 1
O que vos posso dizer é que telefonem à meo na parte técnica, deixá-los darem-vos as dicas que todos já tentamos, e no final reportar o problema real e falar, educadamente, que eles reportem a situação à PT.


 


Foi o que fiz ontem, e a seguir telefonei tbm à PT, 1 hora com eles e no final disseram que os técnicos iriam tentar resolver qualquer coisa e que seria contactado em 36 horas (estranho nº de horas). 


 


Mas o que reparei é que eles tinham conhecimento da situação, o que indica que, ao menos, o técnico da MEO reportou a situação.


 


Talvez se mais pessoas o fizerem, o problema torna-se inevitável de resolver.


 


 


E sim ontem também notei que tudo roda à volta da cprm, e a única solução é mesmo a PT fazer algo... o que uma única pessoa nunca irá conseguir..
Boas


 


Aqui tambem posso reportar que apartir de uma certa hora da noite o ping vai para os 120-130, seja meo adsl, meo fibra, etc... todos com quem jogo online que tenham meo ficam todos lagados, e sim é um problema da meo em geral
E voces so estao a notar diferenca no ping? As velocidades continuam iguais? Estranhamente desde ontem ou anteonetm a minha velocidade que ja era uma boa M*** (6.3 dwnld e 0.8 upld) conseguiu baixar ainda mais para 6.2dwnld e 0.5upld...
Eu cheguei a ter algumas quedas na linha, mas foi la um tecnico da meo ontem tinha o upload a 512 subiu-me para 1mb, mas o ping a noite ficou igualzinho, chega as 20:00 ou 21:00 o ping sobe dos "normais" 60-70 para 120-130
O pessoal que se queixa que tem pings que agora variam entre 100-120ms por acaso é apenas nos jogos da steam?
A mim é jogos da steam
Reputação 1
Duvido que tenha a ver com a steam, mas pode ser outro problema isso já não sei.


 


Eu estou a falar do league of legends e twitch.tv que também anda a "freezar" de 20 em 20 seg, e torna-se extremamente irritante...


 


O técnico da MEO, apesar de não confirmar, suponho que não podia, deixou claro que é simplesmente a infraestrutura da PT que está à rasca...
Reputação 3
Para entender o porquê é facil .


Basta verem de vez em quando as noticias relacionadas com as maiores empresas Portuguesas , neste caso a PT na TV .


Lembrem-se que quando a coisa anda mal na empresa , que paga sempre é o que está mais abaixo .


O consumidor .


Sempre foi assim e sempre será .


Este exemplo aplica-se a todas as empresas de serviços .


É só juntar 1+1


bate sempre certo .
Acabei de fazer imensos testes de ping, tanto pelo www.pingtest.net como pelo "cmd prompt" do windows e acabei de descobrir uma fantástica coincidência... Todos os servidores que SÃO VODAFONE têm PINGS ALTÍSSIMOS e os que NÃO SÃO VODAFONE têm PING NORMAL. VEJAM O ANEXO. http://we.tl/5hXSk6eyiS 


Que coincidência... Mesmo quando a vodafone anda a instalar a sua fibra........ mesmo depois de a meo e a vodafone terem celebrado um contrato...


http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/Investidores/Pressrel/Noticias/2014/COM20140721.htm


http://economico.sapo.pt/noticias/pt-e-vodafone-assinam-acordo-de-partilha-de-fibra-optica_198039.html 
tipepe não era bem isso a que me referia mas prontos...


Pois realmente é um bocado estranho pela arquitetura FTTN/FTTC/FTTB/FTTH o 1º servidor entre ti e o resto da web seria um servidor da Meo na central mais próxima de ti…


E como é logico dentro da rede da Meo tirando os servidores públicos onde estão os sites deles todos os outros estão invisíveis seja lá porque rasão seja e por isso não respondem a ping e nem sequer deveriam aparecer no traceroute…


 


A min só aparece 2 entradas no traceroute o ip do meu router e o ip do servidor de destino e testei para os sites da meo.pt, google.com e para mais uns quantos e só aparece 2 entradas na lista...


 


Muito estranho realmente...
Reputação 3
E como é logico dentro da rede da Meo tirando os servidores públicos onde estão os sites deles todos os outros estão invisíveis seja lá porque rasão seja e por isso não respondem a ping e nem sequer deveriam aparecer no traceroute…


A min só aparece 2 entradas no traceroute o ip do meu router e o ip do servidor de destino e testei para os sites da meo.pt, google.com e para mais uns quantos e só aparece 2 entradas na lista...


 


Não é só comigo , pelo que tenho visto por outros utilizadores , isto apareçe a quem anda no adsl .


Resumindo :


É por causa destas e de outras que quando o contrato acabar eu mostro-lhes o dedo do meio e acaba-se o sofrimento em todos os aspectos .
Reputação 3
Discutam e façam a vossa opinião ser ouvida aqui: http://forum.meo.pt/t5/Servi%C3%A7o-Internet/MEO-amp-Throttling/m-p/51151#U51151


 


Um post com o mesmo objetivo, mas muito mais completo, e com fontes fidedignas.


 


Cumprimentos, Luís Cardoso

Responder