Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo


Reputação 6
Edit 13/10/2015


Está disponível uma versão beta do firmware Merlin com o perfile Meo(Pode não estar em todos os modelos e a do RT-N/AC66U também ainda não foi corrigida )


Versão 378.56_beta1


http://asuswrt.lostrealm.ca/download


 


Edit 10/10/2015
Adicionei uma nova beta para o RT-AC51U e RT-AC66U, já testei a do RT-AC66U e desta vez já está a funcionar correctamente.
RT-AC51U_3.0.0.4_380_Meo.trx
RT-AC66U_3.0.0.4_380_Meo.trx
https://www.dropbox.com/sh/oafjc9cxrnj34sd/AAAC6sbRzLE1wAeY1qMlYvuDa?dl=0


 


Edit 01/10/2015
Finalmente já está disponível a versão final para os seguintes modelos.
ASUS RT-AC3200 Firmware version 3.0.0.4.378.9135
http://www.asus.com/Networking/RTAC3200/HelpDesk_Download/
Asus RT-AC87U Firmware version 3.0.0.4.378.9177
https://www.asus.com/Networking/RTAC87U/HelpDesk_Download/
ASUS RT-AC68U Firmware version 3.0.0.4.378.9135
http://www.asus.com/Networking/RTAC68U/HelpDesk_Download/
ASUS RT-N18U Firmware version 3.0.0.4.378.9216
http://www.asus.com/Networking/RTN18U/HelpDesk_Download/


Nota.. Por lapso de comunicação entre mim e a Asus a versão para o RT-N/AC66U não foi corrigida ainda.


 


Edit 17/09/2015
Voltei a adicionar o link para o firmware antigo depois de terem sido reportados problemas nos routers RT-N66U e RT-AC66U.


 


Já testei com o RT-AC68U RT-AC87U e estes não têm problemas, amanhã vou receber os restantes routers em casa para testar.



 


Edit 14/09/2015
Adicionei uma nova versão do firmware com suporte para mais dois modelos ( RT-N18U RT-AC51U)



 


Edit 30/06/205
Adicionei o firmware para o ASUS RT-AC3200


 


Edit 19/05/2015
Adicionei o firmware para o RT-AC68.


 


Edit 14/05/2015
Adicionei o firmware para o RT-N66U e também uma nova versão para o RT-AC66U com um fix para corrigir um problema com o IGMP Multicast que estava a causar problemas com IPTV no Asus.


 


Boas


 


Tenho estado a trabalhar com a Asus Portugal na integração de uma pré configuração dos serviços Meo com bridge adicional para ligar o router da meo na porta 4 do router asus.
(Apenas compatível Meo Fibra com single Edge FW:10.2.1.L)


 


Neste momento ainda só existe firmware para o Asus RT-N18U RT-N66U RT-AC51U RT-AC66U RT-AC68U  RT-AC87U e RT-AC3200, mas vai estar disponível para mais modelos rapidamente .


 


Com esta configuração vamos ter serviço e internet independente no dois router com IP´s públicos diferentes em cada um deles , ficando o router da meo com o serviço de Voip , IPTV e internet a funcionar também .


 


Para este firmware passar a versão final vou precisar da ajuda da comunidade para o testar , portanto quem tiver um RT-N18U RT-N66U RT-AC51U RT-AC66U RT-AC68U RT-AC87U ou RT-AC3200 e quiser participar , vai dar uma grande ajuda .


 


Para quem estiver interessado em testar com outros modelos pode deixar um post com o modelo e eu tento o mais rápido possível pedir uma beta para esses modelos.


 


O firmware pode ser encontrado aqui.


https://www.dropbox.com/sh/oafjc9cxrnj34sd/AAAC6sbRzLE1wAeY1qMlYvuDa?dl=0


 


O firmware antigo pode ser encontrado aqui.


https://www.dropbox.com/sh/70t1mzc1o10r25v/AAAn_fmB3G65BZmTFK79Ku1Ka?dl=0



 


Procedimento para instalação de forma segura.
Fazer Reset ao router antes de instalar o novo firmware , isto é feito em(Administration - Restore/Save/Upload Setting - Factory default/Restore)


 


Instalar o firmware.


 


Voltar a fazer um reset depois da instalação ,( Administration - Restore/Save/Upload Setting - Factory default/Restore)


 


 


Configuração
Aceder ao router através do endereço 192.168.1.1/índex.asp (desta forma saltamos o Quick Setup)


 


Ir a LAN – IPTV e em Select ISP Profile seleccionar Meo e fazer Apply





 


ligar os dois desta forma.





 


 


Notas adicionais
Isto é um firmware Beta , portanto o objectivo não é testar a estabilidade , mas apenas ver se a Pré configuração do serviço Meo está a funcionar correctamente, depois deixem o feedback aqui neste tópico


 


Bug Muito importante , Depois de configurarem as passwords do wireless têm de fazer um reboot ao router , devido a um Bug o router não está a assumir as alterações feitas no wireless 5G ficando o 5G fica desprotegido até ser feito um reboot .


 


Desde já agradeço a todos os que estiverem interessados em ajudar e também á Asus Portugal por esta iniciativa.


 


Se possível deixem um comentário a agradecer no Twitter da Asus Portugal eles merecem .
https://twitter.com/asuspt

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

469 respostas

Obrigado pela rápida resposta Yago mas no meu caso uma das boxes esteve sempre ligada ao router meo e também bloqueia.

Eu vou precisar sempre do Router da Meo ligado por causa do Telefone...

Experimentei com o Router Asus na mesma gama de IP com DHCP Activo e numa range de IP diferente 192.168.2.1 e o resultado foi o mesmo, as boxes congelam as duas ao fim de alguns segundos...
Reputação 2
Crachá +4
Bom dia,


 


Comprei um Asus Rapture e tive o mesmo problema, a melhor solução que encontrei até resolverem a questão do firmware para suportar bem o iptv foi comprar um switch gigabit da Tplink. Liguei a ONT na porta 1 e depois porta 2 e 3 os routers. 


Não é necessário fazer configuração nenhuma basta ligar e eles obtêm cada um ip publico diferente, deixas um a gerir o telefone e a iptv e outro para net. 


Considero melhor do que meter o da Asus a seguir ao do meo como AP perde sempre algum bandwidth e não é uma ligação pura com ip publico.


 





 
bom dia,

após alguma insistência lá consegui colocar o router Asus com o Thompson.
aparentemente a cada alteração que faça as box ficam a congelar a imagem mas se for ao tab administração no Asus e fizer aplly as box começam a trabalhar normalmente...
só me resta um problema, tenho um computador ligado ao router da meo e apesar de estar na mesma range de IP não o consigo ver ligado ao router assus ou seja não o consigo monitorizar nem aplicar a este qualquer controlo/filtro de conteúdos através de dns. este computador é o que na verdade queria submeter às regras de parental control porque é o do meu filho.
alguém tem ideia de como chegar aos equipamentos ligados ao router Meo a partir do router Asus?
@@freddy_ventura, o switch que estás a usar é unmanaged?


No router ASUS ativaste o perfil MEO? Se ligares a Meobox ao asus, mesmo com o perfil MEO, continua sem funcionar?
Bom dia Freddy,

 

Não estou a usar nenhum switch, só os routers.

Já está tudo a funcionar, apenas falta mesmo é conseguir a partir do router Asus conseguir monitorizar os equipamentos ligados ao router da Meo.
Reputação 1
Tenho tudo corretamente ligado conforme no tutorial. No meu caso as 3 boxes continuam ligadas ao router Thomson.


 


Gostaria de saber 2 coisas:


 


1 - Como posso aceder ao router thomson (é sequer de todo possivel?)


 


2 - Tenho uma Synology NAS, que me está a indicar que tenho 2 routers na rede (tenho, de facto) mas isso está a criar problemas de upnp e port forwarding. A synology aconselha a colocar em modo bridge mas então eles já não estão em modo bridge?!
Boa tarde

 

Comprei um Asus  RT-AC88U e funciona em pleno com as definições indicadas para o 87U.

 

O que acontece é que quero retirar de forma definitiva o router da MEO porque não uso box e não faz sentido mante-lo, no entanto o router ficou com a porta 4 bloqueada e não tem net.

 

O que se pode fazer para ficar uma porta "utilizavel"?

 

Obrigado

 

 
Crachá +3
Boa noite,


 


Desde sexta-feira passada que os meus routers ac87u e ac88u apenas estão a receber ip's da meo nas gamas 10.**bleep**.**bleep**.**bleep** em submask 255.255.192.0, será que existe alguma mudança nas atribuições?


 


Obrigado,


AM
boas, @@xptopt consegues arranjar firmware para o router 


RT-AC86U
(nao era suposto ser resposta) 


 


Obrigado
Boas alguém sabe se está previsto, e caso esteja para quando, firmware para o Asus RT-AC1200G+?
Tenho um ASUS RT-AC86U com o firmware mais recente: 3.0.0.4.384.20467 (note-se que não tem perfil ISP MEO).


 


PROBLEMA: Apesar da internet funcionar bem por IPOE, quando tento configurar a IPTV manualmente na VLAN 12 para a LAN4 não me é permitido ligar o ICMP Proxy (diz que há incompatibilidade de hardware).


 


Como tal, a imagem da tv na meobox faz freeze passados 5 a 6 segundos...  


Também não sei forma de ultrapassar a questão.


 


Antes tinha um ASUS RT-AC51U ligado directamente à ONT, com a meobox na LAN4 (perfil ISP MEO) a funcionar perfeitamente.
Estou com o mesmo problema com esse mesmo router. 

Não consegui encontrar o perfil ISP MEO para esse router
Crachá +1
os que não têm firmware especifico do ISP, terão que colocar uma configuração no router. nao sei exatamente qual, mas pneso que vi isso nos comentários de um artigo do router no pplware.


 


 


Questão


o novo router/ONT FiberGateway da MEO também funciona com estes firmwares para operadores?


ou seja, uma TV BOX irá funcionar quando ligada a um router ASUS, utilizando o firmware?


obg


 




o meu novo esquema com o FiberGateway será:

Fibra -> FiberGateway -> Asus rt51u -> TV BOX


Ou seja, `existe logo à partida uma diferença, a fibra entra no fiber gateway...



 
Reputação 1
Crachá +4
Isto também serve para o serviço ADSL? Gostava de me livrar do THOMSON.
Crachá
Bom dia comprei um router ASUS RT N12_D1 que pretendo instalar em minha casa para ampliar o sinal wifi uma vez que não consigo aceder em várias partes da casa então no pricipalmente no piso superior o objectivo era ligar o router ASUS ao router MEO por RJ45 e ter o router ASUS a funcionar como AP que penso ser o mais correto mas depois de várias tentativas e substituição de router não consigo instalo tudo e no fim fico sempre com o novo router a autenticar IP e não avança. Já não sei o que fazer. Ajuda!!!!!!! Obrigado
Crachá +1
Aqui fica um tutorial. Tens é de adaptar os IP à tua rede.


 


https://www.asus.com/support/FAQ/1015009/


 


 
boa tarde,


 


firmware para Asus GT-AC5300 ?


não funciona o firmware do RT-AC5300....


 


obrigado
Boa tarde,  


Em serviço fibra, com este tutorial, é possivel colocar um Asus RT-AC68U como principal, isto é diretamente ligado ao ONT a fazer toda a gestão da internet e ligar a WAN do Technicolor TG789 V2 à porta 4 do Asus para ficar apenas para o telefone fixo e para a box HD?


http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html


 


A MEO disponibiliza dos ips publicos por cliente certo?
Tenho um rt-ac1200g+ e funciona muito bem direto  sem router da meo  nada bloqueios na box etc
Sem o router da MEO eu sei que funciona bem, o que meu problema é que quero usar o router da MEO apenas para telefone fixos e a box. 


Alguém que tenha esta situação configurada e a funcionar.


Alguém me confirma se a MEO ainda disponibiliza 2 IPs públicos?


 
Reputação 2
Crachá +4
  escreveu:

Tenho um rt-ac1200g+ e funciona muito bem direto  sem router da meo  nada bloqueios na box etc



 


Boas,


 


Eu tenho o Asus Rapture sem router da meo na equação e a imagem da box congela ao fim de 5seg, a net não há stress.


 


Que configuração tens no router na parte de IPTV?
Não sou muito entendido disto mas apenas segui os passos no site da asus ou seja liguei o ont direto ao router, depois na configuração da internet escolhi ip automático etc e escolhi meo  reiniciar tudo, funciona tudo bem
Atenção este firmware é o original ,

No iptv na lan tenho perfil isp = meo

Bridgport = lan 4

Aplicações especiais 

Usar rotas para o dhcp= microsoft

Igmp proxy = ativar

Igmp snoping = ativar

Udpxy = 0

Ps : testei o router da meo o technicolor na porta n4 do asus e liguei a box ao router da meo e o router meo funciona bem e a box sem bloqueios

 

 

 
  escreveu:

Atenção este firmware é o original ,


No iptv na lan tenho perfil isp = meo


Bridgport = lan 4


Aplicações especiais 


Usar rotas para o dhcp= microsoft


Igmp proxy = ativar


Igmp snoping = ativar


Udpxy = 0


Ps : testei o router da meo o technicolor na porta n4 do asus e liguei a box ao router da meo e o router meo funciona bem e a box sem bloqueios


 


 


 



, obrigado pela partilha de informação.


 


Assim sendo, significa que a MEO disponibiliza 2ips publicos, caso contrario não conseguiria ter os dois router ligados ao mesmo tempo e ambos com internet a menos que configurasse as vlans que é o que acontece atualmente com a vodafone.


Tem internet no tecnicoler e asus em simultaneo certo?


Já agora o router tecnicoler que ligou ao asus é o V3 ou o V2?


O telefone fixo também funciona bem?


 
Sim tenho internet nos dois Router ,

De momento não posso dizer qual é a versão do router não estou em casa  mas me lembro que é de fevereiro de 2018.  Quanto ao telefone eu não tenho mesmo por opção minha.

Quanto a configurações  como disse segui no manual da asus e não configurei nada , é so ligar os cabos nos sitios corretos desligar tudo e voltar a ligar e funciona,