Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

469 respostas

Reputação 6
Crachá +10
eXistenZe escreveu:

Resolvido.


Cabos CAT6 com defeito (tinham o cross mal feito).



 


Quase sempre tomada como garantida a fiabilidade dos cabos ethernet, mas um dos principais pontos a verificar, quando a performance está abaixo do desejável. Muito bem, ?!


 


Atentamente,
Boa noite pessoal.

 

Depois de épicas batalhas com o senhor do call center da PT para tentar configurar uma VPN de casa para o escritório, desisti e comprei dois modems da Asus.

Para a empresa o RT-N18U e para casa o RT-AC51U.

Na empresa está tudo a funcionar na perfeição.

Em casa tenho dois problemas que provavelmente são fruto de alguma argolada que eu fiz.

 

Problema nº1: Tenho o router AC51 ligado ao ONT pela porta WAN e o router THOMSON ligado na porta 4. Tenho um HP microserver ligado na porta 1 e 2 do router da ASUS e a BOX do quarto ligado na porta 3. Na porta 4 está o router THOMSON que tem ligado a playstation e a box da sala. Tudo funciona perfeitamente até ao momento em que ligo a box do quarto que está na porta 3 do router da asus. Quando a ligo fico sem internet seja por wireless ou cabo. Mal a desligo volta tudo ao funcionar perfeitamente sem ser necessário reiniciar nada. Será que a box do quarto só pode estar ligada ao router da THOMSON?

 

Problema nº2: No router AC51 o DDNS não actualiza o ip publico automáticamente. Só o faz manualmente. Ainda só testei com o serviço da noip mas penso que com os outros seja igual. Será problema do firmware?

 

Se me puderem dar uma ajudinha era um espetáculo. :)

 

Saúdinha da boa,

Rui Rodrigues
Crachá +3
? Boas,


Eu tambem tenho um RT-AC51U e tenho estado tambem a testar e pelo menos posso confirmar que o DDNS com os serviços da Asus (asuscomm.com) funciona bem e actualiza bem o ip segundos após a mudança!


 


Não sou especialista como o ? mas em principio pela lógica as box devem estar ligadas ao Tompson para funcionar, claro que eles vão poder confirmar essa questão!
Crachá +3
Boas ?


Desculpem a demora na respostas mas estive fora em serviço e só agora pude continuar os testes...


como pedido junto um print do portforwarding e junto igualmente varios outros que poderam confirmar as configs que utilizei ...


 


Voltei a fazer o teste e voltar a ter o mesmo resultado...


Assim que o asus fica como principal toods os testes de abertura de porta dão como fechadas... mesmo a que sei que estão abertas...


Ou seja reconfigurei as portas de acesso do servidor para outras nunca utilizadas (8099 e 8090) e fiz o forwarding delas para ambos os protocolos(tcp e udp) e fiz igualmente para a porta 80.


Coloquei o meu servidor com ip fixo e desliguei a firewall e o NAT Accelaration como o ? recomendou .


Depois de gravar as configs novas reiniciei os routeres (os 2) e o servidor!


Apos o reinicio tudo aparenta estar bem desde o DDNS ao wifi tudo ok ... mas o meu servidor continua sem funcionar... embora consiga aceder á porta 80 sem problemas ... nas outras retorna timeout.


Nos testes de port forwarding obtive resultados estranhos.


Como podem ver pelos prints, a porta 8090 estava declaradamente filtrada em tcp e incerta em udp, apesar de estar feito o forwarding nos 2 protocolos(ate os fiz em separado para ter a certeza) a 80 que funciona dava igualmente filtrada.


Depois de ter voltado a colocar o Asus em modo AP, voltei a testar tudo e assim que alterei a porta nos forwards feitos no Thomson para as novas que coloquei , nem precisei de fazer reboot do servidor nem do router, funcionou imediatamente.


Fiz novo teste e todas as portas que estavam listadas para forwarding dão como abertas! testei uma ao calhas e acusa fechada.


 


Resumindo já testei de todas as maneiras que me lembrei e aparentemente o problema é do Asus que não envia a informação da porta correctamente !


Nos prints juntei igualmente os logs a ver se detectam algo...


Se houver mais alguma coisa que possa fazer avisem ... entretanto continuo com o Asus em AP


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Estive a recapitular os seus posts e, como já passou bastante tempo desde o 1º, confirme-me só o seguinte antes de continuarmos, por favor:


 


  1. Tem o router MEO na versão 10.2.1.D
  2. Configurou o Asus como router principal, ligando-o como demonstra o tutorial: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/td-p/18012
 


Atentamente,
Crachá +3
Boas ?


No inicio tinha essa versão mas depois fui actualizado para a versão 10.2.1.L e desde então tenho usado a versão fornecida pelo ?


para este modlo Asus que é a RT-AC51U_3.0.0.4_380_Meo.trx.


Quanto á ligação ligo o Asus directo ao ONT e aplico o perfil MEo ligando o Thomson na porta 4 apenas com o telefone e a box ligado a ele e com o wifi desligado, sendo tudo o resto controlado pelo Asus.


Tudo funciona correctamente menos o portforwarding que tenho de fazer para um servidor que tenho ligado ao Asus.
Reputação 6
Crachá +10
?


 


Muito bem, e agradeço a informação que postou anteriormente, mas o que pretendia era mesmo um print screen da página Web de configuração do port-forwarding do Asus, mostrando no modo "edição" a forma como inseriu as portas.


 


A forma tipica de configuração num router, para um servidor, é a seguinte:


 


Porta de entrada/Intervalo -> LAN IP do servidor -> Protocolo usado -> Porta local -> Protocolo usado


 


As portas de entrada, costumam ser fixas e não devem ser alteradas, pois estas são as tipicamente configuradas pelos clientes. O IP do servidor tem de estar correcto e nele é aconselhado o uso dum IP estático. A porta local de conversão pode ser alterada ao nosso gosto e, nesse caso, deve ser igualmente alterada no software do servidor, desde que não esteja em conflito/usada. Deve ser usado apenas o protocolo destinado para o serviço em causa.


 


Embora isto pareça relativamente simples de configurar, por vezes, as paginas web dos routers exibem layouts muito diferentes e atipicos, para a inserção destes parâmetros, o que pode gerar alguma confusão e, a consequente falha na configuração do port-fowarding. Os conflitos de portas em uso/reservadas também podem dar a sensação falsa de que a configuração está incorrecta, quando na verdade, pode simplesmente tratar-se de um segundo PC na LAN, ligado da mesma forma, sem o nosso conhecimento...


 


Alem disto, o facto de estar a ligar dois routers com IP Publico ao servidor da MEO, pode obrigar a outro tipo de configuração manual/estática, se o método usual não funcionar. Algo que nunca testei, sinceramente, pois infelizmente não tenho essa oportunidade aqui.


 


Importante: para testar com sucesso a abertura portas, deve ter sempre o servidor previamente ligado, com o serviço executado, completamente activo e pronto a aceitar ligações do exterior sem qualquer interrupção ou bloqueio de outro software, caso contrário nunca obterá resultados confiáveis nesses testes, sejam quais for.


 


Atentamente,
Crachá +3
Boas ?0


Se reparar no final do meu post tem um pdf com todos os prints que fiz, incluindo das portas mapeadas.


Em relação a tudo o resto que mencionou é exactamente tudo conforme eu tenho desde o IP do servidor estar estatico até a estar a correr o serviço sem interrupções.


De realçar que quer ligue o Asus como AP ou ligue o Servidor directamente ao Thomson, não tenho qualquer problema ou conflito e funciona perfeitamente.


Apenas tenho este problema quando ligo o asus como principal, e de notar que tudo o resto funciona correctamente.


Mesmo sem o servidor estar ligado o Asus retorna todas as portas em tcp como fechadas isto é normal?


Com o Thomson isto não acontece e pelo que me parece o problema estará relacionado com isso, pois se dá a informação errada com os portscanners dará igualmente info errada na altura de me ligar ao servidor.


Gostaria de saber se quem tem os Asus a funcionar com o firmware alterado tambem reporta portas abertas como estando fechadas.


Eu usei esta ferramenta online para verificação Port scanner
Reputação 6
?


Boas


Já experimentaste desactivar o UPNP?


De qualquer forma vou investigar, eu estive ausente desde dia 3 porque estive a organizar a lisbon games week com a asus Portugal, só hoje é que vou começar em por os mails e o fórum em dia.

Reputação 6
Crachá +10
Oá ?,


 


Peço desculpa pelo lapso. Eu voltei a abrir o pdf, minutos após ter postado e então, vi as restantes páginas.


 


O Asus como AP, funciona praticamente como um switch, logo não impede de forma nenhuma o tráfego em qualquer protocolo, por isso é normal.


 


lcross escreveu:

Boas @NeoPT0


Mesmo sem o servidor estar ligado o Asus retorna todas as portas em tcp como fechadas isto é normal?



 


Sim. É um comportamento habitual e pode dever-se ao firmware ou parametrização especifica do mesmo.


 


 


lcross escreveu:

 


Com o Thomson isto não acontece e pelo que me parece o problema estará relacionado com isso, pois se dá a informação errada com os portscanners dará igualmente info errada na altura de me ligar ao servidor.


Gostaria de saber se quem tem os Asus a funcionar com o firmware alterado tambem reporta portas abertas como estando fechadas.


Eu usei esta ferramenta online para verificação Port scanner



 


No seu router MEO, talvez por ser um modelo mais antigo, utilizar um firmware menos completo, hardware limitado, etc... Eu já tive um TG799vn e agora um TG784n v3 e ambos "reagem" dessa mesma forma, ou seja, o servidor tem de estar completamente operacional e pronto a aceitar ligações, de forma a que chegue o pedido de desbloqueio de porta ao router - só nesta altura estará a porta verdadeiramente aberta ao tráfego. Não estou totalmente por dentro do assunto mas, penso que isto estará relacionado com alguma revisão na interacção dos protocolos, integrada nestes modelos mais recentes.


 


Tal como disse o ?, o UPnP pode estar a interferir com a configuração manual de port forwarding, entrando em conflito, por tentativa de abertura de portas em duplicado ou, vice-versa. A minha aposta vai para que o oposto se verifique, até porque o UPnP tem um processo automatizado. Supostamente as configurações manuais deveriam anular as automáticas mas, como nem todos os fabricantes se preocupam realmente com a afinação estes pormenores, nem todos os firmwares saem assim tão bons.


 


De qualquer forma, deve evitar confiar, em primeiro lugar, nessas ferramentas de varredura de portas, pois podem induzi-lo em erro e, basta a primeira vez, para fazê-lo entrar num reboliço de verificações, configurações, reinicios e trocas de aparelhos, consecutivas. Não seria o primeiro caso, certamente... Deixe o UPnP abrir as portas, naturalmente, pelos processos que estão implementados (alguma paciência envolvida), ou se comprovado que mesmo não o serve adequadamente, desactive-o, tanto no software, como no router e, recorra então ao port forwarding manual. Evite o uso de ambos em simultâneo.


 


?


Ena! Muito bem! Espero que tenha havido divertimento, para alem do trabalho.. 😃.


 


 


Atentamente,
Reputação 6
?


Sim foi muito divertido mas trabalhar entre 13 a16 horas durante sete dias seguidos não foi fácil mas correu tudo muito bem.


Agora em Dezembro vou para o Porto fazer a Comic Com Portugal também com a Asus, mais sete dias de muito trabalho.


Ps: Podes ver aqui mais umas imagens.


https://instagram.com/asuspt/


 


 


 
Boa tarde,


 


Qual é o último firmware funcional para o RT-N66U? Só consegui que a IPTV funcionasse com o "firmware antigo" RT-N66U_meo2.trx


 


Existe outro mais recente que funcione? 


 


Obrigado
Reputação 6
Boas ?
O RT-N66 só funciona com o firmware antigo, ou então podes instalar a ultima versão do Merlin firware e correr o meu script, o resultado final é o mesmo mas ficas com o firmware actualizado.


 


Segue este tutorial.
http://asuswrt.blogspot.pt/2015/03/configuracao-dos-routers-asus-para-o.html
Crachá +3
?NeoPT escreveu:"No seu router MEO, talvez por ser um modelo mais antigo, utilizar um firmware menos completo, hardware limitado, etc... Eu já tive um TG799vn e agora um TG784n v3 e ambos "reagem" dessa mesma forma, ou seja, o servidor tem de estar completamente operacional e pronto a aceitar ligações, de forma a que chegue o pedido de desbloqueio de porta ao router - só nesta altura estará a porta verdadeiramente aberta ao tráfego. Não estou totalmente por dentro do assunto mas, penso que isto estará relacionado com alguma revisão na interacção dos protocolos, integrada nestes modelos mais recentes.
"


 


 


Bem o meu é um  TG784n , não sei se é antigo mas é o que está a funcionar correctamente.


Desta vez com o servidor em funcionamento (este servidor concentra em media leituras de mais de 30 sensores por minuto, por isso tenho a certeza que há pedidos quer a entrar quer a sair ) alterei as ligações e coloquei o novo formware apliquei o perfil MEO, e nada...


desliguei o UPnP  e nada fiz o forwarding das portas e nada... desisti e sem desligar nada troquei as ligações e assim que coloquei o Asus em AP funcionou de imediato...


Não faço ideia qual o protocolo em que os dados sao recebidos e transmitidos, mas os tecnicos que me dão apoio ao software disseram sempre para fazer forwarding dos 2 protocolos (tcp e udp)


Enfim começo a pensar que não há solução a não ser ficar como está.


Reputação 6
Boas ?


 


Qual é o serviço ou jogo que estás a tentar abrir as portas?


PS: o software está isntalado em que sistema operativo e que antivírus ou firewall é que tens?
Crachá +3
Boas ?


O software está a rodar em linux ambiente dedicado e não tem mais nada. Um outro colega até o tem a correr num Raspberry PI, mas eu  tenho num PC dedicado.


Antivirus e firewall uso apenas no desktop com o W10 mas uso os da Microsoft, embora não tenha relação como servidor, mas em desespero ate já desactivei a firewall, mas o resultado é sempre o mesmo.


 


Qual é o serviço ou jogo que estás a tentar abrir as portas?


O asus nao pede para associar obrigatoriamente a um serviço (acho eu ) estou apenas a colocar o forwarding nas portas...


mas como disse já tentei um pouco de tudo e já tentei utilizar um jogo e alterar as portas no sofware mas tambem não deu .


vou ainda tentar com um software tipo bittorrent a ver se ele faz o forward correctamente, mas só lá para o fim de semana devo ter tempo para isso...
Reputação 6
Boas ?
Desactivar a firewall pode não resolver, tens de adicionar excepções á firewall do Windows.


 


Ps. Eu tive um problema semelhante ao criar um servidor de TS no meu compute stick com Windows 10.


 


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?


 


Se diz não existir interrupções por parte de Anti-virus ou software similar, ou algo está mal colocado na introdução dos parametros do portforwarding, ou algo de errado se passa com o firmware desse modelo da Asus. Talvez não seja pior, testar outra versão... Mas não sem dar antes uma boa revisão a todos os parametros de configuração, que se possam relacionar com o problema.


 


Se não em discrição, posso saber que tipo de serviço está a tentar disponibilizar, CIFS, FTP, Telnet, SSH, etc?


 


Atentamente,
Crachá +3
Se não em discrição, posso saber que tipo de serviço está a tentar disponibilizar, CIFS, FTP, Telnet, SSH, etc?


 


Pois essa parte não faço ideia, são dados transmitidos por centrais concentradoras de sensores de trafego,que depois de recolhidos neste posto enviam para um servidor central ... agora em mais detalhes não sei dizer...


em conversa informal com os tecnicos que administram o software eles dizem ser realmente estranho e o mais provável é ser algo com o firmware , ou alguma "regra " de gestão de protocolos usado pelo dispositivo.Especialmente porque assim que troco para o Thompson tudo funciona na perfeição.


 


Se houver outro firmware posso esperimentar !
Reputação 6
?


Experimenta só mais uma coisa, atribui um ip estático no router para o teu PC.
Crachá +3
Boas ?


Eu funciono sempre com IP estático com os equipamentos que necessito aceder do exterior , neste caso o servidor e o meu desktop.Estão já definidos assim 😠
Boas ?


 


Segui o tutorial e funcionou.


Muito obrigado.


Sempre que quiser actualizar o router, devo proceder desta maneira?


Mais uma vez, obrigado pela constante e enorme ajuda neste fórum.
Reputação 6
Boas ?
No futuro vai estar completamente integrado no firmware original e no Merlin sem ser necessário o script, assim que estiver disponível dessa forma eu actualizo a informação no tópico, mas até lá vai usando o Merlin que é mais completo do que o original.
Boas ?,


 


instalei o ultimo firmware merlin e executei o teu script no N66. Até este momento a funcionar a 100%.


Muito obrigado
Reputação 1
Relativamente a esta solução, já se pode activar o IPv6 no Asuswrt-Merlin 378.56_2?


 


obrigado.