Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

469 respostas

Reputação 6
Boas @@jagos


 


Podes encontrar aqui vários métodos para fazer isso .


 


https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/m-p/51333#U51333
Crachá +3
Bem, finalmente foi feito o update para a versao de firmware (L), mas com isto voltei a ficar com tudo desconfigurado , e nem um aviso sequer, eu sei que os updates são necessários e uteis , mas não custava informar o consumidor final.


Eu tenho uma rede bastante complexa do qual dependo para trabalhar e de repente fiquei sem nada!


Eu estou super satisfeito com o serviço MEO e recomendo-o sempre que tenho hipoteses, mas este promenor deixa-me muito zangado. Detesto que mexam nas minhas coisas sem minha autorização.


 


Para melhorar ainda mais nem sequer posso utilizar o equipamento que comprei (o router da asus AC51U), pelo menos nas definições "normais" sem firmware alterados...


Agora que já fiz as queixinhas, passo as questões práticas.


1) Eu sei que o firmware vem resolver alguns problemas e supostamente melhorar o serviço, mas no meu caso só detectei pontos negativos; a velocidade de upload baixou significativamente (+/- 10Mb), passei de 25 estaveis para menos de 15/16Mb. A velocidade de download ficou igual (dados medidos com o qos.sapo.pt). e os outros bugs reportados nenhum deles me afectava em especial desde que tinha o sistema configurado pelo Asus... Será que posso fazer um pedido á MEO para manterem o antigo firmware (D).


 


2) Haverá alguma solução para continuar a usar o Asus e assim manter todos os equipamentos na mesma rede? A Meobox e o serviço Voip não me faz diferença estarem em separado, mas tudo o resto tem que estar na mesma rede e "comunicaveis entre si", como tinha finalmente conseguido com o Asus.


Estive a ver o que me parecia ser a solução indicada (o firmware da tomato) mas este modelo do Asus não vem indicado haverá alguma solução para continuar a usar este modelo para controlar a internet, sem switch's?


 


Obrigado uma vez mais,


 


 
Reputação 6
Boas @@jagos


 


Não, se quiseres ter tudo na mesma rede tens de ligar tudo ao Asus.
Nota. Pode ser possível fazer isso através de static routes e regras de firewall mas não te posso ajudar nisso
Crachá +3
Boas ,


não sei se fiz algo errado, liguei-me por telnet com o meu user e corri o comando mas obtive esta resposta


code:
lcross@RT-AC51U:/tmp/home/root# robocfg show
-sh: robocfg: not found

Estava ligado à porta 1 do router Asus , é necessário ligar o Asus ao router da MEO?


 


Uma vez mais obrigado por todo o acompanhamento destas situações.
Reputação 6
Boas @@lcross


 


Antes demais obrigado por te disponibilizares a colaborar .


 


Visto que o router da meo ainda tem o firmware 10.2.1.D a autenticação ainda é feita por PPPOE , portanto podes por o Asus a gerir o serviço de internet com todos os serviços a funcionar .


 


Consulta este tutorial, as imagens estão um pouco desactualizadas mas e só seguir os passos .
https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012/highlight/true#M410


 


Com essa configuração já vais poder usar todos os serviços adicionais do Asus e o router da meo fica apenas para IPTV e VOIP .
Crachá +3
OK obrigado então ... vou continuar à espera do firmware final.


 
Reputação 6
Boas @@MikeG


 


Obrigado eu por testares, ajuda bastante para que a Asus lance o firmware final, o que não deve faltar muito visto que a beta tem estado a funcionar em todos os modelos em que já foi testada .


 
Crachá +3
Boas, 


Este novo Update no firmware (30/7) era o que esperavamos para podermos usar o asus directamente?


Update
Reputação 6
Boas @@hacra


 


Quando passar a versão final vai estar no firmwareMerlin , é uma questão de tempo.


 


Ps. Eu posso disponibilizar o script para o firmware merlin qual é o teu modelo ?
Mas o importante é testar a beta para passar a versão final o mais rápido possível .


 


 
Crachá +3
Boas ?


Bem isto não correu muito bem ... Vou descrever todos os meus passos para ver se fui eu que fiz algo errado...


1º reset ao router com as configurações de fabrica...


2º actualização com o novo firmware


3ª novo reset com configs de fabrica


4ª alterei as ligações e o cabo que sai do ONT entra na porta de entrada do router asus, e da porta 4 do asus liga entao á de entrada do router meo...


5ª acedi á pagina das configurações do asus directamente sem wizard e coloquei o perfil do MEO...


6ª gravei tudo e reiniciei ambos os equipamentos e nao funcionou ...


 


Quando fui verificar as definições reparei que eram um poco diferentes das apresentadas nas imagens , o que poderia obviamente estar relacionado com diferenças dos modelos , onde diz IGMP só tem uma das opções e estava activada...


Voltei a alterar para desactivar e guardei mas ele volta a assumir como atiivada novamente...


Entretanto nem reiniciando o router altera fica sempre activada...


A internet tb nao é detectada, tentei fazer o wizard e nao consegui que funcionasse...


tentei alterar a ligação da porta 4 e até experimentei todas elas e nenhuma consegue detectar ligação.


Não sei se fiz algo errado , irei tentar novamente no fim de semana, com mais tempo e entretanto vou deixando feedback.


 


E obrigado por tudo uma vez mais ?


 
Reputação 6
Boas @@lcross


 


Obrigado eu por dares o feedback.


 


Não existe necessidade de bloquear os updates até convém que seja feito o update .


 
Crachá +3
Boas ?


Este modelo não tem o modulo para correr este comando , tal como me disses-te da outra vez ...


 


hoje lá consegui voltar á carga mas o resultado foi igual...


os equipamentos ligados ao router Asus comunicam entre si (2pc e media player) mas a internet não funciona...


 


Junto anexo screens de uma situação que achei estranha e nao sei se será mesmo isto que é suposto fazer ...http://i.imgur.com/DThrWXO.png


O IGMP Proxy fica sempre ligado apos carregar as definições para a meo... e nao deixa alterar...


mesmo tentando fazer procura de rede com o wizard não detecta nada


http://i.imgur.com/xTO6irT.png


 


É necessário alterar alguma coisa no router da meo?
Reputação 6
Boas @@damnation


 


Obrigado pela disponibilidade .
Neste momento só e preciso testar o firmware de dar o feedback .
Crachá +3
Boas ?


 


Continuo sem conseguir ligar o RT-AC51U....


Voltei a fazer o procedimento do inicio mas o resultado foi igual. nao consegui que funcionasse. dá sempre erro após colocar o perfil da MEO


http://i.imgur.com/2557eB1.png


fiz vários reboots mas continua igual á versão anterior.
Reputação 6
Boas @@lcross


 


Esse router não suporta o firmware tomato porque tem um chip Mediatek.


 


Também ainda não está disponível este firmware para esse modelo, mas vias estar na pior das hipóteses quando o firmware passar á versão final.


 


Visto que não pretendes usar um switch o máximo que eu posso tentar fazer e disponibilizar-te um script que faz a configuração igual á que está presente neste firmware.


 


Para isso preciso de saber qual a configuração do switch desse router , isso pode ser visto acedendo ao router via telnet e executando este comando .


 


code:
robocfg show

Nota.O PC deve ser ligado ao router na porta um de forma a conseguir ver se o switch tem as portas invertidas .


 


 


O resultado é parecido com isto.


code:
admin@RT-AC87U-3D00:/tmp/home/root# robocfg show
Switch: enabled
Port 0: 1000FD enabled stp: none vlan: 2 jumbo: off mac: 00:
Port 1: DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:00:00:00:00:00
Port 2: DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:00:00:00:00:00
Port 3: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:
Port 4: DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:00:00:00:00:00
Port 8: DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:00:00:00:00:00
VLANs: BCM5301x enabled mac_check mac_hash
1: vlan1: 1 2 3 5 7t
2: vlan2: 0 7

Depois de me dares essa informaçao o script demora 5 minutos a ser feito.


 


 
Crachá +3
Boas ?


 


Parece que ainda nao tem o robocfg...


ao colocar o comando tenho esta resposta :


code:
lcross@RT-AC51U:/tmp/home/root# robocfg show
-sh: robocfg: not found
Reputação 6
Boas @@lcross


Não, fizeste bem, esse modelo é que não inclui esse modulo.


 


De qualquer forma acabei de pedir a beta para esse modelo e recebi também agora a informação que vai começar a ser compilada a versão final que vai estar disponível para todos os routers que já têm suporte para o firmware ASUSWRT 3.x.x.x , não deve demorar muito tempo até estar disponível.


 


Até la a única solução é mesmo usares um Switch ou converteres um router antigo em switch.
Crachá +3
Boas ?


 


Agora sim a funcionar no RT-AC51U... bastante rapido, impecavel ...


A personalizar as minhas configurações , mas parece tudo otimo até agora ´.


 


Um grande obigado !
Crachá +3
Boas ?


Se puderes esclarece-me uma coisa ...


Eu tinha o Asus ligado em modo AP ao Thomson , e no Thomson  tinha feito uns ports forwards para conseguir comunicar com uma aplicação que tenho a correr num servidor que tenho ligado .... tanto antes de usar o Asus como depois em modo AP, sempre funcionou bem, mas agora assim que ligo o Asus com o novo firmware para ser o router principal, deixo de conseguir aceder ao servidor.


Refiz os ports forwards no Asus mas não consigo que funcione!


Tenho o servidor com IP Fixo, tentei com os ports forwards; com os triggers; desliguei todas as firewalls tanto do Asus como a do Windows , mas nao consigo que o servidor receba ou envie inofrmações.(não me consigo ligar nem a aplicação se liga ao exterior!)


No entanto fazendo um port forward na porta 80 para outra funciona bem...(utilizo á bastante tempo a porta 9090 com o DYNIP da Meo)


Assim que reponho o Asus como AP e volto ao que estava volta tudo a funcionar novamente, isto será relacionado com o novo firmware?


 


 
Reputação 6
Boas @@SMelro


Sim funciona , basta seleccionar o perfil Meo.
Crachá +3
?


Está ligado no Asus, de ambas as maneiras apenas fica ligado no Thomson a  box e  o telefone, de resto fica tudo no Asus.
Reputação 6
Boas @@SMelro


 


Esse já inclui o perfile para a meo?
Ainda não recebi informação .
Crachá +3
Boas ?


Infelizmente tb não resultou, aparentemente o dynip está a funcionar correctamente pois o computador do exterior actualiza o IP se este mudar, mas depois na porta diz "timeout waiting for connection".


Tenho por exemplo uma pen usb a partilhar no Thomson e não sei será suposto conseguir aceder á partilha por rede, mas nem sequer consigo entrar nas configurações do Thomson(192.168.1.254).


Ao alterar para por o Asus como router principal temos de alterar algo no Thomson?


Será problema do firmware ou haverá mais algum passo a escapar-me?


Cumps.
Reputação 6
Boas


Ainda não tenho novidades.
Crachá +3
?


 Boas eu esquecime de referir que quando altero para o Asus uso o ddns no asus e ele reconhece o ip mesmo quando altera mas nao a porta.