Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo



Mostrar a primeira mensagem
Tópico fechado, já não permite mais respostas.

469 respostas

Reputação 6
Boas @@BSilva1095


 


Eu tenho estado a tentar encontrar a fonte do problema que faz com que o IGMP Multicast não funcione correctamente, mas não tinha ainda encontrado o problema nesse modelo.
Experimenta estas possíveis soluções.


 


Reinstala o firmware , se possível para a versão mais recente.
Nota. Para que isto possa resolver tens obrigatoriamente que fazer reset antes e depois de instalar o firmware. (Isto é feito em administração / Repor Definições de Fabrica)


 


Vai a Wan e em Special Requirement from ISP/ MAC Address certifica-te que esse campo não está preenchido, caso lá encontres algum valor apaga-o, faz Apply e Reboot.


 


Ps. Este problema só está a acontecer muito raramente e routers que fazem isso em algumas instalações quando os ligo em minha casa o problema não está presente.
Estou a tentar encontrar o causa do problema juntamente com a Asus, mas ainda não conseguimos determinar a causa .
Crachá +3
Boas, 


Este novo Update no firmware (30/7) era o que esperavamos para podermos usar o asus directamente?


Update
Reputação 6
Boas ?


 


Esse update ainda não inclui o perfile para os serviços meo .
Crachá +1
Boas


 


Sera que a Asus desistiu de utilizar o perfil da Meo nos firmware oficiais?


Não ha resposta ou novos detalhes a bastante tempo, para quem supostamente era rapido a responder depois dos testes...
Reputação 6
Boas ?


 


A informação que tenho é que já está a ser implementado e deve sair no próximo firmware , mas não sei a data para o lançamento.
Boas,


 


Depois da ajuda do xptopt para adquirir um router que pudesse ligar ao router meo e assim conseguir outras soluções em outras divisões da casa sem ser por wifi, fui buscar um RT-AC56U e apenas limitei-me a actualizar o firmware para a versão mais recente, ou seja a v3.0.0.478_4585 e depois disso apenas limitei-me a activar a opção "Enable efficient multicast forwarding (IGMP Snooping)", deixando assim de ter cortes na imagem.


 


Vou continuar atento a este tópico até porque me parece que este modelo ainda não tem um firmware com perfil para MEO, mas nem julgo ser necessário apesar do esforço muito meritório do xptopt em conseguir, conjuntamente com a ASUS, facilitar a configuração dos nossos routers para utilização da MEO.
Reputação 6
Crachá +10
NunoMG escreveu:

Boas,


 


Depois da ajuda do xptopt para adquirir um router que pudesse ligar ao router meo e assim conseguir outras soluções em outras divisões da casa sem ser por wifi, fui buscar um RT-AC56U e apenas limitei-me a actualizar o firmware para a versão mais recente, ou seja a v3.0.0.478_4585 e depois disso apenas limitei-me a activar a opção "Enable efficient multicast forwarding (IGMP Snooping)", deixando assim de ter cortes na imagem.


 


Vou continuar atento a este tópico até porque me parece que este modelo ainda não tem um firmware com perfil para MEO, mas nem julgo ser necessário apesar do esforço muito meritório do xptopt em conseguir, conjuntamente com a ASUS, facilitar a configuração dos nossos routers para utilização da MEO.



 


A actualização de firmware, provavelmente introduziu novas correcções na implementação do protocolo. Eu próprio já me deparei com múltiplos routers, observando em cada um, comportamentos bastante distintos, quando fiz testes para o meu tutorial. Da investigação que fiz, naquela altura, conclui que, segundo as normas standard, todos os "nós" da rede que tivessem um proxy IGMP incorrectamente configurado, poderiam causar a disputa do 'querier' entre eles, para aquele cenário especifico, ou seja, switches ou Access Points, e que, o IGMP Snooping teria de ficar activo em todos eles. Isto está documentado aqui: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Solu%C3%A7%C3%A3o-Congelamento-da-box-de-TV-com-AP-s-ou-switches-ligados/m-p/67469#U67469


 


Continuo a suspeitar que este problema, origina algures entre a falha de registo de endereços dos grupos de  multicast e a incapacidade de determinação do funcionamento, entre layer 2 ou 3, dos vários nós da rede, agravando-se se usarem versões diferentes do protocolo IGMP. Suspeito que é necessária uma revisão mais profunda na implementação desse protocolo. Contudo, confio que o ?, juntamente com a Asus cheguem a uma solução definitiva, ou o mais perto possivel.


 


Atentamente,


 
Após efectuar o tutorial indicado, não tive qualquer problema a meter o meu RT-AC66U a bombar como TOR :D

 

5* @@xptopt

 

 
Boa Noite,


 


Adquiri há meia dúzia de dias um ASUS RT-AC87U (firmware 3.0.0.4.378_5134). Depois de algumas leituras aqui no forum e ter entendido que estava em dual-edge, consegui configurar perfeitamente o router para substituir o meu thomson TG784. Quer a Internet na vlan10 quer a box ligada na porta 4 com a vlan 12, funcionam perfeitamente bem. Finalmente os reboots esporádicos do thompson em condições de muito trafego ficaram estáveis.


 


Dito isto, e como sabe sempre a pouco gostaria de ligar a gora o TG784 de forma a ativar as ligações de VoIP para os telefones.  A minha questão, prende-se com o fato da mensagem inicial do xpto sobre o upgrade de firmware do asus ser de há alguns meses atrás.


 


A questão é: 


1) Para resolver somente o problema do VoIP, preciso mesmo de fazer upgrade de firmware no ASUS? Porque? Não bastaria ligar o TG784 numa porta com acesso a infraestrutura de umas das Vlans já existentes? e efetuar as configurações manualmente?


 


2) Desde a mensagen de Junho, há algum outro firmware disponível?


 


Obrigado pela atenção.


Bjr
Reputação 6
Boas ?


Visto que ainda está dom o serviço dual-edge a configuração é diferente, para conseguires ter os dois router activos segue estas instruções .


http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012#U18012


 


Nota. O facto do Asus ficar ligado ao router da meo não influencia o desempenho do Asus .
Boa noite ?


 


Obrigaod pela resposta rápida. Ou seja, tenho que colocar o rouder thomson a receber sinal da ONT e depois é que coloco, em cascata, o asus. O thomson não se autentica em PPoE e na prática só está ali a dar uma rede de transição. O Asus mantém as configurações funcionais como tem agora, autenticando-se por PPoE. Ou seja, o IPTV fica logo no thomson.


 


Não é possível inverter o cenário e colocar o asus à frente? É estranho ter que ter lá uma segunda rede de bypass entre o asus e o thompson... na pratica vamos estar a fazer nat duas vezes, correto? Ou estou a ver mal? :)


 


Obrigado.


Bjr
tenho um asus ac87u tal como tu.


 


No meu caso, tenho o ONT ligado directamente ao ASUS e depois do asus (porta 4) ao thompson. O cabo para a box, no meu caso, sai do thompson.



Precisas sempre do thomson senão ficas sem telefone.



Em relação ao asus depois de configurares podes fazer update para o asuswrt-merlin (software modificado) que ele mantem as preferencias, mas ninguem melhor que o xptopt para te ajudar.



Abraço
Reputação 6
Boas ?


 


Não, não ficas com double nat o router da meo está apenas a servir de switch e não tem qualquer papel na gestão do serviço de internet feita pelo Asus.


 


Podes também ligar a Box ao Asus basta seleccionar qual a porta em que queres a Box.


 


Quanto a ligar o Asus antes do router da meo pode ser feito mas não existe nenhuma razão pratica para o fazer, e implicava a utilização de outro firmware no asus para facilitar a implementação do script.
Reputação 6
Boas ?


 


Não é de todo recomendável manter as definições entre updates de firmware, isto pode causar comportamentos anormais no desempenho do router e em casos extremos uma avaria quase irreversível.


 


O procedimento correcto é reset antes do update e reset depois do update .
Olá ?, obrigado uma vez mais... vejo que estas a fazer noitada :)


 


Desculpa estar novamente a questionar mas estou tecnicamente curioso com um aspecto. 


 


O facto de não autenticares o thompson por PPPoE significa que a porta WAN+4 ethernet ficam no mesmo backplane sem routing? Mas com que endereçamento? ou seja, de onde vem o endereçamento que depois é dado à caixa e ao próprio thompson para ele chegar a infra-estrutura VoIP? com Ips fornecidos pelo dhcp server da infra-estrutura MEO? 


 


Nessa lógica, ao ligar a porta WAN do asus a uma ethernet do thompson, não vou obter IP a partir deste, caso não desabilite o DHCP server do thompson? devo desabilitar o DHCP server do thomson?


 


Abraço e obrigado.


Bjr
Reputação 6
Boas ?


 


Esta é a minha hora preferida para trabalhar .


 


O ip da ligação PPPOE e atribuída pela infra-estrutura , o router da meo vai detectar um dipositivo (router Asus) na porta 4 e vai-lhe atribuir um ip mas como o asus recebe o IP da ligação PPPOE e os routers estão em gamas diferentes não existe nenhum conflito de IP, portanto não é necessário desactivar o DHCP no router da Meo.


 


Esta solução já foi mais do que testada , podes confiar em mim o asus comunica directamente com a ONT, o router da Meo não te vai dar mais problemas.
? Muito bem! vou experimentar amanhã :)


 


Obrigado.
Reputação 6
?


Não te esqueças se removeres as Vlan.
Reputação 6
Boas


Adicionei uma nova versão do firmware com suporte para mais dois modelos (RT-N18U RT-AC51U)


Deixem aqui as vossa notas ou bugs que encontrem sff.
Reputação 6
Boas ?
Já adicionei o firmware para o RT-N18U , testa e depois diz como correu sff.
Reputação 6
Boas ?


Já adicionei o firmware para o RT-AC51U , testa e depois diz como correu sff.
Caro ?,


 


Este novo firmware trás alguma novidade relativamente ao 3.0.0.4.378_5431-gbe851a2 no RT-AC66U?


 


EC
Reputação 6
Boas ?
Sendo uma beta mais recente, tem mais algumas correcções de bugs, não tenho acesso as patch notes, por isso não sei ao certo o que foi feito.
Desde já muito obrigado de novo pela iniciativa.


Tentei fazer o update com o novo firmware disponibilizado na dropbox no meu RT-N66. Infelizmente não consegui nenhuma ligação. Tive que voltar ao anterior.


Algo de novo é preciso fazer agora na intalação?


 


Obrigado
Crachá +3
Boas ?


Bem isto não correu muito bem ... Vou descrever todos os meus passos para ver se fui eu que fiz algo errado...


1º reset ao router com as configurações de fabrica...


2º actualização com o novo firmware


3ª novo reset com configs de fabrica


4ª alterei as ligações e o cabo que sai do ONT entra na porta de entrada do router asus, e da porta 4 do asus liga entao á de entrada do router meo...


5ª acedi á pagina das configurações do asus directamente sem wizard e coloquei o perfil do MEO...


6ª gravei tudo e reiniciei ambos os equipamentos e nao funcionou ...


 


Quando fui verificar as definições reparei que eram um poco diferentes das apresentadas nas imagens , o que poderia obviamente estar relacionado com diferenças dos modelos , onde diz IGMP só tem uma das opções e estava activada...


Voltei a alterar para desactivar e guardei mas ele volta a assumir como atiivada novamente...


Entretanto nem reiniciando o router altera fica sempre activada...


A internet tb nao é detectada, tentei fazer o wizard e nao consegui que funcionasse...


tentei alterar a ligação da porta 4 e até experimentei todas elas e nenhuma consegue detectar ligação.


Não sei se fiz algo errado , irei tentar novamente no fim de semana, com mais tempo e entretanto vou deixando feedback.


 


E obrigado por tudo uma vez mais ?