Firmware 10.2.D - Problemas detectados

  • 7 January 2013
  • 20 respostas
  • 1028 visualizações

Boas,

Registei-me aqui neste forum no intuito de partilhar algumas anomalias com este firmware (testado no router thomson TG784n). Se alguém souber algum workaround ou conheça mais anomalias partilhem neste tópico. De notar que com este firmware o Upnp funciona como sempre devia funcionar, ao contrario dos firmware 8.x.x em que existiam bastantes problemas com o serviço.




Problemas detetados:

Firewall: Desactivando a firewall por telnet (firewall config state=disabled) faz com que os dispositivos ligados por ethernet (LAN) deixem de funcionar passando algum tempo, incluindo as boxes da MEO, ainda não descobri forma de resolver isto, só reiniciando o router é que os dispositivos ligados por ethernet voltam a funcionar.

Abertura de portas: Abrindo portas manualmente com este firmware não funciona e faz com que o Upnp deixe de funcionar para o dispositivo em que atribuiram a abertura de portas.

20 respostas

Boa tarde...

Quanto aos teus problemas apenas me deparei com o problema da firewall. Não encontrei solução... Depois de o router crashar apenas reiniciado é que resolvo a situação... A melhor solução é mesmo não desligar a firewall :S
O problema de abertura de portas nunca me aconteceu 😃
Boa tarde...

Quanto aos teus problemas apenas me deparei com o problema da firewall. Não encontrei solução... Depois de o router crashar apenas reiniciado é que resolvo a situação... A melhor solução é mesmo não desligar a firewall :S
O problema de abertura de portas nunca me aconteceu :D

Este problema da firewall é mesmo incomodo pois uma das coisas que me é menos util e me causa mais problemas é mesmo a firewall do router.
Quanto à abertura de portas, testei por exemplo com uma consola de jogos, abri portas manualmente para ela e o Upnp deixou de funcionar, e nem as portas que abri ficaram abertas :S. De notar que abri através do gui do router, por onde abriste as portas? Telnet ou GUI?
Eu abri as portas pela GUI. Eu neste momento tenho o meu router com as portas abertas para um servidor http e ao sacar torrentes o upnp abre bem as portas. Está a funcionar bem na minha casa.... Se calhar é um problema com a tua consola. :S
para que qeres desligar a firewall?
e tenta desligar la por o Webgui ( 192.168.1.254 )

e se o upnp esta a funcionar correct porque abrir portas para a consola???
usa tambem o webgui

faz reset total ao router e começa de novo.
Algo que detectei foi ao adicionar sites ao controlo de conteudo, o router tem a tendencia de mostrar alguns glitches, renicia e a net fica um pouco lenta.
para que qeres desligar a firewall?
e tenta desligar la por o Webgui ( 192.168.1.254 )

e se o upnp esta a funcionar correct porque abrir portas para a consola???
usa tambem o webgui

faz reset total ao router e começa de novo.

Já fiz reset total ao router, e as perguntas que fazes, desculpa mas acho que são demasiado obvias. No caso da firewall porque a quereria eu ligada? A filtrar-me trafego quando não necessito? E desactiva-la por GUI não a desactiva completamente, apenas altera-lhe os niveis. Quanto à abertura de portas quando fazes uma afirmação dessas devias pensar que nem todas as aplicações suportam Upnp, por exemplo, tenho um servidor http, mas tambem utilizo software que usa upnp (videojogos, utorrent, steam, etc) logo necessito de usar o upnp e abrir portas manualmente para o meu servidor http.
Algo que detectei foi ao adicionar sites ao controlo de conteudo, o router tem a tendencia de mostrar alguns glitches, renicia e a net fica um pouco lenta.

O facto da net ficar mais lenta deve-se ao facto de todo o tráfego ser filtrado de modo a bloquear os que especificaste 😕
O facto da net ficar mais lenta deve-se ao facto de todo o tráfego ser filtrado de modo a bloquear os que especificaste :/

Sim... Penso que na GUI tem uma informação a alertar que as velocidades podem ser afetadas
Sim... Penso que na GUI tem uma informação a alertar que as velocidades podem ser afetadas

Recomendo-te usares o opendns e filtrares atraves do serviço deles. Alem de mais rapido é mais fiavel.
Recomendo-te usares o opendns e filtrares atraves do serviço deles. Alem de mais rapido é mais fiavel.

rbmaster... Como fizeste isso? substituis-te os DNS do router pelos do opendns?
à coisa de 2semanas foi-me realizado o update no 784(sem norma n) melhorou muita coisa como o upnp.
-mas para comecar o wireless nao realiza o broadcast com o reset de fabrica, apesar de estar tudo ligado, sou obrigado a trocar o canal do sinal, para ele poder ser transmitido.

-eu tenho a box da motorola e um AP ligado a um switch simples de 5portas e este ao thomson, e antes do update, funcionava tudo lindamente, tenho o dhcp desligado tenho um ip fixo e a gateway esta bem configurada com o 192.168.1.254. Depois do Update ou fico com as falhas de 30 em 30s na tv, ou entao fico com net se a box estiver desligada, assim que a ligo fico logo sem net(isto recorrento ao wizard de configuração do AP).

testei 5 APs (1Belkin router configurado como ap 1 fonera+ com dd-wrt|1ASUS com dd-wrt|1"wifi repeater" do ebay e um airport express da apple) dos 5 so o airport fica a funcionar depois de 3 ou 4 resets (mas preciso deste na sala para usar o airplayt no som ambiente)

WPS, para ligar os Aps tambem boqueia a box.
Tentei retirar a segurança do sinal do thomson mas o resultado foi o mesmo, poderia ser conflito do wpa ou wpa2.
liguei para o 16209 a explicar isto tudo dizem que realizaram umas alterações, assim que chegar a casa testo, mas duvido parece-me que vou ter de voltar ao firmware antigo.

ps: ja agora alguem pode confirmar se o 784n tambem tem estes problemas? o 784n também é instalado em adsl? sera que posso trocar de router se realmente funcionar em norma n tem um maior alcance.
rbmaster... Como fizeste isso? substituis-te os DNS do router pelos do opendns?

Não precisas de substituir, adiciona apenas os endereços do opendns e aplica-lhes uma prioridade maior (menor número). Atenção que para os filtros precisas de criar conta no opendns primeiro, tem lá os guias necessários para os procedimentos.
à coisa de 2semanas foi-me realizado o update no 784(sem norma n) melhorou muita coisa como o upnp.
-mas para comecar o wireless nao realiza o broadcast com o reset de fabrica, apesar de estar tudo ligado, sou obrigado a trocar o canal do sinal, para ele poder ser transmitido.

-eu tenho a box da motorola e um AP ligado a um switch simples de 5portas e este ao thomson, e antes do update, funcionava tudo lindamente, tenho o dhcp desligado tenho um ip fixo e a gateway esta bem configurada com o 192.168.1.254. Depois do Update ou fico com as falhas de 30 em 30s na tv, ou entao fico com net se a box estiver desligada, assim que a ligo fico logo sem net(isto recorrento ao wizard de configuração do AP).

testei 5 APs (1Belkin router configurado como ap 1 fonera+ com dd-wrt|1ASUS com dd-wrt|1"wifi repeater" do ebay e um airport express da apple) dos 5 so o airport fica a funcionar depois de 3 ou 4 resets (mas preciso deste na sala para usar o airplayt no som ambiente)

WPS, para ligar os Aps tambem boqueia a box.
Tentei retirar a segurança do sinal do thomson mas o resultado foi o mesmo, poderia ser conflito do wpa ou wpa2.
liguei para o 16209 a explicar isto tudo dizem que realizaram umas alterações, assim que chegar a casa testo, mas duvido parece-me que vou ter de voltar ao firmware antigo.

ps: ja agora alguem pode confirmar se o 784n tambem tem estes problemas? o 784n também é instalado em adsl? sera que posso trocar de router se realmente funcionar em norma n tem um maior alcance.

Primeiro, o gateway que te estás a referir é o gateway do thomson certo? É que se tiveres a usar esse endereço no AP não vai funcionar pois esse é o endereço do gateway Thomson. Não utilizes o 253 porque esse é o da porta USB, tuiliza por exemplo o 252. E não precisas de desligar o dhcp no thomson, configura ip fixo apenas para o teu ap, se o teu AP for um router desliga-lhe o serviço DHCP. Melhor ainda, com essa configuração se o teu AP é um router podias fazer com que ele fizesse a gestão da Internet e o Thomson apenas do IPTV e do Voip. Para isso activa o Wan sensing no thomson, liga o ap diretamente ao thomson na porta 1 do thomson e na porta WAN do outro router. Configuras o acesso à internet nesse router (introduzes os teus dados asxxxxxxx@sapo.pt e password) e depois ligas o switch a esse router. Ficarás muito melhor servido nunca mais terás as dores de cabeça que tinhas com o Thomson.

E sim o router TG784n é instalado em ADSL e têm um maior alcance, e é dual band (apesar do novo firmware dedicar uma das antenas internas para o serviço PT Wi-fi o que fez com que perdesse bastante força o sinal, ainda tenho de tentar desactivar isso por telnet)
Não precisas de substituir, adiciona apenas os endereços do opendns e aplica-lhes uma prioridade maior (menor número). Atenção que para os filtros precisas de criar conta no opendns primeiro, tem lá os guias necessários para os procedimentos.

Obrigado...
Primeiro, o gateway que te estás a referir é o gateway do thomson certo? É que se tiveres a usar esse endereço no AP não vai funcionar pois esse é o endereço do gateway Thomson. Não utilizes o 253 porque esse é o da porta USB, tuiliza por exemplo o 252. E não precisas de desligar o dhcp no thomson, configura ip fixo apenas para o teu ap, se o teu AP for um router desliga-lhe o serviço DHCP. Melhor ainda, com essa configuração se o teu AP é um router podias fazer com que ele fizesse a gestão da Internet e o Thomson apenas do IPTV e do Voip. Para isso activa o Wan sensing no thomson, liga o ap diretamente ao thomson na porta 1 do thomson e na porta WAN do outro router. Configuras o acesso à internet nesse router (introduzes os teus dados asxxxxxxx@sapo.pt e password) e depois ligas o switch a esse router. Ficarás muito melhor servido nunca mais terás as dores de cabeça que tinhas com o Thomson.

E sim o router TG784n é instalado em ADSL e têm um maior alcance, e é dual band (apesar do novo firmware dedicar uma das antenas internas para o serviço PT Wi-fi o que fez com que perdesse bastante força o sinal, ainda tenho de tentar desactivar isso por telnet)

agradeço a resposta, mas o desligar o dhcp só mesmo nos aps e routers com tal papel, o dhcp principal é sempre o thomson 🤡 e os aps sao para servir de complemento pois a casa é relativamente comprida e o sinal nao chega a outra ponta. o estranho é que nem mesmo com a funcao de repeater a coisa funcionou ao ligar à rede wireless do thomson de forma a retransmitir, pumba sinal de tv com quebras.
resumindo: este ultimo firmware deixa muito a desejar para quem necessita aumentar a abragencia do sinal wireless.
firmware antigo não tinha problemas nenhuns.... a ver se via telnet com o user debug consigo alguma coisa. é que a situação das quebras de sinal de tv de 30 em 30s parece que é problema de QoS (pacotes de internet a passarem a frente dos pacotes de tv).... chegando a casa vou ver o que os senhores do 16209 andaram a inventar para tentar contornar esta situação se não peço para voltar ao firmware antigo. vou perguntar ao apoio tecnico se é possivel trocar o modem, mas cheira-me que se devem cortar.....
cumprimentos!! ideias sao bem vindas!
boas, eu tenho adsl iptv e tenho esse 784n ja com o novo firmware, por acaso este router com este firmware parece que ficou com mais alcance tenho 3pcs a funcionar pelo wifi e tenho optimo sinal em todos. agora eu nao sei, e se te trocam por este de norma n. so se esse que tu tens deixar de funcionar ou ameaçando que vais cancelar o contrato se nao te trocarem o router bla bla bla... boa sorte cumps...à coisa de 2semanas foi-me realizado o update no 784(sem norma n) melhorou muita coisa como o upnp.
-mas para comecar o wireless nao realiza o broadcast com o reset de fabrica, apesar de estar tudo ligado, sou obrigado a trocar o canal do sinal, para ele poder ser transmitido.

-eu tenho a box da motorola e um AP ligado a um switch simples de 5portas e este ao thomson, e antes do update, funcionava tudo lindamente, tenho o dhcp desligado tenho um ip fixo e a gateway esta bem configurada com o 192.168.1.254. Depois do Update ou fico com as falhas de 30 em 30s na tv, ou entao fico com net se a box estiver desligada, assim que a ligo fico logo sem net(isto recorrento ao wizard de configuração do AP).

testei 5 APs (1Belkin router configurado como ap 1 fonera+ com dd-wrt|1ASUS com dd-wrt|1"wifi repeater" do ebay e um airport express da apple) dos 5 so o airport fica a funcionar depois de 3 ou 4 resets (mas preciso deste na sala para usar o airplayt no som ambiente)

WPS, para ligar os Aps tambem boqueia a box.
Tentei retirar a segurança do sinal do thomson mas o resultado foi o mesmo, poderia ser conflito do wpa ou wpa2.
liguei para o 16209 a explicar isto tudo dizem que realizaram umas alterações, assim que chegar a casa testo, mas duvido parece-me que vou ter de voltar ao firmware antigo.

ps: ja agora alguem pode confirmar se o 784n tambem tem estes problemas? o 784n também é instalado em adsl? sera que posso trocar de router se realmente funcionar em norma n tem um maior alcance.
igru... tens novidades? os senhores do 16209 resolveram a situação? penso que se argumentares que precisas da norma N no WIFI eles trocam para um TG784n (norma N).
As velocidades no WIFI são bastante superiores.
Outra coisa que detectei foi que os utilizadores microuser, sumeo e tech desapareceram. Também a gestão remota do router deixou de estar activa e não a consigo encontrar nas definições. Se alguém souber agradeço pois a gestão remota faz-me falta para poder abrir e fechar portas remotamente (router TG784 norma G).
Já fiz reset total ao router, e as perguntas que fazes, desculpa mas acho que são demasiado obvias. No caso da firewall porque a quereria eu ligada? A filtrar-me trafego quando não necessito? E desactiva-la por GUI não a desactiva completamente, apenas altera-lhe os niveis. Quanto à abertura de portas quando fazes uma afirmação dessas devias pensar que nem todas as aplicações suportam Upnp, por exemplo, tenho um servidor http, mas tambem utilizo software que usa upnp (videojogos, utorrent, steam, etc) logo necessito de usar o upnp e abrir portas manualmente para o meu servidor http.

li mal, pensei que tinhas dito que tinhas o upnp ligado e querias abrir portas manualmente para uma comsola (ps3/xbox/etc..)
essa de desligar a firewall na webgui so lhe altera os niveis nao sabia.
eu tenho um pequeno servidor que fiz portforward na webgui e o upnp ligado para uma ps3 e funciona direito.

Quanto à abertura de portas quando fazes uma afirmação dessas devias pensar que nem todas as aplicações suportam Upnp, por exemplo, tenho um servidor http, mas tambem utilizo software que usa upnp (videojogos, utorrent, steam, etc) logo necessito de usar o upnp e abrir portas manualmente para o meu servidor htttp.

utorrent pode ussar o upnp e o steam para se configurar a ele proprio a unica coisa que tive mesmo de abrir manualmente foi as portas para o meu servidor de resto o router tratou por mim 😃
No dia 12 liguei para o 16209 e solicitei a troca do router thomson por um ja com norma n. ontem o modem foi trocado ja estive a configurar os meus dispositivos, falta-me agora verificar se continua com os problemas com AP's.

Responder