Firmware 10.2.1.L mais segundo router a gerir o serviço de internet ... em ADSL

  • 12 July 2016
  • 0 respostas
  • 689 visualizações

  • Principiante
  • 2 respostas
Bom dia,

Estive a ler as 73 paginas do tópico sobre a ligação do Thompson com 10.2.1.L a um segundo router  e vou fazer um resumo para ver percebi bem, e depois gostava de saber se alguém me podia dar mais alguma ajuda.

 

O tópico descreve como ligar um segundo router mas apenas nas ligações fibra pois nessas o MEO entrega o DHCP directametne na ethernet, e a partir daí é questão de configurar o segundo router com as VLANs correctas e com o IGMP.

 

Em ADSL, antigamente, bastava desligar o PPPOE e aquilo ficava em bridge e depois bastava configurar o PPPOE no 2º router, mas com a mudança para o Single-EDGE e IPoE "isso foi-se". Iria "ser disponibilizada uma configuração que permitira configurar algo similar", e isso já vai desde início de 2015 e segundo percebi até agora ainda não existe.

 

Assumindo que esta minha descrição está correcta, vamos então às minhas dificuldades e ver se alguém me pode ajudar.

 

Antes de prosseguir queria apenas referir que tinha (e tenho) a minha rede a funcionar com o segundo router a fazer um "duplo NAT" e que queria colocar o segundo router ligado directamente à Internet para não ter este duplo trabalho e tornar toda a gestão mais fácil pois de casa já tenho uma rede complexa com bridges wifi, powerlines, etc e que estou também a ver se subsituo por cabo ethernet.

 

 

Como tinha lá por casa um D-Link velho que fazia bridge ADSL->Ethernet tentei não mexer no Thompson (para pode ter sempre um "tira teimas" em caso de problemas), pelo que fui busca-lo e configurei-lhe o VPI/VCI 1.35 com o ADSL, coloquei a WAN do segundo router ligado à LAN do segundo router et... voilá, passei a ter internet directamente no segundo router, IPv6 nativo e IPTV na Box. Dei por mim tão feliz que até arrumei o Thompson e arrumei a cablagem toda.

 

Já depois disto tudo fui ver a televisão e esta funcionava mas a imagem tinha algumas quebras (tipo parece que se perdiam frames). Ainda pensei que fosse problema da box ou outra coisa e para tirar as teimas voltei a ligar a box por cabo de rede e depois via router Thompson, e a imagem ficou novamente perfeita. A bridge em questão é a "versão antiga" (D1) deste http://www.dlink.com/uk/en/home-solutions/connect/broadband-modems-and-routers/dsl-320b-adsl-2-ethernet-modem, e se alguém tiver ideia do que possa estar a correr mal, posso voltar a testar (já lhe fiz upgrade para o ultimo firmware e ficou igual, e o estranho é que toda a internet funciona bem e com a velocidade esperada, é só mesmo a televisão que fica com a imagem "aos soluços")..

 

A minha suspeita é que esta bridge que eu lá tenha por ser antiga não deve estar a suportar lá muito bem o ADSL e como não me apetecia estar a comprar outro "segundo router" só por causa porta ADSL, agora queria configurar o Thompson em modo bridge.

 

Assim sendo a minha questão é: não havendo uma configuração "oficial", como é que se pode configurar manualmente no Thompson a bridge entre o ADSL e uma das portas Ethernet? Se for preciso posso mexer naquelas configurações todas de VLANs e afins que lá estão, mas a "linguagem de configuração" que lá está é demasiado específica do router e lembrei-me que alguém saberia orientar-me em relação aos parâmetros a alterar...

 

Grato pela ajuda

rdb

0 respostas

Sê o primeiro a responder!

Responder