Firmware 10.2.1.L e outro router para gerir o serviço internet.

  • 8 September 2014
  • 17 respostas
  • 1832 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
 Boas


 


Como já devem ter reparado com o novo firmware deixa de ser possível efectuar a ligação PPPOE no segundo router , isto acontece porque a autenticação do serviço passa a ser feita no servidor e não no router, portanto vou deixar aqui aqui algumas notas para quem necessita do segundo router pra garantir a estabilidade de alguns programas ou jogos online .


 


A meo está a testar uma forma para que quem está de momento a usar um segundo router o continue a fazer com o novo firmware .


 


A informação que tenho de momento é que embora a configuração no segundo router seja diferente do processo anterior através da ligação PPPOE , com a nova configuração em testes neste momento , pode ser possível passar a gestão dos serviços firewall e nat para o segundo router , mas só posso confirmar tudo isso quando tiver o firmware e a solução em teste instalada no meu router o que deve acontecer ainda hoje.


 


Tenho também a informação que a meo tem conhecimento e em conta os clientes clientes que têm necessidade de usar um segundo router , para não criar constrangimento a esses clientes a meo não vai instalar de momento o novo firmware aos clientes que consegui sinalizar com outro router para gerir o serviço de internet até que se consiga encontrar uma solução .


 


Nota… tenho conhecimento que foi efectuada a actualização a clientes que estavam a usar outro router , mas não sei se foi porque não foi detectado o segundo router , ou a decisão de não instalar o novo firmware clientes com um segundo router só foi tomada depois de algum tipo de reclamação.


 


Na minha opinião acredito que a mudança seja para melhor e fico contente por a meo ter tido em consideração as necessidades de uma minuíra de clientes que necessita do segundo router .


 


Vou colocar os resultados dos testes aqui neste tópico assim que me for instalado o firmware , e estarei aqui para esclarecer qualquer duvida .

17 respostas

Boas


 


bela iniciatica, users como eu que usamos 1 segundo router ficamos agradecidos por essa medida. Visto que possivelmete iria voltar a ter problemas nos jogos  como tive antes de ter o 2º router. parabens.
Reputação 6
Boas Comecei a testar hoje a nova configuração “Gaming mode ” mas ainda no firware 10.2.1.d e ao que parece todos os problemas que estavam presentes antes desta configuração foram resolvidos , o router já não se desliga por exceder o numero máximo de ligações , não tive problemas a abrir portas nem a faze-las passar pela NAT excepto com o fifa, fica sempre nat moderate mas isto também acontece com o asus a gerir a ligação PPPoE ,portanto parece-me ser um problema com o jogo e não uma configuração do router .


 


Dito isto parece já não existir a necessidade de usar um segundo router mas tenho de esperar pelo novo firmware para ver se funciona da mesma forma .


 


Vou também testar a melhor forma de poder ligar o asus ao router da meo para poder aceder ao disco ligado no asus visto que o router da meo não suporta discos em NTFS
boas


 


Ai esta um erro.  Devia dar para continuar a usar um segundo router e meter a net sem qq tipo de filtro no router e deixar a filtragem ser feita no segundo router.
Reputação 6
Observadorpt escreveu:

boas


 


Ai esta um erro.  Devia dar para continuar a usar um segundo router e meter a net sem qq tipo de filtro no router e deixar a filtragem ser feita no segundo router.



Boas


 


Dá para continuar a usar um segundo router em modo AP , não vais notar nenhuma diferença pois como já tinha dito , os problemas já não estão presentes como esta alteração , eu também preferia o sistema antigo mas com a implementação do IP V6 também foi alterada a plataforma e esta já não efectua a autenticação no router mas sim no servidor .
Boas


 


 


O que e isso de AP?
Reputação 6
Boas


 


Modo access point .


 


 


 
Olá a todos!

Aderi à MEO (Total 100) há alguns dias (estava farto do cobre a que chamavam fibra), e antes de qualquer outra coisa, tenho que agradecer o trabalho e espírito de partilha do Xptopt com os guias por ele criados para ajudar utilisadores com maiores ou menores dificuldades. Muito obrigado, Xptopt!

Agora, vou expor o(s) meu(s) problema(s):

1.- A primeira pergunta que fiz antes de aderir foi se tinha acesso completo à configuração do router, explicando que, tendo uma pequena rede doméstica, e pretendendo que alguns dos PCs só fossem ligados à Internet para actualização do Internet Security e do Windows, teria necessidade de bloquear esse acesso a determinados IPs da minha rede. Foi-me respondido afirmativamente. Aqui, quero salientar que, se a resposta tivesse sido negativa, a minha deslocação à loja teria terminado de imediato.

2.- Após a instalação dos serviços em minha casa, verifiquei que, afinal, não podia fazer com o router da MEO (TG784n v3 10.2.1.D) aquilo que fiz durante anos com outros serviços: quando precisava de ir à Internet, mudava o IP para uma gama não bloqueada.

3.- "Mergulhei" no forum da MEO e descobri a possibilidade de instalar um segundo router para gerir a Internet. Uma vez mais obrigado Xptopt! Devo ter lido mais de metade das mensagens aí presentes. Idealizei algumas hipóteses de solução, mas queria antes pedir a opinião do Xptopt. Ao fim e ao cabo, o meu problema não eram os jogos online (jogo, mas nunca online) mas sim poder bloquear IPs locais.

4.- Quando me preparava para fazer o pedido, li a mensagem que informava sobre a mudança de "firmware" que a MEO estaria a levar a cabo, o que me fez recuar.

Neste momento, a minhas questões para o Xptopt são estas:

a)- Pensas que será possível com a versão 10.2.1.L (ainda não instalada no meu router) desactivar o Firewall da MEO (que nem manual tem), e utilisar o do segundo router quer para os PCs ligados por cabo quer para os ligados sem fio?

b)- Pensas que será possível bloquear IPs locais no segundo router negando o acesso nos dois sentidos ao router da MEO, que o mesmo é dizer à Internet?

Das tuas respostas a estas duas questões dependerá a minha continuidade na MEO.

Muito obrigado!
Ovelha Negra
Reputação 6
Boas


Se ainda não tens o novo firmware instalado podes ligar o segundo router para fazer a gestão do serviço de internet sem qualquer problema, e posso também adiantar que caso seja detectado o segundo router na tua rede o upgrade de firmware não vai ser efectuado nesta primeira faze até ser encontrada uma solução fiável para os clientes nessa situação.


 


Usando essa configuração tens a liberdade para efectuar qualquer configuração de IPs no segundo router sem teres de te preocupar com o router da meo , visto que o segundo router vai comunicar directamente com a ONT e o router da meo não tem qualquer influencia na gestão do serviço de internet, nem a firewall do router da meo se aplica ao segundo router ,nesta configuração é como se o router da meo não existisse .


 


Dito isto sugiro apenas que aguardes até quarta feira caso decidas optar por usar outro router porque a indicação que tenho é que vai ser feita na no inicio da semana mais uma faze de updates de firmware para uma serie de clientes .


 


PS. Acredito que também é possível fazer essa restrição de IPs no router da meo , não sei ao certo como funciona , mas posso tentar ajudar .


 


Podes também encontrar aqui no fórum uma forma de criar um rootuser no router da meo que te vai dar todos os privilégios e configurações adicionais.
Reputação 6
Vê se é isto qeu pretendes fazer .


 


Vai a Ferramentas/Controlo de acesso selecciona o dispositivo que pretendes bloquear e clica em adicionar.


 




 


 





 


Em seguida clica em Editar e configura as restrições


 


Muito obrigado pela tua rápida resposta, Xptopt!:D


 


Como, tanto quanto tenho procurado, o Asus RT-N16 só está presente na Allientech, e será impossível comprá-lo amanhã, penso que vou correr o risco de aguardar até quarta feira, na esperança de que a MEO não altere o firmware do meu router.


 


Tanto quanto percebi da leitura das muitas mensagens, o firmware DD-WRT permite fazer o bloqueio de IPs locais, independentemente da marca do router a que é aplicado. Por favor confirma.


 


Obrigado!


 


Ovelha Negra
Reputação 6
OvelhaNegra escreveu:

Muito obrigado pela tua rápida resposta, Xptopt!:D


 


Como, tanto quanto tenho procurado, o Asus RT-N16 só está presente na Allientech, e será impossível comprá-lo amanhã, penso que vou correr o risco de aguardar até quarta feira, na esperança de que a MEO não altere o firmware do meu router.


 


Tanto quanto percebi da leitura das muitas mensagens, o firmware DD-WRT permite fazer o bloqueio de IPs locais, independentemente da marca do router a que é aplicado. Por favor confirma.


 


Obrigado!


 


Ovelha Negra



Viste este post ?


 


https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-10-2-1-L-e-outro-router-para-gerir-o-servi%C3%A7o-internet/m-p/49455/highlight/true#M12648
Linhas cruzadas...


 


O problema é que o router da Meo "conhece" os dispositivos ligados pelo nome (dos PCs, no caso) e não pelos IPs, e não vejo forma de adicionar dispositivos no Access Control...:(


 


Obrigado!


 


Ovelha Negra
Boas


 


Alguma novidade acerca do novo firmware?
Reputação 6
Boas


 


Já tenho o novo firmware instalado no meu router , e também já encontrei uma forma de usar outro router para gerir o serviço de internet e o router da meo a distribuir IPTV , mas infelizmente ainda não consegui colocar o serviço de telefone a funcionar .


 


Se alguém estiver interessado posso colocar aqui a configuração , mas devem ter em conta que o telefone não vai funcionar , isto é mesmo experimental visto que não tenho privilégios necessários para editar as configs no router da meo de forma a conseguir por tudo a funcionar .
xptopt escreveu:

Boas


 


Já tenho o novo firmware instalado no meu router , e também já encontrei uma forma de usar outro router para gerir o serviço de internet e o router da meo a distribuir IPTV , mas infelizmente ainda não consegui colocar o serviço de telefone a funcionar .


 


Se alguém estiver interessado posso colocar aqui a configuração , mas devem ter em conta que o telefone não vai funcionar , isto é mesmo experimental visto que não tenho privilégios necessários para editar as configs no router da meo de forma a conseguir por tudo a funcionar .



Hmm... Lembras-te que com a versão 10.2.1.D alguns utilizadores tiveram problemas com o telefone? Será algo do mesmo tipo?


Acho que se "teimares" um bocado mais, vais encontrar solução!


 


Boa sorte para ti, que o mesmo é dizer: boa sorte para todos os que dependem do teu trabalho e dedicação!


 


Um abraço!


 


Ovelha Negra
Boas!

 

Seria possível dares algumas informações de como usar o router Meo com firmware 10.2.1.L com um 2º router para gerir o acesso à Internet?

 

Obrigado!
Crachá
Boas xptopt. Isso são boas noticias. Podes fornecer-me o tutorial para o fazer e por outro lado queria perguntar-te quanto a ipv6, como é que isso está? Obrigado.

Responder