Fibra de 30 megas não dá mais que 9

  • 7 October 2011
  • 17 respostas
  • 1511 visualizações

  • Estagiário Júnior
  • 14 respostas
Bem, hoje finalmente instalaram-me a fibra em casa e o combinado foi ter net fibra a 30 megas de velocidade.
Fiz os testes no speedtest.net e a minha velocidade de download varia dos 4 megas aos 9. Sobre o upload, está sempre nos 3 megas.

Aí está a prova:

http://www.speedtest.net/result/1520998185.png

Que me recomendam fazer?

17 respostas

Estás ligado por cabo de rede?
É que se for por wireless tanto tens a limitação da força do sinal, como a limitação da norma do teu portátil, desktop ou router?

Faz o teste por cabo de rede, directamente ligado ao router, volta a fazer o teste e coloca cá os resultados.
Obrigado pela ajuda :)

Com o portátil ligado por cabo, realmente consigo alcançar os 30 megas de net. Sem cabo de rede e mesmo ao pé do router, obtenho metade (15 megas).

E com o meu desktop obtenho como já disse, entre 4 a 9 megas.

Mas mesmo assim, não era suposto pelo menos o portátil conseguir uns 20/25 megas?
E se eu quiser ter mais megas de velocidade no meu desktop, o que me recomendam fazer? Comprar uma nova pen wireless? E se sim, qual?

Obrigado desde já pela ajuda :great:
POr wireless e se o router for norma G (54 Mbps) não consegues mais que os 15 ou 20 mbps na melhor das hipoteses. Pode acontecer terem instalado um router norma N e aí se conseguir mais uns pózinhos com uma placa N
Sei lá, se o desktop não apanha 30Mb passa-se algo de grave aí.

Ou é vírus no PC, algum programa a consumir (o que acho menos provável), ou então, tens um desktop antigo que tem porta de 10Mbit e não de 1Gb, bem como também pode ser limitação do disco rígido, do processador, como outro qualquer problema.

É esperar pela ajuda de mais alguém.

Enfim, parece que não estão com muita vontade em ajudar.
Sei lá, se o desktop não apanha 30Mb passa-se algo de grave aí.

Ou é vírus no PC, algum programa a consumir (o que acho menos provável), ou então, tens um desktop antigo que tem porta de 10Mbit e não de 1Gb, bem como também pode ser limitação do disco rígido, do processador, como outro qualquer problema.

É esperar pela ajuda de mais alguém.


Enfim, parece que não estão com muita vontade em ajudar.

Muda o canal SSID do router
Ricardo, não me parece que tenha a ver com o meu PC. O meu PC não é dos melhores, mas também não é mau.
Quanto à hipótese de mudar o canal SSID do router, não sei como se faz isso. Só estou mesmo a pedir ajuda neste fórum porque não pesco muito disto lol
Reputação 7
Crachá +23
Obrigado pela ajuda :)

Com o portátil ligado por cabo, realmente consigo alcançar os 30 megas de net. Sem cabo de rede e mesmo ao pé do router, obtenho metade (15 megas).

E com o meu desktop obtenho como já disse, entre 4 a 9 megas.

Mas mesmo assim, não era suposto pelo menos o portátil conseguir uns 20/25 megas?
E se eu quiser ter mais megas de velocidade no meu desktop, o que me recomendam fazer? Comprar uma nova pen wireless? E se sim, qual?

Obrigado desde já pela ajuda :great:

quantas redes tens na zona?? e quantas sao Zon Free?? e a distancia do router??

quantas mais redes mais interferencias...as Zon Free sao uma trampa e aruinam as redes da zona...quanto mais longe menos qualidade iras ter...

imagina...tu estas numa sala a falar com alguem (tu es o PC e esse alguem o router) conversam sem problemas...agora se tiveres 20 pessoas na mesma sala ninguem se entende (20 redes de outros router e pelo menos mais 20 PC's ou mais)....

mais simplificado nao se consegue explicar...axo...

se tens um portatil...nao te aconselho Pen de wireless...
O meu irmão é que tem portátil. Eu tenho um fixo.
A distância a que estou do router é muito pouca. O router está na sala. Basta atravessar a entrada e já estão no meu quarto onde tenho o PC.

E quanto ao número de redes que tenho na minha zona... Eu consigo apanhar 8 a contar com a minha e mais uma free da zon.

P.S: Não era preciso de teres explicado de uma maneira tão simples. Eu não sou assim tão mau xD
Já descobri como mudo de canal SSID. E por acaso reparei numa coisa. Não faço a mínima se é normal, mas isto diz que a velocidade é 18 mbps.
http://gyazo.com/aa2f0ce475456db57571b472c36b1705.png

E quanto a mudar de canal, tanto faz mudar para o 1, 2, 3, etc?
Já descobri como mudo de canal SSID. E por acaso reparei numa coisa. Não faço a mínima se é normal, mas isto diz que a velocidade é 18 mbps.
http://gyazo.com/aa2f0ce475456db57571b472c36b1705.png

E quanto a mudar de canal, tanto faz mudar para o 1, 2, 3, etc?

Muda para 10 ou 11, no meu router aparece 24 Mbps, alguma coisa mal configurada por parte da MEO.
A velocidade indicada aí é a velocidade instantânea, porque em wireless a velocidade é variavel, quando pensam que tão a 54 mbps, estás a 36 ou 24, depende das condições do meio ambiente.
@@@ricardo se o Desktop tem uma pen wireless, é normal que não atinja a velocidade. Começo a ver que para ajudar não vens aqui, vens aqui fazer previsões de futurismo e de 900 mil milhões na fibra. Já cansa.
Crachá +6
Já descobri como mudo de canal SSID. E por acaso reparei numa coisa. Não faço a mínima se é normal, mas isto diz que a velocidade é 18 mbps.

E quanto a mudar de canal, tanto faz mudar para o 1, 2, 3, etc?
O normal, em condições ideais, no TG784g será sincronizar a 54 Mbps.
Logo aí tens a explicação para os problemas no wireless e baixas velocidades.
Atenção: sincronizado a 54 Mbps corresponde a uma velocidade real de 20-21 Mbps em wireless.
Bem, mudei para o canal 10 e já tenho 15 mbps no meu PC.
Blue Zee, isso de sincronizar a 54 mbps, como faço? Só por suporte técnico da meo ou dá para se fazer manualmente?
Crachá +6
Bem, mudei para o canal 10 e já tenho 15 mbps no meu PC.
Blue Zee, isso de sincronizar a 54 mbps, como faço? Só por suporte técnico da meo ou dá para se fazer manualmente?
Vai variar conforma as condições que tiveres em casa e sincronismo com os equipamentos wireless.
Podes tentar clicar na rede WLAN, depois em Configurar e por fim em Aplicar.
Confirma também que está a Usar encriptação WPA-PSK e a Versão WPA-PSK é WPA2.
Testa e vê se melhora.
Neste momento tenho a net configurada desta maneira:

http://gyazo.com/8fa64f15117096a2f0f1b69ab9c0e65c.png

De repente parece que a velocidade real foi mudada para 36

E com estas configurações, tenho esta velocidade

[img]http://www.speedtest.net/result/1523552757.png[/img]
Crachá +6
Tornaste público o acesso à tua rede Wi-Fi.
Sugiro mudes rapidamente a chave/password.

O problema é que o teu PC não sincroniza corretamente com o router.
Isto geralmente é provocado por insuficiência de sinal, perturbações no canal, interferências, etc.
Pois é, nem tinha reparado na estupidez que fiz. Obrigado por me teres lembrado 🙂

Responder