Fibra 30Mb muito lento

  • 20 August 2014
  • 12 respostas
  • 2408 visualizações

Reputação 1
Crachá +5
Viva,


 


gostaria de partilhar uma experiência que tenho tido em particular estes últimos dias. Tenho Fibra 30Mb, e tenho reparado que a Internet está bastante lenta. Resolvi fazer alguns testes, quer com Speedtest quer com o qos do Sapo e ambos andam entre 1Mb e 3Mb de download, e por vezes tenho ping de mais de 200ms.


 


Ontem a noite resolvi fazer testes mais exaustivos, e acabei por reiniciar os equipamentos todos (ONT, router e box - tenho 1 box com gravação) e as velocidades voltaram ao normal, pensei que estivesse resolvido.


 


No entanto neste momento tenho a mesma experiência...


 


Note-se que as velocidades que menciono acima são via Wi-fi, testes realizados em 3 equipamentos diferentes (todos com placas de rede que suportam e utilizam norma 802.11n):


- 1 PC fixo Intel i3 com 8GB de RAM;


- 1 Portátil Toshiba T130 10G com disco SSD e 4GB de RAM;


- 1 iPad 3 32GB;


- O cabo de fibra está bem, não tem qualquer "dobra", está correctamente instalado/colocado.


 


Note-se que isto se verifica na maior parte do dia, mas por exemplo por volta das 14h conseguia navegar bem (20Mb). Reiniciei os equipamentos a instantes e a largura de banda continua uma lástima.


 


Fiz também testes via cabo de rede, quer nas portas 100MB como na porta 1000MB, e consegui resultados melhores (como seria de esperar visto não existir a latência do wireless), no entanto o máximo que consegui foram 6Mbps... Uma nota adicional - por vezes aparecem por fracções de segundo pixels no ecrã da TV onde tenho a box, não sei se tem algo a ver ou não...


 


Algumas informações adicionais:


- Em Novembro de 2013 já me substituiram o ONT por causa de ruído na imagem;


- Em Janeiro de 2014 já me substituiram o router por causa de lentidão na Internet


 


Esta é a terceira vez que me deparo com problemas deste género, mas é a última oportunidade que a MEO tem para resolução definitiva dos mesmos. Agradecia regularização da situação, e caso volte a ocorrer terei que me munir dos meios legais e das condições de cancelamento do contrato por incumprimento por parte da MEO.

12 respostas

Reputação 2
NeoPayne escreveu:

para ser mais rapido contactar 16209



Já agora e apenas para deixar uma importante informação adicional, o custo da chamada para o 16209 é de €0,1405 por minuto com origem MEO Rede Fixa e € 0,30 por minuto com origem na rede móvel e nos outros operadores fixos sendo que o custo máximo da chamada de € 3,557.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


continuo a dizer o mesmo...os testes por wifi ninguem se vai preocupar com o assunto...esta é a realidade pura e dura...


 


mas acrescentado novas informaçoes...esses quadrados são macroblocos...na fibra isso nao pode acontecer...nem existe razao para isso...penso que o router deve estar com problemas, a plataforma talvez nao...


 


nao sei se algum moderador ja viu esta topico...talvez seja melhor encaminhar esta situaçao para a parte tecnica...mas só digo isso por existirem 2 situaçoes a reportar as velocidades e os macroblocos...


 


para ser mais rapido contactar 16209
Reputação 1
Crachá +5
Pois meu caro mas impossível não é, e como deve calcular um cliente que reporta um problema, dá-se ao trabalho de partilhar aqui no forum as circunstancias em que faz os testes, apresenta mais que um resultado (é que a maioria dos clientes limita-se a dizer "está lento, resolvam") receber como feedback é impossível é natural que fique com a sensação que não está propriamente a ser ajudado. É que vendo a coisa pelo lado do cliente fica a sensação de que está ao serviço do MEO e não o contrário.


 


Aconteceu-me uma vez algo semelhante - não com velocidades tão baixas - com a Zon "Fibra" (que não era totalmente fibra mas atingia a velocidade máxima via Wi-fi sempre), marcaram-me um dia e hora, o técnico telefonou-me e remotamente fiz alguns testes que me foram solicitados e detectou o problema e passado 1 dia estava resolvido. Isto é o que eu chamo de boa assistência e um exemplo a seguir.


 


Mesmo antes de vir aqui criar o tópico a primeira coisa que fiz foi testar com os equipamentos que mencionei para comparar, e depois ligar o cabo precisamente para validar se era problema Wi-fi ou se era geral. Reiniciei todos os equipamentos, desde a box da TV, o router, o ONT, o portátil, o PC, o iPad (como se sabe muitas vezes resolvem-se problemas assim!) e mesmo assim não fez diferença.


 


Acontece no entanto que desde os últimos testes aqui apresentados, infelizmente por um lado, felizmente por outro, os resultados desde ontem têm ido ao encontro do último que apresentei (na casa dos 30Mb, umas vezes mais, outras vezes um pouco menos, mas aceitável - não é por 1Mbps que um cliente se vai dar ao trabalho de se incomodar e incomodar terceiros...).


 


Curiosamente, e ainda assim, tem-me acontecido ao nível da box aparecerem de vez em quando por fracções de segundo uns pixels coloridos esquisitos, não sei se eventualmente tem alguma relação ou não.


 


 
Reputação 7
Crachá +23
Boas


 


tem la calma...o que disse é que é impossivel o serviço dar mais que 30Mb se assim foi configurado e o teste mostra mais que 30Mb...nao estou a chamar ninguem mentiroso só estou a ser realista com as coisas e seja por wifi ou cabo...


 


na Fibra é injectado o sinal que o cliente paga...se foi 30Mb nunca pode dar mais que 30Mb...isto chama-se logica...


 


o que quis demonstrar é que o problema até pode nem estar no wifi mas sim no serviço ou no router...e os testes por wifi nao vao comprovar nada pois a Meo vai dizer que nao garante velocidades por wifi...estou a ser pratico e directo com o assunto...nao faço floreados sobre as coisas nem falo sem saber...


 


se em vez de criticares a minha opiniao e tivesses apresentado os resultados ja teria sido mais facil alguem encaminhar para alguem responsavel...os teus e os meus conhecimentos de nada valem sem poder demonstrar que algo de anormal se passa...


 


eu penso que ate possa do serviço/router mas se continuares com essa atitude nao posso ajudar em mais nada...tens o meu coment anterior e tens a minha sugestao se quiseres aceitar e fazer os testes era o mais rapido para todos...
Reputação 1
Crachá +5
Desculpa, impossível? Quer isto dizer que... estou a mentir?


 


Se dá 3Mpbs é Wi-fi é normal


Se dá mais de 30Mbps é impossível por Wi-fi


 


Se isto é alguma brincadeira de mau gosto agradeço que pare, não estou a pagar uma mensalidade para vir aqui receber lições de redes com fios e sem fios sendo eu Licenciado em Eng. Informática e com diploma de 4 cursos Cisco (sobre redes).


 


A minha rede sempre funcionou bem por Wi-fi e atingiu as velocidades contratadas sem problemas. Os equipamentos estão no mesmo sítio, as características são as mesmas, ainda por cima reporto que por cabo, consigo 6Mbps.


 


Penso ter dado informação suficiente, agora se ninguém dá importância, eu também posso pegar e cancelar o contrato por incumprimento e negligência (que é o que está aqui a acontecer).


 


Agora lições teóricas básicas de redes com fios e sem fios a um Informático com 10 anos de experiência por favor, avançemos para soluções.


 


Nota: há aqui ao lado vários tópicos com o mesmo problema...


 


O mínimo que se devia fazer era pedir os dados, agendar um dia e hora e, ou remotamente ou fisicamente no local despistar os problemas. Para seu conhecimento, é o que a concorrência (Zon) faz e fazia já a uns anos. E resolvia os problemas. Ou é preciso ir buscar um notário ou um advogado para autenticar os testes de velocidade?


 


Haja bom senso. Não me façam perder tempo.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


pelo teste de deu mais de 30Mb...é impossivel...por norma isso para mim é erro de leitura do pc provavelmente por spam ou malware..


 


no 2º teste é normal se fazeres por wifi...o wifi é demasiado instavel para fazer esse tipo de comparação por isso enquanto fizeres os testes por wifi ninguem vai dar mt importancia a informação que estas a passar...desculpa a honestidade mas é mesmo assim e por algum motivo todos os testes sao pedidos para serem feitos por cabo para impedirem essas variações...


 


no entanto nao quer dizer que a instabilidade não existe mesmo por cabo, mas tens de apresentar esses mesmos resultados...outra situaçao a ter em conta que por norma ninguem se preocupa em fazer...liga por cabo e desactiva o wifi por momentos e faz os testes com +/- 30m de diferença...isto no sentido de ter a certeza que nao exista nenhum equipamento ligado por wifi a criar interferencias pois a leitura de mais de 30Mb é suspeita demais para nao ter em conta e se possivel fazer com 2 pc's diferentes...


 


eu sei que da trabalho mas só assim podes apresentar uma situaçao que possa estar acontecer com o teu serviço que por vezes é mt dificil de detectar...
Reputação 1
Crachá +5
Novo teste, realizado logo a seguir:


 


Speedtest:


 


[img]http://www.speedtest.net/result/3703840394.png[/img]


 


QOS:


http://s14.postimg.org/4yp6ltfxd/qos.png


 


 


Nota: em relação às interferências, não foi ligado ou desligado qualquer aparelho em minha casa para este novo teste, e os vizinhos além de estarem ausentes, têm os equipamentos desligados.


 


 
Reputação 1
Crachá +5
Teste realizado a instantes novamente via Wi-fi (para permitir comparação com o teste anterior):


 


Speedtest:


 


[img]http://www.speedtest.net/result/3703780721.png[/img]


 


QOS: 


 


 


http://s22.postimg.org/v29p13jz5/qos.png


 


Penso que com este teste tira as dúvidas em relação ao Wi-fi.


 


Vou fazer o teste novamente mais tarde para contrastar, tenho a sensação que existem períodos horários em que as dificuldades se verificam mais que outras.


 


Recordo que o que está aqui em questão não é Wi-fi vs ethernet, todos sabemos que ethernet é mais rapido e tem menor latência. No entanto - e com base nos testes acima demonstrados via Wi-fi - verifica-se que em condições normais Wi-fi tem um desempenho à altura das expectativas da linha. 


 


O que está aqui em causa é a velocidade a que a Internet é fornecida no domicílio (tanto que um teste por cabo que realizei conforme refiro no primeiro post deu a volta de 6Mbps...).


 


Sem menosprezar a ajuda, creio que a ter que fornecer mais informação remeteria directamente para a MEO em caso de troubleshooting a esta situação, pois estar a pagar um serviço para andar a tirar printscreens a testes de velocidade em cabo, em Wi-fi, reiniciar equipamentos, dar a conhecer os equipamentos que tenho etc etc de X em X tempo não é a solução nem é responsabilidade do cliente (sou eu que pago, não o contrário).


 


A solução é sim a MEO pronunciar-se, ou já conhece o problema e resolve, ou então desloca-se ao cliente e tenta perceber o que se passa, ou então agenda dia e hora para realização de testes adicionais e ai sim, de uma só vez averigua-se o que se passa e tiram-se as conclusões.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


entao existe mais informação que nao colocaste...


 


vamos por partes entao...esquece as velocidades por wifi pois elas nao sao garantidas...podes colocar testes de velocidade do QOS e Netmede todos feitos por cabo? pois essas é que são importantes para testes alem que são as mais reais pois nao existem interferencias referentes ao wifi...


 


com esses testes ja podemos ajudar em qualquer coisa...
Reputação 1
Crachá +5
Obrigado pela resposta, mas penso que conheço bem a configuração de rede de minha casa e da minha zona, não só por ser Informático, mas pela experiência que tenho no dia-a-dia com o MEO que costuma funcionar bem...


 


Agora ter que ligar cabo para ter mais de 3Mbps por wireless? Há que ter mínimo de noção da realidade meu caro, nem com ADSL das mais fracas...


 


Agradecia que a MEO se pronunciasse sobre este tema visto persistir e estar a ocorrer em zonas do país diferentes as quais estão identificadas pelo próprio ISP.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


nesta situaçao é facil resolver...liga por cabo...nenhuma operadora garante velocidades por cabo...


 


agora o que poderiamos verificar...essa lentidão poderá ter haver com demasiados dispositivos de wifi na zona, vizinhos com router's, pc's, smartphones, tablets etc...tb acrescentar que a distancia tb afecta as velocidades e obstaculos fisicos como por exemplo paredes...


 


temos de nos lembrar que com a vulgarização dos smartphones e tablets cada vez existe mais ruido nas redes wifi,,,
Reputação 1
Crachá +5
Um exemplo de um teste, realizado agora (20-08-2014 22:08) via Speedtest:


 


[img]http://www.speedtest.net/result/3702542376.png[/img]


 


 Um teste realizado logo a seguir no site qos.sapo.pt:


 


http://s30.postimg.org/v00njoygx/qos.png


 


 

Responder