Fibra 1Gbps com 200mb de upload

  • 5 September 2017
  • 44 respostas
  • 12793 visualizações

Reputação 2
Crachá +4
Não é comum fazer um elogio ao Meo, mas desta vez tenho que dar o braço a troçer.


 


O meu serviço de 1Gbps com 100 megas de upstream levou um upgrade no upload de 100 para 200 megas, fiquei supreendido com esta situação porque o Meo não dá nada a ninguém. 


 


Isto foi uma actualização nas defenições da ligação agora no dia 31 de Agosto, mais alguém têm tido este upgrade não só nos contratos com 1gbps de velocidade mas também para quem têm contrato 200/100 ?

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

44 respostas

freddy_ventura escreveu:

Não estou a conseguir ver as imagens.



Quando fiz o post apareciam, mas agora também não consigo ver. Não percebo o porquê, estão como.jpg.


De qualquer modo na primeira tinha 939 Mbps e na segunda 754 Mbps.
Voltei a falar com o 16209 e eles fizeram um reset à ONT. Para já melhorou, quase todas as medições passaram a ser superiores a 900 Mbps (no minimo tenho 820 Mbps). Vamos ver os próximos capitulos.
Ora para quem tem ligações de 1 Gbps... o speedtest.net nunca vai dar resultados estaveis em todos os testes, pelo simples motivo que os servidores de testes, (na grande maior parte dos casos) está também ele ligado a 1 Gbps (é o standard).


Basta estar alguém a fazer um teste naquele momento, para ir comendo largura de banda e o teu teste baixar.


 


Mesmo que o MEO esteja a 10 Gbps (e não me acredito que esteja no speedtest com mais do que isso), bastaria aí uns 50 a 100 utilizadores estarem a testar, para comerem toda a largura de banda.


 


Adicionalmente, o speedtest.net não é o mais apropriado para testes de 1 Gbps, dependendo da latencia.


Por exemplo, se tiveres 1 Gbps aqui em Portugal, e um escritorio na Australia com uma linha dedicada de 10 Gbps, não consegues fazer 1 download a 1 Gbps devido à distancia, (não é falta de capacidade de rede).


 


No entanto, é possível fazendo paralelização de downloads.


Por exemplo, se tentares fazer 10 downloads em simultaneo no mesmo PC e tenhas um SSD com Sata 3, a soma dos 10 downloads chegará aos 1Gbps (podes ver isto abrindo o task manager, seperador performance e network).


 


Claro que sendo a latencia reduzida, poderá não haver dificuldade em atingir 1 Gbps, desde que o peering assim o permita.


 


Por exemplo, eu tenho um servidor na Alemanha e faço downloads single thread a 1 Gbps.


Tenho outro com 10 Gbps nos estados unidos e cada thread está limitada a cerca de 200 Mbps.


Esta limitação não ocorre se utilizar outro servidor nos USA, mas ocorre a partir de qualquer acesso a partir da europa.


 


A solução é utilizar multipart downloads, ou seja, em termos grosseiros, utilizar um daqueles gestores de downloads como o Free Download Manager. Utilizando o Free Download Manager e desde que o servidor suporte mais de 1 Gbps, podes fazer downloads em simultaneo sem problemas e atingir 1 Gbps.


 


Experimenta sacar alguns ficheiros grandes em simultaneo, ou torrents


ex: https://www.ubuntu.com/download/alternative-downloads


 


Em relação ao TG789vac v2... quando reinicias funciona bem e atinge as velocidades, contudo vais notar que se estiver sempre ligado vai aquecer e de repente não excede 100 Mbps...



Sugiro por isso, que se reinicie o router diariamente, pela manhã... ou então arranjar um bom router ASUS.


 


 


 


 


 


 
Obrigado pela explicação peixotorms. De qualquer forma, desde que fizeram o reset à ONT, passei a ter medições superiores a 900 Mbps, quase sempre.


Se voltar a ter problemas, vou seguir o teu conselho e reiniciar o router (ando com falta de "tempo" para comprar um Asus ;)).
Já agora para quem tem bastante "tempo" qual o melhor router disponível no mercado para se fechar o tema das velocidades ?

 

É que se o operador MEO não tem equipamentos de topo, no mercado existem muitas soluções.

 

Desde à Asus à CISCO não faltam soluções!

 

Qual aconselham para o melhor investimento vs preço vs qualidade garantida das velocidades contratadas ?

 

Obrigado.
Tentei enviar um email para MEO-Provedoria@telecom.pt mas deu falha no envio.


 


Alguém sabe se houve alteração do email?



 
Reputação 4
Crachá +12
@@PJFF


 


Esse E-mail é só de respostas da Provedoria, não dá para enviar E-mails para esse endereço. Para apresentar uma reclamação na Provedoria, terá que ser apenas por aqui:


 


https://www.telecom.pt/pt-pt/contactos/Paginas/provedoria-cliente.aspx


 


Depois é só aguardar que lhe respondam.
Obrigado pela resposta, já enviei a reclamação.
Reputação 1
A velocidade que me disseram que teria seria de 1gigabit, nao tenho...so consegui 940


Ja reclamei pois aquilo que me disseram foi que era velocidade garantida.


Nao tenho de gastar dinheiro extra em equipamentos.
O que foi aqui dito em relação aos servidores que servem de teste é muito importante. Se os mesmo tiverem ligados a uma interface de 1Gbps é muito complicado conseguir 1Gbps num unico socket. Em rede ethernet com a trama no valor minimo o que se consegue em média será à volta dos 800mbps. Mas é possível picos de 900mbps como foi aqui demonstrado.

 

Em ligações de longa distância, devido à natureza da comunicação por circuitos ( e também por ser TCP ) também é complicado conseguir o máximo contratado. Mas se conseguissemos ter um circuito dedicado e uma transferência longa o sufeciente e com mais de 1Gbps, era possível em teoria conseguir 1Gbps de transferência.

 

Enfim quando se antige os limites fisicos de 1Gbps a única maneira de melhorar a performance é mesmo usar multiplos sockets por transferência ou usar mutiplas transferências em paralelo.

 

Eu tenho feito testes em datacenter com redes apenas de ethernet e acho que até 1Gbps é perfeitamente possível de conseguir os 800mbps de média. E para andar nos 900mbps de média ou mais é uma questão que aumentar a trama de ethernet ( JUMBO frames ). Mas num speedtest em que estamos muito longes do servidor existem ainda mais variáveis a influenciar. Lembrar que o TCP criar um overhead, que quando chega a velocidades 1Gbps é algo que não se deve ignorar e depois chegamos ao limite fisico da interface.

Para conseguir transferências superiores a 1Gbps, por exemplo 5Gbps e 10Gbps existem protocolos de transferência especializados no assunto que acentam no parallelismos tanto de sockets, como threads ( para as máquinas aguentarem ).

Mas devido à natureza da internet e das redes, aumentar as tramas era a melhor solução para poupar em processmento, tempo e velocidades. Mas creio que alterar isso vai ser muito complicado.

Agora pergunto-me e a plataforma de speedtest não estará preparada para realizar testes de ligações de 1Gbps? A nível aplicacional isso é possivel ( implementação de multiplos sockets ), assim como o tamanho dos ficheiros a usar ( para permitir o tcp window escalar decentemente ).
Reputação 1
ja vi um tecnico da pt testar em casa de um amigo e dava 987
Crachá +4
Qual é a marca e o modelo de ONT que dá para 1Gb de download e 200mb de upload, eu queria o ONT em separado do router.


Tive recentemente uma avaria no router e tive 4 dias a espera que me viessem trocar o router, quando o técnico estava a trocar o equipamento e a testar disse que a internet estava muito lenta para o pacote que eu tinha mas desculpou-se que era o novo equipamento que ainda se estava a ajustar e rapidamente saio de minha casa, eu fiquei com a “pulga a traz da orelha” e fui testar a ligação com vários medidores incluindo o qos.sapo.pt e tinha velocidades de 100mb/100mb depois de vários telefonemas e testes chegamos a conclusão que eu não tinha a velocidade contratada de 1Gb/200mb por culpa do ONT que não era compatível.


E disseram-me que iria ser trocado por um novíssimo OMT com router o Router FiberGateway da Altice Labs 10x mais rápido, não gostei muito da ideia ter tudo junto porque em caso de avaria fico sem nada incluindo tv.


Pareceu-me ver aqui no fórum que existe ONT que dão os 1GB/200mb sem o router acoplado, queria saber a marca e modelo para pedir que me seja trocado por um desse já que o meu router TG789vac v2 é compatível com essa velocidade.


 
Crachá +4
Boas,


Alguém sabe de um ONT que aguente 1GB/200MB eu queria só o ONT não ONT e router.


Há uns meses alterei o meu pacote para 1Gb cm as primeiras medições tinham 300/150 foi-me dito pelo suporte que tinha de aguardar mais algum tempo até a rede estabilizar e concluírem o update.


Há uns dias o router avariou e tive 4 dias a espera que o técnico viesse substitui-lo, fiquei sem net, telf só tv.


O técnico quando estava a trocar o router disse que a net estava muito lenta para o meu pacote, mas rapidamente se pós a andar a dizer que era por causa do novo equipamento que ainda estava a sincronizar tinha de esperar 72h , mas aquilo sou-me a desculpa fui medir e tinha 70/90 no outro dia 100/100 e assim continuou depois de vários telefonemas para a linha de suporte e testes chegaram a conclusão que era o meu ONT que não suportava a velocidade e tinha de ser trocado.


Começaram por dizer que o meu router TG789vac v2 era compatível, mas o ONT não e iao trocar os equipamentos pelo novíssimo Router FiberGateway 10x mais rápido não gostei muito da ideia se ele avaria fico sem nada ao menos quando o router avaria ainda fico com tv.


Dai a minha pergunta se existe algum ONT que suporte estas velocidades sem o router acoplado, para ver se consigo que me instalem um desses e não o all in one


 
Eu com o fiber gateway tenho conseguido testes de 900mbps.


 


Como foi falado no post anterior, nem sempre é possivel conseguir estas velocidades no speedtest. Mas isso poderá nem depender da tua ligação. Deverás conseguir os 200mbps de upload sem problemas dentro da rede do MEO.


 


A média dentro dos 800mbps numa única ligação num link de 1 Gbps em copper ethernet deverá ser aceitável.

Outra situação, o novo fibergateway já aceita o modo bridge, mas eu ainda não testei pessoalmente.
Tambem tenho este serviço contratado e dizem me que chega a minha casa 1Gbs mas quando faço este teste só me da 80 MBs nos melhores testes. estou na duvida se tenho mesmo fibra.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


testes por wifi ou cabo?
Reputação 1
Crachá +2
Quer vdf , meo ou nos fttg no pack 1gbps os equipamentos ou placa gigabit está limitada no seu maximo 950mbps....
Reputação 1
Crachá +2
Meo Giga - Madeira


 


 


http://www.speedtest.net/result/7576507883.pnghttp://www.speedtest.net/result/7576501356.png
Boas eu tenho fibra 1gb com o novo router mas as minhas velocidades sao de 600mb muito raramente tem picos de 800 e chegou uma vez aos 946 mb o upload esta sempre constante 202mb mais alguem está com o mesmo problema???