Fibra 1Gbps com 200mb de upload

• 5 Setembro 2017
  • 44 respostas
  • 6600 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

44 respostas

Ora para quem tem ligações de 1 Gbps... o speedtest.net nunca vai dar resultados estaveis em todos os testes, pelo simples motivo que os servidores de testes, (na grande maior parte dos casos) está também ele ligado a 1 Gbps (é o standard).

Basta estar alguém a fazer um teste naquele momento, para ir comendo largura de banda e o teu teste baixar.

Mesmo que o MEO esteja a 10 Gbps (e não me acredito que esteja no speedtest com mais do que isso), bastaria aí uns 50 a 100 utilizadores estarem a testar, para comerem toda a largura de banda.

Adicionalmente, o speedtest.net não é o mais apropriado para testes de 1 Gbps, dependendo da latencia.

Por exemplo, se tiveres 1 Gbps aqui em Portugal, e um escritorio na Australia com uma linha dedicada de 10 Gbps, não consegues fazer 1 download a 1 Gbps devido à distancia, (não é falta de capacidade de rede).

No entanto, é possível fazendo paralelização de downloads.

Por exemplo, se tentares fazer 10 downloads em simultaneo no mesmo PC e tenhas um SSD com Sata 3, a soma dos 10 downloads chegará aos 1Gbps (podes ver isto abrindo o task manager, seperador performance e network).

Claro que sendo a latencia reduzida, poderá não haver dificuldade em atingir 1 Gbps, desde que o peering assim o permita.

Por exemplo, eu tenho um servidor na Alemanha e faço downloads single thread a 1 Gbps.

Tenho outro com 10 Gbps nos estados unidos e cada thread está limitada a cerca de 200 Mbps.

Esta limitação não ocorre se utilizar outro servidor nos USA, mas ocorre a partir de qualquer acesso a partir da europa.

A solução é utilizar multipart downloads, ou seja, em termos grosseiros, utilizar um daqueles gestores de downloads como o Free Download Manager. Utilizando o Free Download Manager e desde que o servidor suporte mais de 1 Gbps, podes fazer downloads em simultaneo sem problemas e atingir 1 Gbps.

Experimenta sacar alguns ficheiros grandes em simultaneo, ou torrents

ex: https://www.ubuntu.com/download/alternative-downloads

Em relação ao TG789vac v2... quando reinicias funciona bem e atinge as velocidades, contudo vais notar que se estiver sempre ligado vai aquecer e de repente não excede 100 Mbps...

Sugiro por isso, que se reinicie o router diariamente, pela manhã... ou então arranjar um bom router ASUS.

É uma atualização interessante.

Foi realizada a atualização de tarifário a seu pedido, ou foi realizado como oferta promocional ? 

Existe upgrade 1GB com ( 1000/100 ) e ( 1000/200 ) , mas é um upgrade de capsula pago adicionalmente, mesmo com 50% desconto face ao preço de mercado. Existem clientes com estas velocidades contratadas mas na realidade não atingem essas velocidades reais.

Seja com cabo rede cat5 gigabit ou cat6 gigabit, seja só com o router ligado ao ont e ao PC ethernet gigabit , não é uma velocidade garantida. 

Do meu ponto de vista um upgrade para capsula 1Gbps só faz sentido quando o Upload é 200Mbps ou superior. Caso se mantenha a mesma velocidade de Upload = 100Mbps não faz sentido estar a pagar mais pelo upgrade. Nos equipamentos WIFI 5GHZ norma AC não se consegue mais de 285 Mbps.

Se alguem tiver velocidades de 1Gbps com 200Mbits reais constantes pode colocar aqui no forum print das velocidades medidas em qos.meo.pt para os interessados debaterem este tema que está cada vez mais em vigor no mercado de novos clientes MEO com pacotes GIGABIT

Cumprimentos e boas surfadas na rede.
Qual é o router MEO que tens instalado para atingir essa velocidade ?
Já agora para quem tem bastante "tempo" qual o melhor router disponível no mercado para se fechar o tema das velocidades ?

É que se o operador MEO não tem equipamentos de topo, no mercado existem muitas soluções.

Desde à Asus à CISCO não faltam soluções!

Qual aconselham para o melhor investimento vs preço vs qualidade garantida das velocidades contratadas ?

Obrigado.
freddy_ventura escreveu:
PatamarCrucial escreveu:
É uma atualização interessante.

Foi realizada a atualização de tarifário a seu pedido, ou foi realizado como oferta promocional ? 

Existe upgrade 1GB com ( 1000/100 ) e ( 1000/200 ) , mas é um upgrade de capsula pago adicionalmente, mesmo com 50% desconto face ao preço de mercado. Existem clientes com estas velocidades contratadas mas na realidade não atingem essas velocidades reais.

Seja com cabo rede cat5 gigabit ou cat6 gigabit, seja só com o router ligado ao ont e ao PC ethernet gigabit , não é uma velocidade garantida. 

Do meu ponto de vista um upgrade para capsula 1Gbps só faz sentido quando o Upload é 200Mbps ou superior. Caso se mantenha a mesma velocidade de Upload = 100Mbps não faz sentido estar a pagar mais pelo upgrade. Nos equipamentos WIFI 5GHZ norma AC não se consegue mais de 285 Mbps.

Se alguem tiver velocidades de 1Gbps com 200Mbits reais constantes pode colocar aqui no forum print das velocidades medidas em qos.meo.pt para os interessados debaterem este tema que está cada vez mais em vigor no mercado de novos clientes MEO com pacotes GIGABIT

Cumprimentos e boas surfadas na rede.

http://beta.speedtest.net/result/6596762621.png

Ás vezes faz os 930mb, mas nenhuma placa de rede gigabit faz os 1000mb. 

No entanto fiquei a saber que o Meo lançou novos tarifários Gigabit, vou ligar para lá porque neste momento estou a pagar 89€ e com o novo tarifário ficaria a pagar 65€ com as mesmas condições.

Pedi a cápsula de 1 Gb e no máximo tenho 840 Mbps. Mas o mais preocupante é que a velocidade é muito variável, vai desde os 230 Mbps até aos ditos 840 Mbps. Quando tinha os 200 Mb, a medição da velocidade era quase sempre os 200, mas agora dá 230, 460, 550, 660, 740, 820 e 840. Cada vez que meço, dá um valor diferente. O upload dá quase sempre 200 Mbps, mas também já deu 125 Mbps. Liguei para o 16209 e prontificaram-se a mudar-me o router. Vou aguardar para ver no que dá. 

Combinado, quando tiver o novo router faço o ponto de situação. Também não percebo porque é que no speedtest a velocidade varia enquanto que no qos.sapo.pt a velocidade é praticamente sempre a mesma.

freddy_ventura escreveu:
Também me acontece o mesmo com o qos.sapo.pt dá logo a velocidade mas na minha opinião o speedtest é mais viável, repara neste cliente Meo com 1gbps https://www.youtube.com/watch?v=l3JbkdCaVF8

Este está bem melhor, para além de ter mais 100 Mbps do que eu, é bastante rápido a atingir o máximo. No meu caso é rápido até aos 400/500 e depois arrasta-se até aos 800, quando lá chega, claro :D

Esse técnico testou com o novo router? No teu caso como são os speedtest? Sempre entre os 800 e 900 ou tens muitas leituras abaixo dos 800 Mbps? Começo a pensar que não vale a pena mudar o router. Para ter velocidades máximas de 900, perfiro ficar com os equipamentos actuais que ao menos estão bem arrumados numa prateleira, enquanto que o novo router vai ficar bastante inestético na sala. Evito ter a mulher à perna.
Sexta ao fim da tarde vão mudar para o router novo. Vamos ver se vou ficar com mais de 900 Mbps e se é rápido a atingir o máximo ou se continua com os soluços.
Vieram cá ontem substituir o router, mas em vez do all-in-one, deram-me o TG789vac v2. O técnico disse que ainda não têm os novos. No qos.sapo.pt passei a ter + 100 Mbps do que tinha anteriormente. Agora todas a medições dão sempre mais de 920 Mbps, tendo no máximo atingido 937 Mbps. Relativamente ao speedtest deu 909 Mbps na pimeira medição, tendo variado nas seguintes entre os 500 Mbps e os 700 Mbps. Hoje deu sempre mais de 910 Mbps, tendo atingido o record de 939 Mbps. Se continuar assim, amanhã devo consegui passar os 1.000 Mbps 😛 Vamos ver como se vai portar daqui para a frente.
Velocidade hoje de manhã:

Velocidade agora:

As vossas velocidades, após a substituição dos equipamentos, estão sempre acima dos 900?
freddy_ventura escreveu:

Não estou a conseguir ver as imagens.

Quando fiz o post apareciam, mas agora também não consigo ver. Não percebo o porquê, estão como.jpg.

De qualquer modo na primeira tinha 939 Mbps e na segunda 754 Mbps.
Voltei a falar com o 16209 e eles fizeram um reset à ONT. Para já melhorou, quase todas as medições passaram a ser superiores a 900 Mbps (no minimo tenho 820 Mbps). Vamos ver os próximos capitulos.
Obrigado pela explicação peixotorms. De qualquer forma, desde que fizeram o reset à ONT, passei a ter medições superiores a 900 Mbps, quase sempre.

Se voltar a ter problemas, vou seguir o teu conselho e reiniciar o router (ando com falta de "tempo" para comprar um Asus ;)).
Tentei enviar um email para MEO-Provedoria@telecom.pt mas deu falha no envio.

Alguém sabe se houve alteração do email?

Obrigado pela resposta, já enviei a reclamação.
Quer vdf , meo ou nos fttg no pack 1gbps os equipamentos ou placa gigabit está limitada no seu maximo 950mbps....
Tambem tenho este serviço contratado e dizem me que chega a minha casa 1Gbs mas quando faço este teste só me da 80 MBs nos melhores testes. estou na duvida se tenho mesmo fibra.
Boas eu tenho fibra 1gb com o novo router mas as minhas velocidades sao de 600mb muito raramente tem picos de 800 e chegou uma vez aos 946 mb o upload esta sempre constante 202mb mais alguem está com o mesmo problema???

Responder