Pergunta

FiberGatwayGR241AG

  • 13 February 2021
  • 8 respostas
  • 156 visualizações

Crachá

Boa noite! 

Criei um ip dinâmico no site meo,  ***.dynip.sapo.pt, no router abri a porta que necessito no serviço PPTP 1723. Mas quando vou ativar o serviço DNS dinâmico pede-me o fornecedor de serviço e a meo não está lá, sem isso quando tento ligar dá o seguinte erro “ the remote conection was not made because the name of the remote server did not resolve”. Se fizer a mesma configuração com o fornecedor NO-IP tudo funciona. Claro que se a meo disponibiliza o serviço de graça, não opto por um pago, mas gostava que funcionasse. Alguém pode ajudar?


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

8 respostas

Reputação 1
Crachá +6

Ao configurares o ip dinâmico da meo não precisas de fazer nada no teu router, a meo associa aotomaticamente o endereço dynip.sapo.pt ao teu ip, mesmo que ele mude. Pode é demorar alguns minutos a fazer a associação. Uso esse serviço desde que ele existe e funciona 5*.

Reputação 7
Crachá +23

Atenção a um aspecto importante. Quando criar o DYNip na usa área de clientes, sugiro que o faça ligado ao serviço em questão. Outra nota importante por vezes é necessário aguardar uma hora ou nem tanto para o DNS propagar na rede. Também uso e nunca tive problema.

Crachá

Boa tarde!

Agradeço desde já as respostas (ajudas).

No entanto já tenho o meu Dynip configurado desde ontem, já desativei o DNS dinâmico no router onde tinha o serviço NO_IP, e na Segurança tenho o Serviço: PPTP; Protocolo; TCP e a Porta 1723 e claro o IP do Servidor: mas continuo a receber a mesma resposta quando tento ligar. “ the remote conection was not made because the name of the remote server did not resolve”. O que está errado?

Reputação 1
Crachá +6

Desliga e volta a ligar o fiber. Tens a regra criada no “encaminhamento de portos” ou na “ativação de portos”? A regra deve estar configurada no “encaminhamento de portas”. Para veres se o dynip do sapo está a funcionar dentro da tua rede se escreveres o endereço deve abrir a página do fiber. Outra coisa tenta aceder da seguinte forma ao servidor: (oteunome.dynip.sapo.pt:1723). ao colocares o “dois pontos e o nº da porta estás a especificar que essa chamada é feita exclusivamente a essa porta

Crachá

Olá!

Sim, a regra está no encaminhamento de portas, já reiniciei o router, já tentei ligar com os “:1723”. Não dá, a reposta é a mesma.

No entanto e a titulo de informação, a configuração com o o NO-IP está a funcionar. Fico com a impressão que o Dynip da sapo é que não está atribuído ou tem qualquer problema. Vou tentar mudar a descrição, poderá ter a ver com o nome escolhido?

Reputação 7
Crachá +23

Pode confirmar se o DNS esta a apontar para o seu IP.

Sugiro que abra a linha de comandos e execute o seguinte comando.

ping ( nome que deu).dynip.sapo.pt

este website indica qual e o seu IP externo https://www.whatismyip.com/

em ultima analise sugiro que tente criar outro. Podera idem validar se o DNS tem record A em https://www.ultratools.com/tools/dnsLookupResult (ha varios site de dns lookup, este e um exemplo)

Crachá

Olá, mais uma vez!

Não consigo com o nome do dynip. só consigo com o ip

fiz o teste no  https://www.ultratools.com/tools/dnsLookupResult, tem record A, insiro o “nome.dynip.sapo.pt” e devolve o ip, mas não consigo aceder pelo nome. Não faço ideia do que pode estar mal.

 

Reputação 1
Crachá +6

Adiciona o pc ou dispositivo onde estás a correr o server vpn (pressuponho que seja um servidor vpn por causa do protocolo pptp) às leases estáticas no fiber. Desliga-o da corrente e volta a ligar e espera um bocado. De facto é estranho pois eu tenho um servidor vpn em casa por causa do teletrabalho com esse protocolo e outro com openvpn e funciona 5* com o dynip da meo. experimenta desligar também as firewalls