Resolvido

Fibergateway GR241AG com portas bloqueadas a 100 megas

  • 3 June 2020
  • 27 respostas
  • 3981 visualizações

Crachá

O Fibergateway GR241AG que acabaram de colocar na casa dos meus sogros, tem todas as portas bloqueadas a 100 megas, quando a velocidade contratada é de 200 para download, os quais consegue na rede 5G por wireless.

No entanto, tudo o que se ligue a qualquer uma das portas, não passa dos 100, tal como print que anexo. 

 

icon

Solução por DiogoGomes 6 June 2022, 03:46

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

27 respostas

Reputação 7
Crachá +21

Olá @rodher 

 

Sugiro que confirme se o cabo ethernet é Cat5 ou Cat6 e se o computador por exemplo tem placa de rede gigabit (vide especificações do fabricante). Se a placa de rede for 100 megas, é o nesse modo que a porta funcionará.

Se tem algum equipamento intermédio, poderá ter influencia, tal como na situação da placa de rede. 

Crachá

O GR241AG tem portas LAN capaz de 10 ou 100 ou 1000 Mbit/s. A velocidade escolhida resulta duma negociaçao com o dispositivo ao outro lado do cabo. Se o outro lado é capaz de somente 100 Mbps resultam 100Mbps. Ambos capaz de 1000 Mbps, 1000Mbps serão se o cabo suportar.

Crachá

eu tb tenho um problema  semelhante, mas intermitente - tenho 500 Mbps e volta e meia (e apesar dos aparelhos ligados por cabo serem sempre os mesmos) o fibergateway só deixa passar o tráfego a 100 MBps…

reiniciar o(s) router(s) raramente resolve o problema - creio que será coincidência quando sim.

detalhando: um dos portos vai direto a um router com portos tb de 1 Gbps e o outro a um repartidor de somente 100 Mbps.

o estranho mesmo é volta e meia dar bem e conseguir ter as velocidades contratadas…!

o que me aconselham?

obriggado

Estou exatamente com o mesmo problema Fibergateway GR241AG,  tenho ligada uma meo box android tv, com um cabo CAT 5e que foi colocado pelos técnicos do MEO no momento da Instalação na porta 1 do Router. 

Comprei um cabo CAT6e com 20 mts quando liguei o cabo à porta 2 do router obtive 100 Mbs de velocidade apenas. Pensei que pudesse ser problema do cabo que comprei, entretanto testei o cabo numa outra instalação e obtive velocidades de 1GB o cabo e a placa de rede do pc estão a funcionar corretamente. No entanto quando ligo ao router MEO Fibergateway GR241AG só obtenho 100Mbs de velocidade. 

A situação ainda ficou mais estranha quando liguei o cabo CAT 5e da andorid box ao pc e funcionou 1Gb sem problemas.  E coloquei o cabo de 20mts CAT6e na meo box android e esta também ficou a funcionar a 1GB. 

A questão que eu coloco é será que não posso trabalhar com o pc a mais de 3 metros do router para conseguir uma ligação LAN de 1GB com o meo Fibergateway GR241AG? 

Contactei o suporte técnico do MEO e fiquei na mesma…. após vários testes não conseguiram chegar a nenhuma conclusão….

Crachá

estás a ver ao tempo que me queixei e as respostas que tive, certo…?

Fiz o upgrade de 500 para 1000, tinha o v2 e horas depois recebia no PC 1GB de velocidade e download speeds de 970 

-3 dias depois recebi o fgw, fiz a instalação e liguei para fazer a ativação. desde ai, apenas com velocidades de 100.

-Tenho uma placa de rede GIGABIT, tenho o cabo ligado na porta 4 do FGW, o cabo é um CAT7, DNS personalizadas removidas (a pedido dos técnicos), drivers e PC com as atualizações recomendadas.

-Apos 2 chamadas com os técnicos e vários testes deles disseram exatamente o mesmo, que iriam encaminhas para alguém que “estivesse mais dentro do assunto”.

 

 

Mais alguma sugestão no que fazer?

Reputação 7
Crachá +24

Certifique na área de cliente se tem 1gb de contrato.

Reputação 7
Crachá +23

Mais alguma sugestão no que fazer?

 

3 situações que me ocorre:

  • Cápsula de velocidade carregada mas sistema ainda não atualizou leases. - (deixar o router desligado toda a noite, ligar de manhã deverá adquirir novas leases, atualizando a velocidade).
  • Cápsula de velocidade ainda não carregada (pode demorar ou pode estar demorado). 
  • Cabo danificado (é raro mas já me aconteceu) / ou tentou outra das portas do router? 

Mais alguma sugestão no que fazer?

DESCOBRI A SOLUÇÃO PARA O MEU PROBLEMA, ESPERO QUE SIRVA PARA VOÇES TAMBEM.

 

1. Painel de controlo, propriedades do adaptador de rede que estão a usar →   

  1. Carrega nas propriedades da Ethernet 
  2. Propriedades 
  3.  Certificar que a opção “Cliente para redes Microsoft ” está com um visto, se não estiver mete.
  4. Configurar
  5. Avançado 
  6. Procurem “Velocidade e modo duplex”
  7. No “Value” escolham a opção “1.0Gbps modo full-duplex “

Feito. 

Mais alguma sugestão no que fazer?

DESCOBRI A SOLUÇÃO PARA O MEU PROBLEMA, ESPERO QUE SIRVA PARA VOÇES TAMBEM.

 

Ressoltou durante uns minutos e depois ficou igual 

fica a 1000mbps e tenho essas velocidades durante uns 15 min depois sem mexer nos cabos nem em nada a rede por cabo desliga sozinho e volta a ligar mas a 100mbps e com as velocidades bastante reduzidas, tenho cabo  cat6 e outro cat7 e acontece o mesmo 

Já experimentei varias versões anteriores da minha driver gigabit tal como a mais atualizada e nada muda.

Já liguei e não sabem dizer o que se passa, alguém consegue ajudar ou dar dicas?

 

 

Reputação 7
Crachá +24

Vejo que uma porta está gigabyte e outra 100, que aparelho tem ligado na de 100?

Provavelmente um aparelho que não tem placa gigabyte.

Experimente ligar na porta de 100 o aparelho que tem gigabyte para ver se altera a velocidade na porta.

O Fibergateway GR241AG que me acabaram de colocar na casa,  tem todas as portas bloqueadas a 100 megas, quando a velocidade contratada é de 500 para download, os quais consigo na rede 5G por wifi.

No entanto, tudo o que se ligue a qualquer uma das portas, não passa dos 100, . Experimentei com um portátil que tem a porta/Placa a 1gbps e um switch com portas 1gbps e indica a ligação a 1gbps. Quando ligo o mesmo equipamento com o mesmo cabo a qualquer porta do Router Fibergateway, apenas me indica a100mbps. Já tentei de tudo e nada. Alguma solução?

Reputação 7
Crachá +24

@Pedroff acabaram de colocar?

Pode ainda não estar carregada a velocidade contratada, caso não apareça amanhã ligue 16209.

Já fiz o teste com wifi e está a funcionar a velocidade contratada 500/100, o problema são as portas rj45 que não passam de 100mbps

 

Crachá

Estou com o mesmo problema , alias parecido , basicamente juntei-me com a minha namora recentemente, tive de fazer uma puxada de cabo de rede (cat5e), experimentei no portátil da minha namorada tudo ok , 500/100 como contratado. Instalei o meu desktop, quando vou fazer o teste não passa dos 100/100, estranhei , andei a ver se era do meu desktop e nada esta tudo em ordem. Vocês conseguiram alguma solução ?

 

Reputação 7
Crachá +21

é so esse equipamento que da essas velocidades? já verificou as configuraçoes e/ou se a placa de rede do computador é 100/100?

Crachá

A placa de rede da mais que 100 , eu em casa dos meus pais tinha 500/100 , ainda ontem andei aqui de volta disto e acabei de conseguir os 500/100 , hoje voltei aqui já estou barrado nos 100/100 outra vez

Reputação 7
Crachá +21

ligando em outras portas do FiberGateway dá os mesmos valores? E outros equipamentos ligados no mesmo cabo de rede dão os 500/100? Se sim, o problema está no seu equipamento

Crachá

Sim já experimentei, em outra entradas, e o teste que fiz no portátil também foi como mesmo cabo, mas la esta, em casa dos meus pais estava tudo ótimo , chego aqui e tenho este problema , o mesmo que muitos aqui no fórum também estão a falar. Estranho.

 

Reputação 7
Crachá +22

@inouse o cabo que usa em casa dos seus pais é o mesmo daí ?

Crachá

@inouse o cabo que usa em casa dos seus pais é o mesmo daí ?

Sim é. Como eu disse ja consegui atingir os 500/100 ontem , como eu tinha visto num forum que alguém conseguiu atingir o valor contratado mas passado alguma tempo voltava a barrar nos 100/100, fiz teste, e sim barrou de novo 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mas o pc da namorada tem sempre 500Mb?

Crachá

boas

 

mas o pc da namorada tem sempre 500Mb?

Sempre que testei usando o mesmo cabo tem sempre 500 , por isso é que acho estranho 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

problema do teu pc

Crachá

boas

 

problema do teu pc

Como é possível, fui agora a casa dos meus pais fazer o teste , e deus os 500 eles são Vodafone , já tivemos meo não tinhamos o GR241AG e tinha sempre a velocidades contratada.