Resolvido

FiberGateway; Como remover uma entrada e LAN/Dispositivos

  • 16 December 2019
  • 4 respostas
  • 11119 visualizações

Reputação 2

Boas,

Ao remover a minha TimeMachine da rede (é um disco rígido externo para onde os Macs podem fazer backups), substituindo-a por um NAS Synology, deparei com uma situação engraçada: a FiberGateway não se «esqueceu» da existência da TimeMachine e não «liberta» o endereço IP que outrora lhe tinha sido atribuído por DHCP. E não encontro nada no interface Web para remover essa entrada!

FiberGateway GR241AG: Menu LAN/Dispositivos

«Censurei» alguns dados que me pareceram relevantes, mas na essência o que podem ver é o seguinte: na imagem, estão ligados 4 dispositivos a cada uma das portas da LAN. A primeira entrada, Sem nome, corresponde à antiga TimeMachine cujo endereço IP era o X.X.X.6 (atribuído dinamicamente via DHCP), e que estava no porto LAN 1, tendo sido presentemente substituída pelo tal NAS Synology, hoje no porto LAN 4 (cujo endereço, apesar de dizer que é «dinâmico», é uma lease estática que lhe atribui o endereço X.X.X.250, que precisa de ser fixo porque é depois usado noutras configurações para abrir portas para lá...). O porto LAN 1 passou a ser usado pelo PC da minha mulher. O porto LAN 2 tem o meu Mac; o porto LAN 3, como se pode ver na imagem, tem a MEO Box.

A primeira entrada, Sem nome, está lá desde que removi a TimeMachine da rede, há cerca de dois meses atrás. Entretanto, como também se pode ver na imagem, a FiberGateway levou um reboot há cerca de um mês (penso que foi quando a passei para uma UPS); no entanto, não «limpou» a entrada correspondente à antiga TimeMachine…

Será que isto se pode resolver via o interface Web, ou só pela consola (que uso pouco e não me entendo lá muito bem com os comandos)?

icon

Solução por Arundel 16 December 2019, 13:45

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Reputação 2

Nota: pela consola parece que consegui remover essa entrada Sem Nome usando o comando

lan/dhcp/clear-leases --ip-address=X.X.X.6 --mac-address=XX:XX:XX:XX:XX:XX

e olhando para as leases com

lan/dhcp/show

parece que a entrada para X.X.X.6 desapareceu! Saíndo da sessão da FiberGateway e voltando a entrar, e indo depois à página LAN/Dispositivos, efectivamente já não vejo lá a entrada… não sei se a consegui mesmo apagar «definitivamente» ou se voltará a aparecer mais tarde…

Será que é este o único método para remover uma lease DHCP…? Não haverá um método mais simples?...

Olá !!

Como é que acedo a essa consola ?

Obrigado

 

 

Olá !!

Como é que acedo a essa consola ?

Obrigado

 

 

https://www.kbase.pt/meo-fibergateway-limpar-leases-dhcp/

Olá !!

Como é que acedo a essa consola ?

Obrigado

 

 

https://www.kbase.pt/meo-fibergateway-limpar-leases-dhcp/

Obrigado !!