Resolvido

Fibergateway com problemas na atribuição de ips

  • 29 September 2021
  • 4 respostas
  • 302 visualizações

Crachá +1

Boa noite.

Desde a alguns meses para cá, tenho tido alguns problemas com a atribuição de ips aos meus equipamentos. Já aconteceu eu desligar o tablet e 2 minutos depois a minha filha liga-lo e já não consegue aceder à internet. Em todos os equipamentos só resolve se encontrar um equipamento que esteja ligado ao wifi e entrar na página de configuração do router e à parte do wifi (não é necessário fazer mais nada).

As únicas alterações que fiz foram a alteração da password de acesso à página de configuração, a atribuição de 2 ips fixos fora da gama de atribuição (são o 192.168.1.4 e 192.168.1.5) e alteração do tempo de lease para 4 horas (neste momento está nos 60 minutos de origem).

Já foram feitos resets ao router, juntou-se as redes 2.4 e 5GHz numa só, alterou-se os canais, e continua na mesma.

Não sei o que mais fazer.

O que sujerem?

Obrigado.

icon

Solução por omicronpersei8 30 September 2021, 18:09

Ver original

4 respostas

Reputação 7
Crachá +23

essa gama 192.168.1.X é outro equipamento certo? Server ou outro router/repetidor. Estou em crer segundo a sua descrição que seja algum problema gestão DHCP. Já tentou ativar a opção “manter sempre o mesmo IP” do(s) equipamentos ligados por wifi onde tem o problema? 

Tentou replicar o problema com a mesma config sem fazer mesh das redes wifi? 

Crachá +1

Obrigado pela resposta

Os IPs fixos são de uma NAS e da impressora. Dei-lhes IPs fixos para serem mais fáceis de aceder em caso de ser necessário alguma configuração. Vou retirar essa atribuição e ver qual p comportamento do fibergateway.

Quanto à mesh, configurada pelo apoio ao cliente aquando da última chama para eles, não a consigo reverter mesmo com reset ao fibergateway.

Reputação 5
Crachá +15

Boa noite.

Desde a alguns meses para cá, tenho tido alguns problemas com a atribuição de ips aos meus equipamentos. Já aconteceu eu desligar o tablet e 2 minutos depois a minha filha liga-lo e já não consegue aceder à internet. Em todos os equipamentos só resolve se encontrar um equipamento que esteja ligado ao wifi e entrar na página de configuração do router e à parte do wifi (não é necessário fazer mais nada).

As únicas alterações que fiz foram a alteração da password de acesso à página de configuração, a atribuição de 2 ips fixos fora da gama de atribuição (são o 192.168.1.4 e 192.168.1.5) e alteração do tempo de lease para 4 horas (neste momento está nos 60 minutos de origem).

Já foram feitos resets ao router, juntou-se as redes 2.4 e 5GHz numa só, alterou-se os canais, e continua na mesma.

Não sei o que mais fazer.

O que sujerem?

Obrigado.

isso o melhor é ter os equipamentos ligados com ips por DHCP,  e reservar os ips , assim os ips atribuidos são sempre os mesmos , e ligar plug and play no router e nos equipamentos.

Crachá +1

Resolvido.

Coloquei o router a atribuir os ips fixos dentro da gama de atribuição. Agradeço a todos a ajuda.

Responder