Pergunta

Fibergateway - cloud privada - configurar disco acessível através de DNS dinâmico

  • 18 April 2019
  • 4 respostas
  • 1430 visualizações

Crachá +1
Boa tarde,
Tenho um disco externo velhinho, ligado por USB ao Fibergateway. Gostaria de o transformar numa "cloud privada" estando, para isso, acessível através de qualquer ligaç
ao à net.
  1. Registei-me no NoIP.com e configurei o DNS dinâmico no router, tendo as configurações ficado validadas (endereço XXXX.ddns.net).
  2. Através do nslookup verifiquei que o NoIP.com está a redireccionar corretamente o tráfego para o meu IP externo.
Quando tento aceder ao meu endereço XXXX.ddns.net através do telemóvel, nada acontece.
Quanto tento aceder através da net de casa, aparece um login do Fibergateway, mas não aceita as credenciais do utilizador que criei para acesso a dispositivos de armazenamento. Já experimentei criar utilizadores diferentes sem passwords esquisitas, mas nunca consigo entrar.

Como posso resolver o problema de acesso, pela rede fixa e pela rede móvel?

Sejam gentis, é a minha primeira vez 🙂

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Crachá
Oi,
Acabei de migrar da NOS, onde a rede é muito mais fraca, mas em contrapartida mais fácil de configurar.
No meu caso tenho um raspberry pi ligado ao router (fibra) e tenho acesso total porque usei a DMZ.

O meu problema é ao contrário, é aceder a um servidor Nextcloud externo...
Alguma dica?
Crachá +1
Boa tarde j62m, obrigado pelo comentário.

Infelizmente, sem passar pela mesma situação, não posso ser grande ajuda, os meus conhecimentos não chegam para tanto :)

Mas, para a semana, chega um Linksys WRT3200ACM que encontrei no eBay a um bom preço (por outros motivos), que julgo vir a acabar com os meus problemas todos 😉
Crachá
Bom dia,
Entretanto o problema resolveu-se. Acho que havia algum problema nos servidores externos, porque agora está tudo ok.
É importante, porém configurar bem as portas de entrada. No meu caso basta ter a porta 22 ligada ao servidor de ssh para conseguir "entrar" em casa.
Como o servidor tem chave encriptada, funciona tudo às 1000 maravilhas.

Espero que no seu caso tudo corra bem.

J.

Não consegues aceder ao teu endereço .ddns.net por causa de um problema chamado NAT Loopback. Que eu saiba não há soluções decentes. Em toda o caso, podes sempre definir manualmente para que IP é que queres que o endereço seja resolvido, evitando o router te redirecionar para o sítio errado, o gateway.