FAX com MEOFibra

  • 3 May 2011
  • 28 respostas
  • 2113 visualizações

Bom dia,

Precisava de uma pequena ajuda..
Alguem me sabe dizer como é que eu mando FAX atraves do serviço meo fibra?
Tenho que configurar o router? Serviço VOIP? Ou nao da simplesmente?:arf:

Cumps

28 respostas

Acho que oficialmente não dá, mas pode haver outra forma de conseguir por a funcionar o Fax, mesmo que com algumas falhas ou então sem falhas.
Talvez através de FoIP, FoIP é Fax over Internet Protocol.

Procura e espera por melhores sugestões para o teu problema.
o fax já não é incompativel com o serviço de fibra.

basta requisitares ajuda ao técnico que instala o serviço, mais nao te sei dizer
Crachá +4
depende do fax é preciso que tenha um protocolo de comunicação só alguns novos é que conseguem mas são poucos ou placas de fax/modem.
Ja telefonei imensas vezes para la e ninguem sabe de nada e o tecnico entrou em panico no final da instalação quando lhe disse que tinha fax estou a espera que a portabilidade do numero seja feita para ver se funciona se nao funcionar nao sei.. mas falaram me do protocolo T38..
Em relação ao FAX é um Brother T104, eu acho estranho o meu nao dar pq eu tenho um amigo que tem exactamente o mesmo serviço qe eu e tem um fax igualzinho e ele manda e recebe sem qualquer problema..
Cumps
Tal como o VHS ou as cassetes audio, o fax também é uma tecnologia descontinuada. A PT não dá apoio técnico, embora existam algumas soluções como foIP mas.... tens que ser tu a estudar e arranjar uma solução.
(os fax foram feitos para trabalharem sobre linhas telefónicas analógicas. A linha telefónica do MEO fibra não é analógica, é voip)
Sim, mas existe o protocolo T38 que permite que um fax seja ligado a uma linha voip. Agora nem todas as máquinas suportam esse protocolo
Tens várias coisas que poderás fazer:
- Baixar a velocidade para 14.400
- se continuares a não conseguir, vai baixando mais
- Entre cada teste, a começar nos 14.400, liga e desliga a correcção de erros
- Usa o cabo de telefone que vem com o fax
Entre as várias combinações, poderás encontrar a melhor onde o fax receberá e enviará sem problemas
A meu ver, só colocando a 14.400 já vai ficar melhor. Uma coisa quase que te garanto, a 56K (que deve de ser a default) não funcionará.
Estas alterações têm de ser feitas no fax.
Boa sorte
Sim, mas existe o protocolo T38 que permite que um fax seja ligado a uma linha voip. Agora nem todas as máquinas suportam esse protocolo


Mas este FAX eu acho que funciona pq como ja referi um amigo meu tem um igual e manda e recebe sem problemas com o mesmo serviço fibra...

Tens várias coisas que poderás fazer:
- Baixar a velocidade para 14.400
- se continuares a não conseguir, vai baixando mais
- Entre cada teste, a começar nos 14.400, liga e desliga a correcção de erros
- Usa o cabo de telefone que vem com o fax
Entre as várias combinações, poderás encontrar a melhor onde o fax receberá e enviará sem problemas
A meu ver, só colocando a 14.400 já vai ficar melhor. Uma coisa quase que te garanto, a 56K (que deve de ser a default) não funcionará.
Estas alterações têm de ser feitas no fax.
Boa sorte


Logo ja exprimento isto e depois digo alguma coisa..

Cumps
Mas este FAX eu acho que funciona pq como ja referi um amigo meu tem um igual e manda e recebe sem problemas com o mesmo serviço fibra...



Logo ja exprimento isto e depois digo alguma coisa..

Cumps

Então é simples: basta copiar as configurações do fax do teu amigo. voilá! 🙂
Vou lhe pedir o FAX emprestado para exprimentar la em casa se der depois tenho que copiar as configuraçoes dele.. Nao podera ser um problema de configuração no router?
Boa Noite pessoal.
Bem por agora acho que o meu problema esta resolvido. Estive a ver as configurações do FAX e há uma opção que é Tom/Pulso alterei de Pulso para Tom e o FAX foi logo enviado pelo que vi no Google :mdr: Tom é linha digital e Pulso é linha analógica, logo é possivel enviar FAX por fibra Óptica.
Obrigado a todos pela ajuda.

Cumps
Pode ser possível enviar, mas agora vamos ver se é possível receber.
Pois a parte do receber ainda não testei mas por agora so interessa enviar.. mas depois eu digo alguma coisa.

Cumps
Reputação 7
Crachá +23
se o teu fax nao tiver o protocolo T38 nao vais receber fax's...pelo menos desconheço que receba sem ter esse protocolo no proprio fax...

mas existe um alternativa bem mais fiavel e vantajosa...fax online da pt...
Boas.
Pois se o FAX nao possuir esse protocolo nada feito mas parto do principio que tenha o que nao tendo recebe visto que envia.. Ainda n tive oportunidade de testar isso..

Cumps
O modo "pulso" era usado na rede analógica á muitos anos, nos telefones de disco, actualmente a rede continua a suportar este modo de discagem, mas o modo de multifrequencia é o principal a funcionar nos telefones.
Bom dia.

Confirma-se! Nao consigo receber FAX's. O envio corre as mil maravilhas mas a recepção nem por isso..

Cumps
O ideal para quem tenha e use FAX, é mesmo manter a linha analógica ou de cobre.
O ideal para as empresas que usem FAX é manter sempre o linha telefónica analógica ou de cobre.

As tecnologias de cobre e fibra óptica, são diferentes, por isso é que o FAX não funciona bem na fibra óptica, porque está optimizado para ser usado numa linha analógica ou de cobre.
Reputação 7
Crachá +23
bem tinha dito...todos os fax's tem de ter protocolo T38...sem isso nao sao compativeis...
É verdade, hoje o MEO Fibra faz 2 anos de existência, pelo menos oficial, que até mesmo antes disso, ele já existia.
Reputação 7
Crachá +23
...correcçao...começou comercialmente dia 11-05-2009... :biggrin:
Estás enganado, foi lançado lançado oficialmente a 15 de Maio de 2009, no entanto, não quer dizer que já não existisse antes.
Reputação 7
Crachá +23
começou em setembro para pilotos mais coisa menos coisa...

e foi lançado no dia 11 de maio...foi o meu 1º dia de trabalho oficial na fibra...disso nao posso esquecer..
Pode até ter sido lançado comercialmente a 11 de Maio, mas foi lançado oficialmente a 15 de Maio de 2009.
Reputação 7
Crachá +23
epa...houve uma pequena comemoração interna no dia 11...

mas a lembrarme dos layout's na altura...ate podes ter alguma razao...neste casa o que conta sempre sera mesmo o dia 11 de maio de 2009

Responder