Pergunta

Falha VPN PPTP com router tg789vac v2 - LCP: timeout sending Config-Requests

  • 17 June 2020
  • 1 resposta
  • 228 visualizações

Boa tarde,

Tenho uma ligação á meo por fibra com o tg789vac v2.

Tenho também um outro router, para gerir a rede interna, um Asus RT-AC87U

O Asus está ligado ao Technicolor (WAN-LAN), isolando assim a rede interna e dando alguma “segurança” adicional.

O Asus tem um servidor de VPN que tenho usado desde sempre, no protocolo PPTP, sendo que tive de configurar o seguinte:

  • na partilha de aplicações, tem a aplicação “PPTP Server”, associada ao router Asus, reencaminhado assim o tráfego que vem da internet para as portas 1723;
  • aproveitei a funcionalidade dynip do sapo para invocar a vpn por nome a partir da internet.

Sempre funcionou bem … até à semana passada, em que deixei de conseguir fazer a vpn.

Já revi as configurações todas e estará tudo em ordem. Inclusive apaguei e criei novamente as regras. Já fiz também vários reboots aos routers.

De notar que a VPN no Asus funciona, pois consigo estabelecer a vpn se estiver na rede interna. Só não consigo a partir da Internet.

Mas estando na intenet, consigo chegar ao router Asus, verificando o log, aparece a indicação de cheguei lá:

Jun 17 01:45:39 pptp[9980]: pppd 2.4.7 started by admin, uid 0
Jun 17 01:45:39 pptp[9980]: Connect: pptp0 <--> pptp (176.79.68.167)

 

Mas logo a seguir, dá o erro:
Jun 17 01:46:09 pptp[9980]: LCP: timeout sending Config-Requests
Jun 17 01:46:09 pptp[9980]: Connection terminated.
Jun 17 01:46:09 pptp[9980]: Modem hangup

 

Dá ideia que não consegue manter o tunel de VPN …

Será que um reset de fábrica no router da Meo resolvia? (Não o fiz com receio de perder as configs ...)

Alguém me consegue dar uma ajuda por favor?

 

Obrigado.


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1 resposta

Bom, passou ~1 ano após a pergunta ter sido submetida…

Apenas para dar o meu testemunho: tenho igual configuração a funcionar há mais de 3 anos, mas com um TP-LINK com DD-WRT, sem qualquer problema.