Resolvido

Expandir internet no piso inferior com ligação direta ao router do piso superior

  • 28 January 2023
  • 13 respostas
  • 311 visualizações

Crachá

Olá a todos,

 

Farei o meu melhor para tentar explicar a situação. Tenho internet fibra de 500mpbs numa casa de 2 pisos, cujo router está no piso superior. Atualmente, a Box da TV encontra-se no piso inferior, ligado à parede por um cabo Ethernet que está ligado diretamente ao router no piso superior. Estão atualmente a ocorrer mudanças em casa, e a Box será mudada para o piso superior, precisamente para onde se encontra o router.

 

A minha questão é: como a Box vai mudar para o piso superior, será possível recorrer à mesma ligação Ethernet utilizada pela Box de forma a expandir a internet do router no piso inferior?

 

Procuro expandir a internet da melhor maneira. Já pesquisei sobre access points, routers secundários, etc., porém, não sei qual seria a melhor solução, pois seria importante ter uma excelente ligação no piso de baixo, uma vez que será o local onde vou estar a trabalhar depois das mudanças. Atualmente, tenho um Xiaomi Mi Range Extender Wi-Fi AC1200 no piso de baixo que, no modo extensor, a rede 5GHz alcança os 60mbps (testado wireless); no modo Acess Point (ligado por Ethernet à mesma ligação da Box), alcança facilmente os 95-99mbps (o extensor está limitado aos 100mbps). O objetivo seria obter uma velocidade semelhante ou quase semelhante que à do router, pelo que pergunto se alguém me podia prestar algum aconselhamento sobre o que devo fazer.

 

Peço, desde já, desculpa por algum erro ou falta de informação da minha parte, sou leigo neste assunto ainda.

 

Obrigado!

icon

Solução por Trutafario 28 January 2023, 00:44

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

13 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Se vai mudar a box para junto do router basta comprar um cabo pequeno e ligar diretamente ao router, e deixar o cabo de baixo e ligar um extensor por cabo , aconselho o extensor da meo , cria uma rede mesh e funciona bem . É relativamente caro , mas vale a pena.

 

Crachá

Se vai mudar a box para junto do router basta comprar um cabo pequeno e ligar diretamente ao router, e deixar o cabo de baixo e ligar um extensor por cabo , aconselho o extensor da meo , cria uma rede mesh e funciona bem . É relativamente caro , mas vale a pena.

 

Muito obrigado pela recomendação! Contudo aproveito para perguntar se seria possível depois ligar, por exemplo, um computador fixo ao extensor da MEO por cabo ethernet também, e ober a mesma velocidade?

Obrigado!

Reputação 7
Crachá +24

Sim pode , tem duas portas lan, numa liga a entrada de sinal na outra o pc.

Crachá

Sim pode , tem duas portas lan, numa liga a entrada de sinal na outra o pc.

Se precisar de ligar futuramente computadores adicionais por Ethernet, qual seria a melhor maneira de obter portas adicionais? Obrigado desde já pelas respostas!

Reputação 7
Crachá +24

Pode ligar um switch com várias portas .

Atenção, o seu router tem que ser o fibergatway.

Depois tem que instalar a App meo Smart Wi-Fi para adicionar o extensor.

Crachá

Pode ligar um switch com várias portas .

Atenção, o seu router tem que ser o fibergatway.

Depois tem que instalar a App meo Smart Wi-Fi para adicionar o extensor.

O meu router é o Fibergetaway. No entanto, acabei de descobrir que a ligação Ethernet no piso inferior está limitada aos 100mbps. Não sei se é o próprio cabo Ethernet (que está ligado diretamente à tomada da parede que liga ao router), ou se é a própria ligação da parede entre os dois pisos que causa a limitação… Agora estou na dúvida. Tinha ideia que estas ligações à Box não estariam limitadas.

Reputação 7
Crachá +24

Não deve estar limitado, o aparelho que fez o teste é que é limitado, faça um teste no pc.

Crachá

Não deve estar limitado, o aparelho que fez o teste é que é limitado, faça um teste no pc.

O teste foi feito no PC. Verifiquei as propriedades Ethernet e a “Velocidade” estava a 100 mbps.

Reputação 7
Crachá +24

Tente ligado direto ao router e veja o que dá.

No pc coloque nas definições de rede gigabyte.

Crachá

Tente ligado direto ao router e veja o que dá.

No pc coloque nas definições de rede gigabyte.

Ligado ao router, não existem limitações. Refiro-me à ligação Ethernet do piso inferior (que liga à Box) onde supostamente teria de ligar o extensor da Meo. Testei no computador e essa ligação encontra-se, aparentemente, limitada aos 100mbps.

Reputação 7
Crachá +24

O melhor é chamar quem instalou a caixa de comunicações, pode ter a ver com o material instalado na altura .

Boa tarde,

sou cliente MEO há vários anos, neste momento já sem fidelização aos vossos serviços. Hoje (23/02/2023) desloquei-me a uma das vossas lojas (MaiaShopping) para saber o motivo de ter net muito lenta e no telemóvel, constar como não sendo uma ligação de segurança…

Após saber que tinha 200Mbps e não os 500 que inicialmente contratei, solicitei esclarecimento sobre esta situação, que me foi explicado que após o período de fidelização passava automaticamente para o mínimo…

Acho um absurdo esta situação e o atendimento que me foi prestado… pago 90€ mensalmente e não senti nenhum profissionalismo para manter o cliente.

felizmente há outras possibilidades e existe concorrência, para podermos escolher, onde somos bem tratados e recebidos.

Reputação 7
Crachá +24

@Ricardo Manuel Soares

Basta ver as condições no contrato. Deve ter 200 de base e com a oferta ficou com 500. As ofertas e descontos estão ligados a fidelização. Se terminou a fidelização, também terminou a oferta.

A solução é renegociar o contrato com nova fidelização e novas ofertas.

A concorrência é exatamente igual. Não espere ter ofertas, sem que esteja disposto a fidelizar-se.