Pergunta

estou com problemas graves de upload em fibra ótica e com mais 30 minutos de espera na linha de apoio a cliente desisto

  • 15 September 2021
  • 8 respostas
  • 197 visualizações

Crachá

Em Gavião (alto alentejo), tenho um pacote de internet de fibra ótica.

Há 2 dias que o upload de dados dá erro, e é quase impossível fazer trabalho remoto.

Tento ligar para o apoio técnico e ao fim de mais 30 minutos desisto… é um péssimo serviço de apoio a cliente.

Evidências abaixo do que falo abaixo (e de hoje mesmo)

 


8 respostas

Crachá

Mais uma semana em que tudo volta acontecer.

Desta vez o upload conseguiu ser efectuado, mas os valores contrados 30/3 são muito diferentes dos reais.

 

Crachá

telefonei a um operador técnico.

Ele fez o reset ao router remotamente.

Faço novamente o test de performance fast.com e obtenho resultados piores… transmito em linha os resultados, e o operador desliga-me o telemóvel na cara.

 

 

Reputação 7
Crachá +24

Qual é a velocidade contratada e qual o router?

Reputação 7
Crachá +23

Sugiro que use uma ferramenta adequada. O que está a usar é o fast.com que é da netflix. Se reparar entre as capturas de ecrã um pinga Abrantes, outro Rio de moinho….. Para 3mbps ter 2.4 ou 2.3 usando uma ferramenta não propriamente adequada, só ajuda a confusão.

O speed test do primeiro print é um erro genérico que é bem explicito (firewall ou algo a bloquear). Não ponderou que o problema é no seu PC ou rede interna? 

Crachá

Qual é a velocidade contratada e qual o router?

30/3 Donwload/upload respectivamente

O Modelo é fiberGateway GR241AG

Crachá

Sugiro que use uma ferramenta adequada. O que está a usar é o fast.com que é da netflix. Se reparar entre as capturas de ecrã um pinga Abrantes, outro Rio de moinho….. Para 3mbps ter 2.4 ou 2.3 usando uma ferramenta não propriamente adequada, só ajuda a confusão.

O speed test do primeiro print é um erro genérico que é bem explicito (firewall ou algo a bloquear). Não ponderou que o problema é no seu PC ou rede interna? 

 

Esclareço sou software tester de profissão. Já fiz testes de performance na minha vida.

Dito isto, o https://www.speedtest.net/ também tenho usado mas tem estado a dar resultados mais instáveis no mesmo periodo, tanto dá 20/1,5 como dá 27/2,5. Por esse motivo, ter deixado de usar.

Tenho feito o teste no meu portatil de trabalho com é um i5 de 10 decima geração ligado por com cabo RJ45. Também testei com outro portátil pessoal no mesmo periodo e foi igual. pelo smartphone a partir do wifi, o resultado é ainda mais instável, tanto dá uma cobertura por 15/2,5 como 28/2.

Tenho uma escola a 500 metros. Suspeito que seja por partilha de capacidade de rede durante o horário escolar, mas como provar?

Reputação 7
Crachá +21

O que você chama de “partilha de capacidade de rede” não existe em fibra (muito menos é plausível para a sua velocidade contratada 30/3), por cabo direto ao router devia ter velocidades “ligeiramente superiores”, testes foram feitos com FW desligada e sem programas de background em funcionamento?

Reputação 7
Crachá +23

@PJM_Gav respondi face aos prints que colocou. Tendo Fibra não faz qualquer sentido isso de eventual taxa de contenção, poderia até ter um centro de congresso ao lado da sua casa, não afetaria em nada a velocidade, O tráfego na fibra é  true true, end to end, tem cápsula de velocidade de 30/3 deverá ver essa velocidade ou muito próxima. Tem algum outro equipamento ligado na rede? Se sim teste desligando todos os equipamentos (cabo rede), faça reboot (ligar e desligar) e teste novamente.

Se só usa esse equipamento tente trocar a porta ethernet ou eventualmente inverter as pontas. Se passa no teste feito pelo apoio técnico, isso quererá dizer que o serviço até ao router/ont está ok ( o teste é completo ao serviço, medidas ópticas, informação do serviço do router, etc) tudo o que está ligado ao router, é privado, doravante tema do cliente.

Se diz que faz trabalho remoto, usa alguma vpn? Já fez algum reset de fábrica no router?

Responder