Resolvido

Especificações para a fibra

  • 9 August 2022
  • 8 respostas
  • 185 visualizações

Estou a restaurar uma habitação rural e preciso de colocar uma fibra óptica capaz na trincheira para a estrada. Que especificações devo utilizar para o cabo. A escolha dos fornecedores parece ser OM1, OM2 ou G652.D; tudo em 2mm ou 3mm. O que é o melhor. Não vou pedir ao Meo que o ligue durante cerca de um ano.

icon

Solução por Trutafario 9 August 2022, 23:30

Ver original

8 respostas

Reputação 5
Crachá +15

Não tem que passar cabo nenhum ,o cabo de fibra é passado pelo operador, apenas tem que colocar tubo desde da caixa no limite da sua propriedade até ao local onde quer que fique o router , dentro de casa, é que se quiser pode colocar tomadas RJ45 nos locais onde quer ter televisão , ai sim tem que colocar tubagem na parede desde das tomadas até ao local onde fica o router e passar cabo rede CAT6 ou CAT7.

Não quero o router a 135 metros da casa na estrada. Dizem-me que a fibra é da minha responsabilidade ao longo desta distância.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

desde quando?? quem diz essa baboseira?? 

Reputação 7
Crachá +24

O meu cabo da rua (aéreo) tem bem mais de 135m e foi a MEO que o colocou.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

as operadoras são obrigadas a levar a fibra para dentro da casa do cliente...não percebo quem foi capaz de dar essa informação...

Se o meo traz o cabo de fibra podem usar a minha trincheira? Se usarem a minha trincheira de que tamanho de tubo precisam e com que frequência precisam de uma caixa. 

Reputação 7
Crachá +24

@Michael Pringle  eles trazem o cabo do pdo que estiver mais próximo e que possam ligar, nas cidades os cabos são subterrâneos (maioria).

Na casa e se os cabos forem aéreos não precisa por tubo, precisa é deixar uma entrada que ligue à rede de comunicações, por norma fica junto ao telhado, a minha está na chaminé do exaustor.

O seu eletricista é que tem que ver , um tubo de 16mm chega mas parece me que vai gastar dinheiro desnecessário.

Reputação 7
Crachá +21

Se está a restaurar uma casa com projeto, tem de ter ited, ao ter ited, tem cemu e tubagem até á extrema do terreno (de preferencia até ao poste ou cvp/cvm onde liga a tubagem das operadoras). A tubagem é indiferente o diametro desde que dentro do obrigatorio (no caso de ter projeto), caso contrario, qualquer tubagem chega desde que deixe a guia que vem no mesmo, não terá problemas. É responsabilidade da operadora levar a fibra até á sua ATE (caso pretenda por os equipamentos na mesma, não recomendado devido á mesma ser metalica e irá ter problemas de wi-fi) ou até á tomada onde pretende deixar os equipamentos principais (ont ou fibergateway). Se tiver constrangimentos na sua rede (tubagens obstruidas por, por ex, alguma curva muito apertada ou tubagens partidas), quando forem fazer a instalação, a mesma pode nao ser feita (instalação) e a responsabilidade da reparação das mesmas é sua

Responder