Erros FEC/CRC/HEC após aumento da velocidade de sincronismo

  • 16 September 2010
  • 3 respostas
  • 2516 visualizações

Agradeço ajuda para a seguinte situação

Aquando da instalação do serviço Surf 20 no ano passado os técnicos deixaram a ligação apenas com um sincronismo de 12Mbps afirmando que seria o máximo que a linha permitia de forma estável:

Largura de banda (Up/Down) : 509 / 12.287
Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 19
Atenuação na linha (Up/Down) : 9,5 / 18,0 (apesar da distancia real à central ser de 1000m)
Margem SN (Up/Down) : 30,5 / 17,0

Não percebendo nada do assunto na altura confiei nos técnicos.

Passado quase um ano e tendo vindo a aprender algo mais sobre as ligações ADSL ao pesquisar em vários foruns dedicados a esta matéria, fiquei com a convicção de que a minha linha permitia algo mais pelo menos no Upload que tinha uma margem de ruido de 30dB.

Assim sendo contactei o serviço técnico a solicitar um aumento de velocidade.

Após um par de dias fui contactado para me informarem de que as minhas velocidades tinham sido alteradas para (Down/Up) 16Mbps/1Mbps :

Largura de banda (Up/Down) : 1.021 / 16.380
Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 18,5
Atenuação na linha (Up/Down) : 9,5 / 18,0
Margem SN (Up/Down) : 12,5 / 7,0

O valor da margem de ruido no Download inferior aos 10dB, frequentemente referido como mínimo recomendável, deixou-me algo apreensivo quanto à estabilidade da linha, mas após um pouco mais de pesquisa encontrei referências de que os Routers Thomson (TG784) conseguem bons resultados com valores entre os 6dB e os 10 dB.

E a verdade é que após vários dias de utilizção não me aprecebi de qualquer problema ao nível de delays na televisão ou quebras no serviço conseguindo velocidades reais (Up/Down) 0,86Mbps/14,00Mbps (Meobox Off) constantes ao longo do dia e com ping na ordem dos 30 ms, valores estes que me parecem bastante bons para uma ligação de 16Mb.


No entanto reparei na seguinte leitura de erros do router:

Uptime do sistema: 0 dias, 13:22:49
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 200,23 / 13,00
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): 0
Erros em segundos (local/remoto): 0 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 84.116
Erros de CRC (Up/Down): 0 / 13
Erros de HEC (Up/Down): 32 / 11

Já reiniciei algumas vezes o Router mas os erros permanecem dentro da mesma ordem de grandeza.

Pesquisei um pouco sobre estes erros e a interpretação que tirei é de que os FEC não implicam a retransmisão dos dados uma vez que a informação é interpolada pelo sistema. No entanto desconheço se esta ordem de grandeza acarreta outros problemas à ligação.
No entanto os CRC/HEC já requerem que a informação seja novamente retransmitida implicando perda de velocidade.

Antes do aumento de velocidade não tenho noção se estes erros também se verificavam, mas penso que não (sem certezas) pois teria-me chamado a atenção.

Gostaria de recolher a vossa opinião se poderei permanecer com estes valores de sincronismo ou deverei solicitar o downgrade para os 14Mb por forma a aumentar um pouco a margem de ruido.

Grato pela atenção

3 respostas

Ninguém me sabe responder!?

Update:

O nº de erros continua a aumentar:

Uptime do sistema: 6 dias, 19:14:21
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 367,24 / 135,76
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): 0
Erros em segundos (local/remoto): 1 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 1.350.718
Erros de CRC (Up/Down): 0 / 368
Erros de HEC (Up/Down): 32 / 318
Não há como resolver um problema quando ele ainda não existe.

Se não tens problemas com a velocidade, se os serviços estão estáveis, não vale a pena estares a "sofrer" por antecipação. De resto, com esses números não é provável que tenhas problemas. Também fiz uma pesquisa e vi números bem (mas mesmo bem) superiores aos teus. Se começares a notar alguma anormalidade que não os números propriamente ditos, então aí convém ligares para o SAC.
Crachá +7
1.350.000 FEC's em 6 dias?
Noutro operador apanhava com o dobro disso em 6 dias e mesmo assim o serviço era estável.
Não tens com que te preocupar a não ser que comeces a notar falhas.

Responder