Erro DNS

  • 1 December 2018
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Boas!

 

Desde há três semanas, pricipalmente aos fins de semana, que tenho o seguinte erro: dns_probe_finished_no_internet .

Ao entrar no router verifico que perco constantemente o DNS seja em IPV4 seja em IPV6. 

 


Já tentei entrar em contacto com a MEO e dizem que não existe qualquer problema, mas o facto é que no router consigo verificar que a ligação ao DNS tanto dá como não dá (na interface fica sem valor e um circulo vermelho e um pouco depois, volta a ter o IP e cirulo verde) => Conectividade com o Servidor DNS 1 e Conectividade com o Servidor DNS 2.

 

Alguem tem conhecimento deste problema?

 

Aguardo a vossa resposta.

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2 respostas

Reputação 2

Embora os operadores normalmente não gostem que se usem DNS externos, nesta situação o melhor mesmo é mudares os endereços dos servidores DNS de todos os teus equipamentos para um par de servidores públicos.

Pessoalmente, prefiro usar o servidor da Cloudflare (empresa que fornece um sistema de reverse proxy/cache/firewall para sites Web — o serviço de base é gratuito e eles são especialistas em segurança), por três razões:

  1. É consistentemente o resolver mais rápido, seja em que parte do mundo for.
  2. É garantido que não só o acesso é seguro, como que não há ninguém a «espionar» o que andamos a visitar na ‘net para nos perfilarem…
  3. A Cloudflare é uma empresa simpática que investiu em escritórios em Portugal, onde é feita investigação e desenvolvimento (ou seja, não é apenas para ter call centers baratuchos...), para além de também terem cá um nó da rede deles, o que faz com que o acesso a qualquer site que esteja na Cloudflare, seja em que parte do mundo for, é acedido como se estivesse em Portugal (apenas tráfego IP nacional!), o que é mais rápido não só por causa da redução dramática da distância, mas principalmente porque há muito mais banda entre sites portugueses, do que na ligação entre Portugal e o resto do mundo…

Os endereços de DNS do resolver da Cloudflare são os seguintes:

1.1.1.1

1.0.0.1

2606:4700:4700::1111 (IPv6)

2606:4700:4700::1001

Evidentemente, para quem não conhecer a Cloudflare ou desconfiar de tanta propaganda minha à empresa (não, não tenho acções deles, nem lá trabalho — sou apenas um cliente muito satisfeito do serviço gratuito deles), pode sempre usar os endereços da Google:

8.8.8.8

8.8.4.4

2001:4860:4860::8888 (IPv6)

2001:4860:4860::8844

O serviço deles é quase tão rápido como o da Cloudflare (sim, a Google também tem cá um nó deles), mas, claro está, sempre que se usa algo da Google (ou do Facebook, ou da Microsoft...) sabe-se lá o que é que eles fazem com os nossos dados…

Há obviamente muito mais resolvers de DNS públicos, é uma questão de escolher do que gostar mais — o link que coloquei acima para a DNSPerf mostra uma lista dos mais «famosos» (e também os mais rápidos). Durante anos usei o do DynDNS e até o sabia de cor :smile: — isto foi muito antes deles terem sido comprados pela Oracle — e depois também usei o OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220) até que estes foram comprados pela Cisco… e, num momento de loucura, até cheguei a usar os da Freenom (80.80.80.80 e 80.80.81.81)...

Tinha o mesmo erro, resolvi isso ao mudar os DNS nos dispositivos, pois a Meo não deixa mudar os DNS do router e esses erros vem do DNS da Meo.

Se alguém sabe a pass admin do router era bem.

Meo serviço 0....