Envio de mensagens de log de um router para um servidor remoto

  • 30 August 2017
  • 0 respostas
  • 779 visualizações

Tenho duas instalações MEO em duas casas, uma fibra com um TG784v3 e outra ADSL com um TG784. Ambos os routers estão na versão 10.2.1.L.


 


Na rede da casa A (a que tem fibra) tenho um Raspberry Pi e estou a enviar as entradas de log dos dois routers para o rsyslog do pi, filtrando as entradas mais comuns e repetitivas e registando apenas as mais "interessantes".


 


O meu problema é que apenas conheço uma forma de adicionar regras aos routers para enviar os logs para um servidor remoto, e que usa endereços IP, na forma


 


syslog ruleadd fac=all sev=debug dest=82.154.12.99


 


Quando o IP do TG784v3 muda (e de vez em quando muda), o TG784 fica a enviar os logs para o endereço errado.


Há alguma forma de configurar o TG784 para enviar logs para um endereço da forma ABCD.dynip.sapo.pt que tenho definido para o TG784v3?


 


Para tentar contornar esta limitação pensei escrever um script no pi que detectaria a alteração do IP do router remoto e iria, via telnet, alterar as regras para utilizar o novo IP. Novo problema! Não consigo aceder remotamente (de fora da rede local) via telnet. :@


 


Claro que nem com o utilizador meo nem com o sumeo tenho privilégios para alterar a telnet access list. :(


 


Obrigado desde já pela vossa ajuda.


 


p.s. Ah, e perguntam vocês, para que raio é que eu quero guardar os logs dos routers? Bem, para nada em especial, apenas porque se pode. 😉

0 respostas

Sê o primeiro a responder!

Responder