Skip to main content

Bom dia,

Tenho um router Fiber Gateway GR241AG e preciso de abrir o encaminhamento de portos. Após tentar diversas opções, nada funciona. As portas dizem estar fechadas quando faço scan num qualquer site de Port scanning (através de uma rede móvel, não da rede pertencente ao router) e o servidor que tento aceder através do porto não está a ser alcançado. Portanto tenho bastante segurança em dizer que os portos estão efetivamente fechados. (Mesmo tentando abrir uma DMZ para o meu servidor interno não funciona.)
 

Entendo que possa ser uma questão relacionada com CGNAT e então contactei o apoio ao cliente (16209 e também o Meo Care) mas ninguém me conseguiu dizer se 1) estou por trás de uma CGNAT,  2) se sim, se poderia desativá-la. Alguma tem uma ideia? Algum outro número para o qual possa ligar para discutir este assunto?

 

Obrigado desde já!

Verifique o seu IP Wan no fibergateway e num site como o whats my ip, se forem diferentes é porque pode estar em CGNAT.


Tenho exactamente o mesmo problema. Com o serviço fibra, o meu router tem um IP na WAN de class A (10.x.x.x), logo não é acessível da internet. É claro que quando usa um serviço tipo whatismyipaddress.com irá ver um IP público, mas esse será o IP da gateway que o seu router usa para aceder à internet (essa gateway também terá um endereço 10.x.x.x quando consultar a página de administração do router, na secção WAN).

Ou seja: INTERNET <=> (176.x.x.x ou outro) gateway (10.x.y.z) <=> (10.a.b.c) router Fiber 

Não adianta pôr o router em modo bridge, encaminhar portos ou usar DMZ. Se o IP da WAN for de classe A (10.x.x.x), classe B (172.x.x.x) ou classe C (192.168.x.x), não terá acesso a partir da internet.

O pessoal da meo sugeriu-me usar o dynip.sapo.pt, mas… sem ter um IP público, o que irão eles registar como registo tipo A nos serviços de DNS?… eu registei um endereço, mas nem sequer está publicado (como seria de esperar)… não entendo a razão para eles sugerirem isso como solução para o problema.

De qualquer forma, ficarei a aguardar que o IPv6 vingue e que possamos ter um IP público e fixo de IPv6 (não há razão técnica para não o fazerem) que permita atingir o objectivo de aceder a partir do exterior. 

Ou isso, ou esperar que a concorrência chegue para mudar de operador ;-)

Boa sorte!


para clarificar: se a meo quisesse, podia desabilitar o CGNAT e dar-nos um IP público, mas ou não sabem, ou já não o conseguem fazer (política da empresa, talvez?)


@knorpsiu 

Ligue 16209 e peça para desativarem o CGNAT.


Tenho exactamente o mesmo problema. Com o serviço fibra, o meu router tem um IP na WAN de class A (10.x.x.x), logo não é acessível da internet. É claro que quando usa um serviço tipo whatismyipaddress.com irá ver um IP público, mas esse será o IP da gateway que o seu router usa para aceder à internet (essa gateway também terá um endereço 10.x.x.x quando consultar a página de administração do router, na secção WAN).

Ou seja: INTERNET <=> (176.x.x.x ou outro) gateway (10.x.y.z) <=> (10.a.b.c) router Fiber 

Não adianta pôr o router em modo bridge, encaminhar portos ou usar DMZ. Se o IP da WAN for de classe A (10.x.x.x), classe B (172.x.x.x) ou classe C (192.168.x.x), não terá acesso a partir da internet.

O pessoal da meo sugeriu-me usar o dynip.sapo.pt, mas… sem ter um IP público, o que irão eles registar como registo tipo A nos serviços de DNS?… eu registei um endereço, mas nem sequer está publicado (como seria de esperar)… não entendo a razão para eles sugerirem isso como solução para o problema.

De qualquer forma, ficarei a aguardar que o IPv6 vingue e que possamos ter um IP público e fixo de IPv6 (não há razão técnica para não o fazerem) que permita atingir o objectivo de aceder a partir do exterior. 

Ou isso, ou esperar que a concorrência chegue para mudar de operador ;-)

Boa sorte!

para clarificar: se a meo quisesse, podia desabilitar o CGNAT e dar-nos um IP público, mas ou não sabem, ou já não o conseguem fazer (política da empresa, talvez?)

Olá @knorpsiu, queria dar um último comentário sobre este assunto e dizer o que resultou para mim caso outras pessoas tenham o mesmo problema. Efetivamente estava por trás de uma CG-NAT, e por sugestão da @ana_Paula noutra thread,  liguei para o apoio técnico da meo e disse que queria ter um IP público para aceder a serviços da minha LAN fora de casa. E depois de algumas chamadas e de me ligarem de volta, lá me desativassem a CG-NAT e consigo finalmente abrir portos. A verdade é que as coisas têm que ser explicadas de forma simples (estive num ping pong entre apoio técnico e meo care e um dizia me para falar com o outro, mas no final de contas tem que ser mesmo com o apoio técnico, ou seja, 16209). Caso quem lhe atenda não perceba do assunto, o melhor é pedir para alguém com mais competências técnicas lhe ligar de volta.


Obrigado @rafalex99 , vou ter que insistir com o serviço de apoio ao cliente. Também andei num ping pong, ligaram-me do "back-office" e estavam a perceber (ou não), mas garantiram-me que a única coisa que conseguiam fazer era o renew do IP WAN (que continuou 10.x.x.x). 


Obrigado @rafalex99 , vou ter que insistir com o serviço de apoio ao cliente. Também andei num ping pong, ligaram-me do "back-office" e estavam a perceber (ou não), mas garantiram-me que a única coisa que conseguiam fazer era o renew do IP WAN (que continuou 10.x.x.x). 

Eu nao faço ideia o que eles fizeram nas configurações do meu router uma vez que o senhor que me atendeu não explicou, no entanto, após lhe explicar que queria desativar a CGNAT e não ter um IP público partilhado, ele lá mudou qualquer coisa, reiniciou o router e consegui finalmente abrir portos. Verificado através de um qualquer Port scanner online e aceder à minha home vpn através do novo ip público. Depende muito de quem atende e no meu caso, tive que tentar várias vezes.


@knorpsiu 

Peça para desativarem o CGNAT e atribuirem um IP Público, diga que precisa de aceder á rede remotamente, e que precisa de abrir portas etc…

 

O MEO Care é para esquecer, tem de ser mesmo apoio técnico.


Obrigado @ana_Paula. Voltei a ligar e ficaram de me contactar do apoio técnico. Agora é aguardar 


Responder