Pergunta

É mesmo serviço fibra?

  • 23 June 2020
  • 3 respostas
  • 144 visualizações

  • Principiante
  • 1 resposta

Boa tarde. Gostaria de expor uma situação no sentido de tentar que alguém me esclareça. 

Em Fev/2016 contratei um serviço M4O com internet fibra, velocidade 100Mb. O prédio era recém-construído e a MEO era (e continua a ser) a única operadora com serviço fibra na minha morada. Foi instalado ou router technicolor TG784n v3 junto à TV e Meo BOX. Confesso que nunca testei a velocidade da internet. Nunca tive queixas de maior em relação a tal facto, excetuando a ausência de rede num dos quartos (comprei repetidor de sinal wifi e resolvi assunto) e que por vezes a transmissão de vídeo em plataformas de streaming (Netflix, HBO) era um pouco lenta (transitoriamente). Findos dois períodos de fidelização em Maio último iniciei processo de renegociação do contrato. Foi-me “oferecido” upgrade para velocidade 500mbps na internet fixa. Questionei se poderia trocar o router, disseram-me que não seria necessário. Entretanto decidi fazer alguns testes à velocidade da internet (ligação wifi) e constatei que na melhor das hipóteses obtenho 45 mbps (inferior portanto aos 100 que tenho contratado). Andei a inspecionar características do router e a ligação dos aparelhos cá em casa e percebi que não tenho nenhum ONT  - a ligação do router é feita diretamente à tomada de rede (porta WAN) e à linha telefónica por um cabo cuja entrada diz DSL. 

Posto isto fiquei com as seguintes dúvidas:

  • tenho efetivamente serviço de internet fibra? 
  • as características de ligação bem como o router (que tem pelo menos 4 anos) têm capacidade para suportar a velocidade que me é oferecida (500mbps)?

Agradeço qualquer esclarecimento, visto ser completamente leiga no assunto.


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

3 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Os testes têm que ser sempre por cabo e nunca por Wifi.
No entanto esse router só tem uma porta Gigabit (porta 4) as restantes só comportam velocidades até 100 Mbps.
Coloque uma reclamação via área de cliente e peça troca do router.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

se não fosse fibra nunca passaria dos 20Mb...agora se tens esse router de certeza que existe um ONT...

Vou então testar a ligação por cabo... ONT tenho quase a certeza que não existe: seria este o local onde estaria colocado, certo? O router está ligado diretamente à tomada de rede e tem ainda outra ligação à box.