Dúvidas instalação / Cabos e divisões

  • 26 November 2010
  • 10 respostas
  • 26561 visualizações

Muito bom dia a todos,

Estou a pensar colocar Meo, e neste momento Meo Fibra. Não consegui, no entanto, ter uma resposta definitiva às minhas questões, e certamente não será dada pelo pessoal do suporte comercial ou técnico.

Sempre que coloco estas questões a alguém a resposta que me dão é: "Não te preocupes, tratam de tudo". Na verdade não duvido da capacidade dos técnicos, quero, no entanto, saber como funcionam as instalações.

Procurei no fórum, mas não encontrei resposta.

Aqui ficam as minhas questões:

- O cabo da Fibra tem que entrar em casa. Compreendo. Pode ser passado pelos "tubos" da TV Cabo ou tem que ser feito um furo para entrar?

- As instalações colocam tudo no mesmo sítio. Telefone, router e ONT. Não tenho problema com isso, no entanto, todas as ligações estão ali. Posso ter televisão noutras televisões/divisões através do cabo coaxial existente (sem funções "avançadas" Meo), mas como funciona para a Internet?

É necessário passar cabo Ethernet (WiFi não é solução)? Esse cabo tem que ser passado por rodapés/etc?

No meu caso o escritório está muito longe da sala (onde quero ter o "central/ONT). Passar cabo CAT5e ou CAT6 não era muito desejado.

Já pensei numa solução de Ethernet-over-PowerGrid, mas a minha casa está segmentada a nível de electricidade, e não consigo ter isso a funcionar em 2 sítios diferentes.

Agradeço a vossa ajuda!

10 respostas

Crachá +7
- O cabo da Fibra tem que entrar em casa. Compreendo. Pode ser passado pelos "tubos" da TV Cabo ou tem que ser feito um furo para entrar?

Não sei se moras num prédio ou numa vivenda.
Nos prédios, a instalação é feita pelos "tubos" da linha telefónica.
Andar sim, andar não, andar não, andar sim (sim, não, não sim) é colocado equipamento do operador que dá para fibrar esse andar, o andar de cima e o andar de baixo. Passa tudo pela intalação que foi deixada para linhas telefónicas.

- As instalações colocam tudo no mesmo sítio. Telefone, router e ONT. Não tenho problema com isso, no entanto, todas as ligações estão ali. Posso ter televisão noutras televisões/divisões através do cabo coaxial existente (sem funções "avançadas" Meo), mas como funciona para a Internet?

Do ONT sai um cabo (UTP) que vai ligar ao router sem fios e outro (coaxial) que vai ligar a uma tomada de TV que tenhas nessa divisão.
Dessa forma, ficas com televisão em todas as outras tomadas de TV que tenhas no mesmo circuito em casa.
Internet...terias que passar cabos UTP por toda a casa. Eu fiquei a usar a rede sem fios em toda a casa.
Um dia farei as alterações necessárias para cablear de UTP as outras divisões.

É necessário passar cabo Ethernet (WiFi não é solução)? Esse cabo tem que ser passado por rodapés/etc?

Passar UTP nos rodapés é uma solução.
Há rodapés que têm miolo oco preparado para passar cablagem só que nas curvas de 90º é um desatino.
Fixe-fixe é abrir roços na parede e passar tubagem decente que os empreiteiros já deviam usar há 10 anos atrás.

No meu caso o escritório está muito longe da sala (onde quero ter o "central/ONT). Passar cabo CAT5e ou CAT6 não era muito desejado.

Se não o fizeres só te resta uma hipótese: os tais moduladores dévolo que passam rede em cima da instalação eléctrica.
Pra mim, isso não é uma solução minimamente decente.

Já pensei numa solução de Ethernet-over-PowerGrid, mas a minha casa está segmentada a nível de electricidade, e não consigo ter isso a funcionar em 2 sítios diferentes.


Pois então não abras roços decentes na parede para passar comunicações e vais ver...
Eu prefiro partir tijolo e fazer um trabalho decente.
Cumps
Reputação 1
Crachá +8
Não sei se moras num prédio ou numa vivenda.
Nos prédios, a instalação é feita pelos "tubos" da linha telefónica.
Nos prédios, a instalação é feita pelos "tubos" da linha telefónica ou pelos tubos onde passa a rede coaxial, desde que o cabo seja retirado.
Crachá +7
Não há retirada dos cabos coaxiais a não ser que não haja outra hipótese e nesse caso o condomínio é alertado e tem de dizer o que quer.
Nos prédios mais recentes, há sempre espaço na área destinada à passagem das linhas de rede para telefone (que ocupam muito pouco espaço) e é ao lado dessas que passam as fibras em termos verticais.
Horizontalmente (à entrada de casa) usa-se o encaminhamento que era usado para o telefone para a fibra poder entrar.
Atenção: estou a vender o peixe ao preço que mo venderam a mim os técnicos que fizeram a minha instalação de MEO para a PT.
Cumps
Malta,

Cada casa é um caso. A fibra tanto entra pela tubagem do telefone como pela coaxial, tudo depende da estrutura do prédio e dos locais onde os clientes querem os equipamentos/serviços.

Normalmente a fibra entra pela tubagem coaxial por causa da distribuição de TV dentro das habitações. No entanto a rede do telefone pode ser benéfica para a instalação por causa da internet (wireless).

Se os técnicos forem competentes eles perguntam-nos onde é que nos queremos os serviços (TV+net+voz) e apresentam-nos todas as soluções, eventuais cabos a colar ou paredes a furar (às vezes acontece). Se os técnicos não forem competentes impigem uma solução (a mais fácil para eles)
Crachá +7
Cada casa é um caso.

Quem te disse isso?
Tive uma equipa de 3 técnicos em casa e todos me disseram que oficialmente as ordens são para a fibra entrar pela entrada que já existe para as linhas telefónicas.
O chefe da equipa até me disse que na semana anterior a instalação que tinham feito teve que voltar a ser feita porque um técnico MESMO da PT tinha estado em casa de um dos clientes e não validou a instalação precisamente porque a "norma" é usar a entrada das linhas de rede e não os coaxiais que são estupidamente mais caros do que o fio de jumper que sobe pelas coretes.
Acho que tens aí um pequeno equívoco mas tu lá sabes.
Cumps
Reputação 1
Crachá +8
Pessoal, também tenho uma dúvida: o ONT aquece muito?
Segunda vão-me instalar a Fibra e pode dar-se a possibilidade de colocarem o ONT num armário que tenho à entrada. Só que ele é muito estreito.
Por favor coloquem a mão nele e postem. Obrigado.
Aproveito este tópico para perguntar se os técnicos da meo instalam cabo ethernet de uma divisão para a outra?
Aproveito este tópico para perguntar se os técnicos da meo instalam cabo ethernet de uma divisão para a outra?

Sim, só têm de instalar.
Boa Tarde,


 


Agendei a instalação do meo fibra e vieram cá a casa dois técnicos, que viram que a instalação do apartamento não estava muito bem pensada. Algo me dizia que ia ser uma chatisse instalar o meo, por isso é que nunca tinha ido em frente. Basicamente, em cada divisória a tomada do telefone, está na parede em frente da coaxial, o que se torna dificil trabalhar, e esta foram de questão passar grandes fios pela casa. Por outro lado, temos as televisões intaladas do lado da coaxial não vamos mudar dado a topologia do apartamento.


A melhor das soluções é colocar o ONT e router na sala numa parede que tem as duas tomadas (coaxial e telefone) ainda que afastadas. Porem nesta solução vinha o fio de fibra até à tomada do telefone, e partia depois dois fios utp para os quartos mais o coaxial. Será que cabe na tubagem os três fios??
Reputação 5
Crachá +17
Olá @@@Triumphcager , para o podermos esclarecer agradecemos que envie mensagem privada com o seu NIF e contacto telefónico.


Indique a ref. 3-47218172937 no titulo da sua mensagem.

Responder