Dúvidas Diversas sobre a Intalação: cablagem, funcionamento e ADSL vs Fibra

  • 27 February 2011
  • 0 respostas
  • 781 visualizações

Bom dia,

descobri ontem este forum quando pesquisava sobre informações sobre o MEO FIBRA e como tal aproveito para vos colocar todas as minhas dúvidas sobre este serviço.


O meu caso é o seguinte, eu vou me mudar para uma casa nova e estou agora a pensar no serviço de televisão+internet+telefone que vou escolher.
Na casa dos meus pais nós temos o MEO ADSL, e em relação a ele deixo a minha opinião:

- Telefone: é igual ao de antigamente, não é melhor nem pior;

- Televisão: do melhor que há... antigamente tinhamos a tv cabo mas a televisão do meo dá um bailinho à tv cabo (apesar de a zon, em termos de canais, eu achar ser um pouco mais diversificada);

- Internet: por outro lado a internet do meo (pelo menos a versão adsl) é horrivel... custame a dizer isto mas há dias que é pior que o 56 k que eu tinha há 12 anos! O sinal fica tão fraco que a ligação chega a ir abaixo. Não sei se o Meo faz traffic shapping (tipo se eu sacar muito num dia eles barram me a ligação no dia a seguir) mas às vezes parece...


Em relação à fibra, a Zon está fora de questão porque conheço quem já meteu e basicamente eles metem "falsa" fibra...
Agora em relação à fibra do MEO aqui ficam as minhas dúvidas:

1- A fibra entra em casa pelo cabo de fio de cobre do telefone (tiram o cabo de cobre e metem a fibra optica) ou é preciso fazer buracos?

2- Eu sei que a fibra entra em casa e que liga ao ONT e depois o telefone e o router adsl ligam ao ONT bem como a meo box. A casa nova tem tomadas para cabo coaxial e cabo do telefone. A minha questão é a seguinte, eu quero ter os aparelhos todos no hall de entrada logo como vai passar o cabo ethernet até à sala para ligar à meo box? é mesmo preciso fazer buracos para fazer o cabo passar para a sala? pode ser por wireless? ou por powerline...?

3- O telefone só funciona se o ONT tiver ligado certo?

4- Apesar da fibra ser partilhada pela tv, internet e telefone, não vai haver mais quebras na velocidade da internet como eu tenho agora com o ADSL, certo?

5- Os canais analógicos são abertos? tipo se eu ligar um gravador de dvd's à tv consigo gravar a emissão, certo?

6- Os canais analógicos só estão disponiveis se a ONT estiver ligada certo?


Espero que me possam ajudar.
Obrigado.

0 respostas

Sê o primeiro a responder!

Responder