Duvida - Tomadas de Fibra

  • 24 July 2011
  • 4 respostas
  • 1042 visualizações

Boas..

Reparei hoje neste forum, pois, vou mudar de casa e vou por MEO FIBRA.
No entanto tenho uma duvida, da qual não encontro ainda informações sobre o tema e acredito que somente um tecnico de instalações de fibra que seja membro do forum me possa responder.

o problema é: Não pertendo tomada saliente de fibra na parede.

A questão é a seguinte:
- É possivel fazer a ligação do DROP de fibra (com o pigtail SC APC) que vem da floorBox (passando pelo ATI a direito) directamente numa tomada de Fibra de Embeber da Efapel (ref 21545) que tem um conector SC APC igual ao da tomada saliente usualmente instalada pelos tecnicos?

Esta tomada de Embeber é mista e como tal será para ter dentro de um tubo 1 cabo UTP + 1 cabo coaxial + 1 DROP de fibra.

- Em caso de não ser possivel de o fazer devido ao facto de que o PigTail tem de ter N voltas antes do conector SC APC, é possivel este segundo senario? :

-- Deixar a tomada saliente de fibra da PT dentro do ATI e passar um PatchCord Simplex SC APC de serca de 20 metros até a dita tomada e posteriormente um patchcord igual mas de 1.5metros da tomada ao ONT. (basicamente é por 2 tomadas ligadas entre si - só mesmo por questões de inspeção da PT).

Penso/suponho que as perdas de DBs não sejam significativas :p

Espero ter-me feito compreender, mas ainda não vi em lado nenhum ninguem a comentar sobre tomadas de fibra de embeber na parede em vez das salientes.

Tomada EFAPEL 21545:
http://upimagens.com/images/28212602532282051724.jpg

4 respostas

Não há por ai nenhum tecnico de instalações de fibra que possa comentar algo??
É possivel, esteticamente fica impecavel e 100% funcional mas segundo as normas da PT penso que nao se pode fazer isso...
Sim, pensei no mesmo.
Neste momento já tenho o serviço instalado e esta situação ainda está provisoria.
Optei por passar a fibra direta até a tomada saliente que ficou solta no chão (a meu pedido). Assim que a referida tomada de embeber chegar irei proceder á troca.
O dificil mesmo está em arranjar a tomada de embeber. Ao que parece a Efapel coloca no catalgo que está disponivel no mercado desde abril de 2011 mas já vamos em finais de Agosto e nada. Todas as lojas por onde passo comentão que ainda é muito recente e tenho de aguardar.
Não aconselhava a aventurar em mudar a tomada de fibra, pois se algo corre mal, a PT não se responsabiliza por nada.

Responder