Dúvida quanto à instalação

  • 29 December 2011
  • 11 respostas
  • 1029 visualizações

Olá a todos.

Creio que de uma forma geral já saberei da resposta ("cada caso é um caso"), mas contudo gostaria de colocar a questão mais em pormenor.

Recentemente aderi ao MEO Fibra e amanhã dia 30/12/2011 os técnicos vão a minha casa instalar o serviço.
Já sei que em princípio e como moro num prédio com já 10 anos, a passagem da fibra será pelo local do coaxial até à tomada principal.
A minha questão vai no sentido de saber se em vez de me anularem o cabo coaxial da TV se não poderão anular o do rádio, uma vez que vai para o mesmo local... e assim se alguma vez quiser rescindir o serviço não fico com a fibra que a zon não usa.... tendo que fazer nova instalação de cabo coaxial e desta vez pagar...

Desde já agradeço qualquer esclarecimento

11 respostas

Crachá +6
A fibra ótica não substitui o cabo coaxial.
Tu tens mesmo cabo coaxial para TV e outro cabo para rádio?

A FO entra até ao local em que quiseres colocar o ONT.
Do ONT sai coaxial para a tua rede já instalada para teres sinal nas TVs sem box via RF e sai anda cabo de rede para o router que pode ser colocado junto ao ONT ou no local que te for mais conveniente.
Do router sai de novo cabo de rede que vai ligar à Meobox e ainda a um PC para teres acesso à Internet por cabo.
O telefone também liga ao ruter.

Mas os técnicos analisam a situação e propõem uma solução para o teu caso.
A mim o cabo de fibra passa pela tomada de telefone, mas porque tenho lá o ont e a tv a uns centimetros.
boa tarde amigos.
será que aproveitando também a explicação dada por "Blue Zee", a minha pretenção tem equadramento pelo seguinte:
quero manter a minha instalação de cabo coaxial , pois tenho sistema de satélite (astra , hotbird, hispasat, ...etc), mas quero que a fibra vá a todas as tomadas de tv para que possa ter sempre que quiser oserviço disponível.
isto é eles montam as tomadas que já existem no mercado com R + SAT+ Tv+ Fibra Óptica (SC-APC)+ RJ45 Cat. 6.
obrigado e bom ano 2012 a todos.
um abração Targa
A fibra vai directa até ao ONT. Não são montadas tomadas, à excepção de a da fibra, que fica junto ao ont, para se for necessário desligar/afasta-lo. Do ONT, sai coaxial para a rede coaxial da casa e ethernet para boxes/pcs.
Nem quero imaginar as complicações que irei ter para instalar o MEO/SAPO Fibra quando chegar cá.
Digam-me uma coisa, quanto aos equipamentos, tem de estar tudo mais ou menos no mesmo sítio, é que se assim for, já estou a antever complicações, mas também ainda não tenho coberta e nem sei quando vou ter, de qualquer forma ainda não decidi se quero MEO Fibra ou SAPO Fibra, mas acho que devo ir mais com SAPO por causa de ser mais simples, isto porque salvo erro no MEO preciso de ter o router ligado para ter imagem no equipamento, bem como nas outras TVs por coaxial.
Sonhar é bom, futurismo ainda melhor, até lá ocupa-te com outras coisas!
Sonhar é bom, futurismo ainda melhor, até lá ocupa-te com outras coisas!
Exatamente, é o que tenho feito e nem sequer preciso de pensar em fibra ótica até porque pelo menos neste momento e de há uns meses para cá que não me tenho preocupado com o que posso vir a ter ou não, o que tenho agora, vai dando mais ou menos para as necessidades pelo que não é necessário pensar em mais por agora, até porque já não ando com a "cabeça na lua" a pensar nisso, também como disseste, há coisas mais importantes em que pensar e não estou para me preocupar com coisas que não fazem grande falta, como disse, davam jeito, mas também não fazem grande falta, se não existem por cá, paciência, espera-se 🙂
Agradeço a todos as respostas.
Os técnicos que se deslocaram a minha casa foram extremamente competentes e discutimos como tudo se iria processar antes de iniciarem a instalação.
De facto toda a instalação existente é preservada, passando o cabo de fibra pela rede existente, tendo so sido colocada uma tomada para ligação da fibra.

Mais uma vez agradeço a todos.
Crachá +6
Ainda bem que correu tudo bem.

Enjoy!
Agradeço a todos as respostas.
Os técnicos que se deslocaram a minha casa foram extremamente competentes e discutimos como tudo se iria processar antes de iniciarem a instalação.
De facto toda a instalação existente é preservada, passando o cabo de fibra pela rede existente, tendo so sido colocada uma tomada para ligação da fibra.

Mais uma vez agradeço a todos.
Boas.

Aproveito a sua experiência, para tentar perceber 1 coisa: a fibra foi pela passada pelos mesmos tubos onde já existia o cabo coaxial e na tomada onde saiu, substituíram a tomada coaxial por 1 fibra (ou fibra+coaxial)?

Obrigado desde já.
Reputação 2
Crachá +7
Se for é em cabo coaxial ou em cabo UTP.

Responder