[Dúvida] Período de Fidelização?

• 11 Junho 2010
  • 9 respostas
  • 9922 visualizações

• Principiante
  • 2 respostas
Viva!

Sou cliente do MEO desde Agosto de 2008. Em Agosto de 2009 resolvi telefonar para o 16200 com o intuito de cancelar o serviço, pois haviam operadores que me faziam preos melhores. O MEO fez-me uma contraproposta que ficou equilibrada em relação ao prço da concorrência, e eu aceitei essa proposta.

Como tenho dúvidas em relação ao período de fidelização, resolvi enviar o seguinte mail para o 16200:
"Eu, .............., cliente nº ............, possuidor do telefone com o nº ..........., associado ao serviço MEO, venho por este meio pedir que me confirmem por escrito (através de resposta a este mail) que neste momento já não estou abrangido pelo período de fidelização."

A resposta foi a seguinte:
"Caro(a) ................,
Obrigado pelo seu contacto.

O presente contrato entrou em vigor a 15/08/2008 e vigorou pelo prazo de 1 ano. Contudo, verificamos que a 15/08/2009, conforme solicitado na linha de apoio, foi activada a oferta da mensalidade da 1ª MEOBox durante 12 meses o que implica automaticamente uma permanência no serviço pelo mesmo período. Deste modo, o período de fidelização terá o seu término a 15/08/2010."

Bem, isto parece-me tudo menos legal...
Como não assinei nada para estar fidelizado por mais um ano, apenas aceitei uma oferta do ME, resolvi contactar um amigo que é advogado para tentar perceber se eles podem fazer isto ou não. O meu amigo disse-me que isto não era legal e para eu pedir novo esclarecimento do assunto.

Assim fiz, e hoje telefonei para o 16200, referindo que renovarem o período de fidelização por mais 1 ano (devido a uma oferta que aceitei) não era de todo legal, e que queria ser esclarecido...

Depois de passar por várias pessoas, lá me disseram que de facto o período de fidelização é de facto um ano e só um ano, sendo que a validade da oferta é igualmente por um ano!
Enviei novo mail para que me digam isto por escrito, o qual ainda aguardo.

Resumindo, não acham que o período de fidelização é de apenas 1 ano?
Será legal fidelizarem as pessoas por mais um ano atavés da aceitação de uma oferta?

O que acham?

Thanks!

9 respostas

Reputação 5
É assim, o período de fidelização é de facto 1 ano. Mas quando se está satisfeito com o serviço, é normal contactar o SAC do MEO no sentido de encontrar uma oferta que permita o prolongamento do contrato por mais um ano. Esta pode ser a oferta do aluguer de uma meoBox ou o aumento do número de canais ou outra qualquer ...
Tu devias é ter perguntado as consequências da oferta que te propuseram, mas como não conhecias isto, é normal.
Agora, não sei o que podes fazer.
Na minha opinião quem deve informar sobre a consequência das ofertas será sempre a MEO, principalmente com contacto telefónico.

Como é que uma pessoa pode ler as "letras pequeninas" de um "contrato" num contacto telefónico.

De facto a maior parte dos comerciais ocultam estes factos pois sabem que não terão os mesmos niveis de venda se o fizerem.

Fizeste bem em reclamar.
Boas,

se não assinaste nada, não tenhas receio que legalmente eles não podem exigir fidelização e ainda por cima se não o mencionaram, muito menos razão a Meo tem. Não te esqueças que podes sempre provar o facto de não o mencionarem no telefonema, visto o mesmo ser gravado por exigência da lei vigente e podes sempre solicitar, caso venha a ser necessário, uma cópia da gravação da mesma.

Cumprimentos
Juridicamente basta pagar a mensalidade do serviço para automaticamente se estar a concordar com ela e com a campanha associada. É prática corrente e legal. Ou seja, propuseram-te determinadas condições, se pagaste a mensalidade já a usufruir das condições, estás a concordar com a fidelização. Falei com um advogado que foi o que me disse.
Hoje recebi outro mail e a conversa já é diferente:
Caro(a) ...............,
Obrigado pelo seu contacto.
Relativamente ao assunto exposto, confirmamos que o período de fidelização terminou a 16/08/2009.

Parece que a fidelização é mesmo só um ano!
Juridicamente basta pagar a mensalidade do serviço para automaticamente se estar a concordar com ela e com a campanha associada. É prática corrente e legal. Ou seja, propuseram-te determinadas condições, se pagaste a mensalidade já a usufruir das condições, estás a concordar com a fidelização. Falei com um advogado que foi o que me disse.

Boas,

não quero estar a discordar contigo, mas sinceramente acho que esse advogado ou estava a mangar contigo ou bebeu alguns copitos. Pagar é concordar? Essa é boa! Que eu saiba essas supostas "condições" propostas, segundo o membro JATG, nem sequer mencionaram periodo de fidelização, portanto estão a cometer um acto de omissão, enganando o cliente. Se o cliente pagar pensando estar a cumprir condições que não as de fidelização, como é que explicas que o mesmo não está agindo de boa fé em detrimento da Meo que pode ser considerada por lei como agindo de má fé?
Digam o que disserem, sem contrato assinado é tudo muito bonito, mas em tribunal não vale nada.

P.S. Por este andar qualquer dia fazía-mos contratos de trabalho, compra e venda, escrituras e afins por via oral, não? (Será o Simplex?) Tenham paciência...

Cumprimentos
Sò por curiosidade...eu "renovei" as minhas ofertas/descontos telefonando para o 16200 quando estava a chegar ao fim do ano de fidelização. A pessoa do lado de lá informou-me que isto implicaria mais um ano de fidelização, que por mim estava ok.
Recebi passado uns dias um papel para assinar...mas como não estava lá o meu tarifário e eu não quis criar confusão, não assinei nem devolvi o dito papel...está agora a acabar o 2o ano e nunca me pediram o papel, e mantiveram sempre o "desconto/oferta"...e vou ligar para la um dia destes a tentar prolongar outra vez o desconto...

AGORA...não sei se o que eu disse ao telefone tem valor legal...ou o que teria acontecido se eu tivesse tentado mudar de operador...de qualquer forma, NO MEU CASO eu assumi o compromisso e tenciono mantê-lo...alem do mais sou dos poucos que até está satisfeito com o MEO 🙂
Boa tarde . Tenho 1 serviço de telefone da meo . Goataria de saber quando acaba o periodo de fidelizaçao.
Ola, alguem ja precisou de pedir copia das gravaçoes em eles "oferecem" coisas, com o intuito de aumentar o periodo de fidelizaçao? quanto tempo demoram a enviar? 

Responder