Pergunta

DNS particular

  • 10 October 2020
  • 10 respostas
  • 290 visualizações

Olá fórum,

 

eu posso ter o serviço de DNS da MEO ao nível particular? Ou só funciona a nível de empresas? Isto para ter depois uma VPN.

 

cumprimentos,


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

10 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

isso é um serviço empresarial...e caro...

Que pena, queria o que tinha na empresa para casa. 
DNS Só para empresarial… que pena… e não é oferta empresa? De que serviria ter a empresa nessa operadora então?

obrigado pelo seu tempo 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

empresas que precisam desse tipo de serviço pagam para isso...e não é pouco...um particular a querer esse tipo de serviço certamente não será para fazer uns joguinhos...mas para trabalhos específicos...

Reputação 7
Crachá +24

O que é isso do DNS? 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

@Ricardo27 resumidamente é o que transforma o nome de uma pagina em IP….se escreveres www.google.pt ou 216.58.211.35 vai dar à mesma página…

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Nomes_de_Dom%C3%ADnio

Reputação 7
Crachá +24

@NeoPayne

Desconhecia por completo. Obrigado 👍 

Crachá

@NeoPayne ….Continuando na conversa após algum tempo…

 

Como posso usufruir do serviço dynamic Ip da meo Empresas? 

tenho um router da meo no escritório que serve para dar internet e depois tenho outro router privado que gere e cria a rede interna. Estando fora do escritório, como posso aceder ao mesmo? Podem-me auxiliar? 

(Já criei um na pagina da empresa dynip...)

Obrigado e aguardando resposta,

André

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

tenho bons conhecimentos, mas estas a pedir demais….

 

mas pela lógica se o IP estiver configurado no 2º router deveria ser possivel aceder ao mesmo remotamente...

Reputação 7
Crachá +23

@calapezarq 

Se já tem o Dynip criado (nome que deu).dynip.sapo.pt, deverá primeiro que tudo, alterar a password de acesso ao router.  

Mas não compreendi, quer aceder ao router de fora? Não faz sentido. O que deverá querer é aceder a um computador ou dispositivo. Nesse sentido o que tem de fazer é mapear uma porta para o IP interno do equipamento que pretende aceder de fora. exemplo.

Tem um computador ligado, que tem um IP 192.168.1.64, (tem uma opção no router para ficar sempre com o mesmo IP). No mapeamento deverá escolher uma porta e apontar para o IP do dispositivo que pretende.

Tudo também depende do que vai fazer. Tem um tutorial antigo (menus antigos) mas em contornos gerais é isso https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/router-meo-dynip-com-redireccionamento-de-portas/ 

Crachá

Então, tentarei explicar o melhor a situação que tinha e como o técnico que me dava apoio de momento não o está  a fazer (não sei porque motivo...pandemia? talvez… bem, o que importa é a solução ou conclusão).

 

Tenho o router da meo e o da rede privada da empresa. O técnico, meteu o (omeunome).etc no router privado com uma password, na zona da VPN desse mesmo router privado.

Depois, eu com qualquer equipamento fora do escritório, fazia VPN com esse enderenço, usava as credenciais e entrava na rede do escritório e tinha acesso total.

Ora, como o técnico não está de momento contactável e necessitava deste serviço, criei o Dynamic IP da Meo, que é gratuito no serviço empresarial e queria substituir o que tinha. 

é possível?