DNS da MEO/Altice - Degradação de Serviço Durante a noite

  • 28 February 2018
  • 14 respostas
  • 5013 visualizações

Decidi criar uma thread à parte para colocar informação relativamente às falhas de serviços de DNS que ocorrem pelo menos desde o passado dia 25 de Fevereiro.

Aparentemente o serviços de DNS do meo fica sem capacidade de resposta, pings elevados ou mesmo falha de pacotes durante o a noite.

Tenho conhecimento que vários utilizadores reportam o mesmo problema, não havendo distinção entre o tipo de acesso, localização ou equipamentos utilizados.

Uma vez que os serviços de TV, Telefone e aplicações informáticas que necessitam de DNS para funcionar, creio que o impacto deste problema a nível nacional é elevado. Ainda mais pelo facto de existirem equipamentos da Altice que não permitem a troca de endereços de DNS.

Eu abri uma avaria no dia 27 pela área de cliente. Também tentei o número 16209 e desisti pois ao fim de 25 minutos ninguém atendeu.

 

Devo também salientar que a qualidade do pessoal que vocês tem na linha 16209 ou mesmo na 16200 depois das 21:00 ou 22:00, fim de semanas e feriados fica muito a desejar. Para mim mais valia fecharem as linhas, ao menos eram mais transparentes e poupavam em recursos humanos. 

 

Perder tempo e dinheiro em linhas que não garantam padrões de qualidade elevada, não vale mesmo a pena. Isto é válido para os clientes e para a Altice/Meo.

Dia 27, durante o dia contactei a linha 16209 e informaram-me que já tomaram nota da ocorrência e estão averiguar a situação.

Quem tiver mais informação ou quiser partilhar o feedback, coloquem aqui nesta thread.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

14 respostas

Reputação 1
Ja tinha reparado nisso, sim sao problemas de dns, a partir das 22h ate as 00h notei isso.


Vou reclamar numa proxima ligacao 16209....hoje ja liguei foi rapido
Também já tinha reparado nas falhas de internet durantes estes ultimos dias, principalmnete depois das 22h.
Reputação 2
Estou desde o dia 3 de Janeiro (tenho MEO desde o dia 2 xD) á espera que me resolvam os problemas de latencia (fibra 100/100, ligaçao ethernet)
O problema reportado aqui não é de latência da fibra mas sim num serviço global DNS.
Reputação 2
escreveu:

O problema reportado aqui não é de latência da fibra mas sim num serviço global DNS.


 


"Aparentemente o serviços de DNS do meo fica sem capacidade de resposta, pings elevados ou mesmo falha de pacotes durante o a noite."



Como assim? Desculpa la a pergunta, mas nao estou a perceber...


Dos testes que fiz, a minha ligaçao fica com latencia a partir dum certo node, mas ainda nao consegui perceber bem.


Ping nao é o mesmo que latencia?
Crachá +1
Também estou com o mesmo problema e hoje parece ter começado mais cedo, nem sequer são 20h e já começou.


Estou bem arrependido de ter renovado o contrato com a meo.
Reputação 3
Olá,

 

Temos indicação de que os problemas havidos de DNS estão resolvidos. O problema era

escreveu:
Decidi criar uma thread à parte para colocar informação relativamente às falhas de serviços de DNS que ocorrem pelo menos desde o passado dia 25 de Fevereiro.

Aparentemente o serviços de DNS do meo fica sem capacidade de resposta, pings elevados ou mesmo falha de pacotes durante o a noite.

Tenho conhecimento que vários utilizadores reportam o mesmo problema, não havendo distinção entre o tipo de acesso, localização ou equipamentos utilizados.

Uma vez que os serviços de TV, Telefone e aplicações informáticas que necessitam de DNS para funcionar, creio que o impacto deste problema a nível nacional é elevado. Ainda mais pelo facto de existirem equipamentos da Altice que não permitem a troca de endereços de DNS.

Eu abri uma avaria no dia 27 pela área de cliente. Também tentei o número 16209 e desisti pois ao fim de 25 minutos ninguém atendeu.

 

Devo também salientar que a qualidade do pessoal que vocês tem na linha 16209 ou mesmo na 16200 depois das 21:00 ou 22:00, fim de semanas e feriados fica muito a desejar. Para mim mais valia fecharem as linhas, ao menos eram mais transparentes e poupavam em recursos humanos. 

 

Perder tempo e dinheiro em linhas que não garantam padrões de qualidade elevada, não vale mesmo a pena. Isto é válido para os clientes e para a Altice/Meo.

Dia 27, durante o dia contactei a linha 16209 e informaram-me que já tomaram nota da ocorrência e estão averiguar a situação.

Quem tiver mais informação ou quiser partilhar o feedback, coloquem aqui nesta thread.


na resolução de IPv6 que infelizmente afetou a resolução em IPv4.

Obrigado
Obrigado pela resposta .

 

,

- Não estou a dizer que não tiveste problemas de de ping ou a latência no teu acesso. O que estava a tentar esclarecer é que o tópico que eu abri era apenas referente a problemas de DNS que existiram na semana passada.

 

Se a tua latência é elavada do teu ponto para qualquer outro ponto, eu diria que é um problema do teu acesso e não de DNS.  Se estás com latência elevada do teu ponto de acesso apenas ao servidor de DNS, então poderás detectar degradação de serviço na resolução de endereços.

 

O que foi detectado é que para alem de pings elevados entre o meu ponto de acesso e os servidores de DNS, também foi detectado perda de pacotes, timeouts na resolução de endereços, ou mesmo a não existência de qualquer tipo de resposta, ou respostas demoradas.

 

Para além do ping, também fiz testes isolados de resolução de endereços e verifiquei que existia, durante aquele periodo de tempo, problemas de de DNS. Resolução de endereços para IP.
Estou sem serviço de tv, telefone e internet desde o final da manhã na região do Porto. Não consigo que atendam no 16029 e não estou a conseguir encontrar onde posso solicitar informações no site na área do cliente...alguém me pode ajudar?
, Não te posso ajudar. Sou apenas um mero utilizador/cliente do serviço. Relativamente ao tópico em questão, eu de momento não detecto problemas de resolução de endereços no servidor de DNS.
Reputação 2
escreveu:

 


,


Se a tua latência é elavada do teu ponto para qualquer outro ponto, eu diria que é um problema do teu acesso e não de DNS.  Se estás com latência elevada do teu ponto de acesso apenas ao servidor de DNS, então poderás detectar degradação de serviço na resolução de endereços.


 




Ok. Como consigo ver entao onde esta o problema? Ja fiz pathping/tracert mas nao sei ler bem os resultados alem do obvio ping alto ou perda de dados.


Já tenho este problema há 2 meses, e os "tecnicos" da MEO dizem-me que estao a tentar resolver, e nem me sabem dizer (ou nao querem dizer) onde esta o problema.


Thanks
Pessoal ja liguei para a meo vezes sem conta! pelo motivo ping de 150 a 200 durante noite e fim de semana, o servico meo esta uma desgraca eles dizem que o facto disto estar a acontecer e o alto trafego de utilizadores conectados, tambem me disseram para fazer speed test! O que o speed test importa para nos? nada! mas so demonstram a verdadeiro conhecimento em redes que e nula, ou seja nas horas prime para eles e normalissimo isso acontecer e que nos e que estamos errados!!!!!!!! Altistas da meo sempre em grande muito bom mesmo
, De facto largura de banda e latência são coisas totalmente diferentes. Contudo e não querendo ser arrogante, acho quer deverias expor este problema um tópico em separado ou noutro apropriado. A situação reportada neste tópico foi sobre problemas de DNS que aparentemente estão resolvidos.


 


Quando me dizes ping de 150 ou 200, temos que estar a falar em relação a dois pontos que não referenciastes.  Não estou a dizer que não tens um problema. Mas poderias abrir um topico ou expor o problema num tópico diferente e ser mais detalhado no problema que tens.


 


 


Qualquer das formas se for um problema de acesso, terá mesmo que ser a MEO  a resolver e portanto os vários canais de comunicação possívels tem que ser utilizados. Em última instancia poderás rescindir o teu contracto com justa causa.
Boa noite ,


 


Estou a reabrir este tópico porque uma vez mais detecto problemas de DNS na rede MEO. Também sei de vários clientes que estão com o mesmo problem a nível nacional.


 


Um pequeno rastreio que fiz como client determinou problemas de timeout nos servidor de DNS. Só testei os de IPv4.


 


> observador.pt
Server:  [8.8.8.8]
Address:  8.8.8.8

Non-authoritative answer:
Name:    observador.pt
Addresses:  2400:cb00:2048:1::6819:1e0f
          2400:cb00:2048:1::6819:1f0f
          104.25.30.15
          104.25.31.15

> server 212.55.154.174
Default Server:  [212.55.154.174]
Address:  212.55.154.174

> observador.pt
Server:  [212.55.154.174]
Address:  212.55.154.174

DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
Non-authoritative answer:
DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
Name:    observador.pt
Addresses:  104.25.30.15
          104.25.31.15

> observador.pt
Server:  [212.55.154.174]
Address:  212.55.154.174

DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
DNS request timed out.
    timeout was 2 seconds.
*** Request to [212.55.154.174] timed-out


 


Servidor DNS Google impec, servidor MEO com timeouts.