Distribuição de sinal - Ethernet / Coaxial

  • 1 November 2011
  • 9 respostas
  • 9409 visualizações

Olá

Tenho instalado o Meo Fibra em casa, estando a TV nas imediações do modem. A TV está ligada à box por cabo Ethernet, como mostrado na foto, não existindo qualquer problema na ligação.

Pretendo adicionar uma segunda televisão, também em HD.

Olhando para a imagem (A INSTALAR) tenho um esquema daquilo que penso ser a instalação correcta, ou seja, adicionar, antes da entrada da primeira box, um switch de rede, de onde derivam 2 cabos Ethernet: 1 para a TV já existente e o outro segue para a outra divisão da casa onde pretendo instalar a segunda TV e onde terei de instalar outra box, se quiser ver TV em HD.
Nesta 2ª TV se quiser adicionar outras TVs tenho que instalar um segundo switch...

Questões:
1 - Sempre que pretenda ver TV em HD tenho de ter box e, consequentemente, cabo Ethernet, certo?

2 - Se pretender ver TV sem ser HD é suficiente distribuir o sinal por cabo coaxial?

3 - A 2ª box a adicionar para ver TV em HD pode ser comprada usada, sem necessidade de qualquer configuração, para além de pertencer ao serviço fibra?

Obrigado.

http://img545.imageshack.us/img545/3562/meof.jpg

9 respostas

1- sim canais HD so com box, e necessariamente ligando um cabo ethernet do router até a box. (os cabos podem passar pelos switch's)
2- sim se for tv normal (analogica) sem HD, basta usar a rede coaxial. Tens 70 canais via coaxial sem pagares mais por isso
3- segunda box tem que ser alugada, tens que fazer o pedido a meo, e acho que tem um custo de 30 e poucos euros a instalaçao feita pelo tecnico e teras que pagar mas 5 euros por mes na factura meo pelo aluguer da box. Podes ver aqui neste link no fundo da pagina o custo das box MEO - O comando é meu :: TV+NET+VOZ


Só uma correção, a tv nao esta liga a box por cabo ethernet, mas sim a box esta ligada a tv por cabo HDMI ou SCART

Outra coisa o switch numero 2 não é necessário, visto que podes ligar o cabo ethernet que chega a essa divisão directamente a segunda box
Desde já, obrigado pela resposta.
A Tv existente está ligada à box por HDMI.
Só coloquei a hipótese de um segundo switch na necessidade de ter de ligar mais do que uma Tv Hd...
Relativamente à segunda box, como refiro no post, será que não poderia comprar uma em segunda mão? Aliás, há imensas à venda... mesmo do serviço de fibra...
Desde já, obrigado pela resposta.
A Tv existente está ligada à box por HDMI.
Só coloquei a hipótese de um segundo switch na necessidade de ter de ligar mais do que uma Tv Hd...
Relativamente à segunda box, como refiro no post, será que não poderia comprar uma em segunda mão? Aliás, há imensas à venda... mesmo do serviço de fibra...

Quanto ao esquema apresentado, não á necessidade de switchs. A instalação da fibra somente necessita de: Ont (Optical Network Terminal) que é onde chega a fibra e depois converte o sinal para o cabo coxial, ligando à instalação tradicional da casa e por sua vez distribuindo os 70 canais. Sai depois 1 cabo para o reuter ou switch ethernet o qual possui 4 entradas de cabo de rede. A box ou boxes,ligam por cabo de rede directamente a essas entradas no reuter. Logo se quiseres visualizar canais hd em várias televisões, precisas sempre de 1 cabo de rede a ligar entre o reuter e cada box. Podes sempre ligar switchs mas só vais ter despesas desnecessárias.
A grande dificuldade em ter várias boxes são as tubagens pois não têm expessura para tantos cabos.
Quanto às boxes tem que ser sempre alugadas e necessitas sempre que vá 1 tecnico a tua casa para configurar ao serviço instalado.
Desde já, obrigado pela resposta.
A Tv existente está ligada à box por HDMI.
Só coloquei a hipótese de um segundo switch na necessidade de ter de ligar mais do que uma Tv Hd...
Relativamente à segunda box, como refiro no post, será que não poderia comprar uma em segunda mão? Aliás, há imensas à venda... mesmo do serviço de fibra...
Desconfio que isso seja possivel comprar box em segunda mão, porque é obrigatorio ir ai um tecnico colocar a box e esta tem que ser alugada, e também nao sei se essas boxnque falas funcionem no serviço meo fibra. Por acaso nunca ouvi dizer ninguem que tivesse feito isso, so mesmo com as box's da meo será possivel .
A deslocação do tecnico sao sensivelmente 30 e poucos euros.
As box estão á venda, mas é ilegal fazer isso, pois são propriedade da PT, e encontram-se cadastradas em alguma instalação. Mesmo que o MAC da box esteja limpo, assim que esta for ligada á rede começa imediatamente a ser facturada.
A Maioria destas BOX compradas por aí,quase de certeza já estão bloqueadas no sistema..

Mesmo que tu consiga instalar,como nosso colega disse...ela vai ficar carregada no sistema e começa a faturar na sua morada (isso se caaaaaso conseguir)..acho meio dificil...
Não sei pq é que a PT não mete mão nestes negocios, porque são burlas acima de tudo, no entanto preocupa-se em intimar o criador deste fórum.
Na minha opinião, quem não devolvesse a box, pagava e tinha que pagar bem, a ver se acabava com esta coisa. Acaba apenas por não ser a componente financeira, mas também o lixo electrónico que fica por aí.
olá a todos...
pegando na exposição feita pelo ahramis, é possivel substituir os switches por um router wireless dum lado e um access point do outro e ficar tudo a funcionar na mesma com TV e internet?
a minha ideia era a de partilhar a internet com um vizinho e pagar a meias... neste caso seria o pacote MEO adsl de 24Mb com 125 canais e mais duas boxes.

desde já um muito obrigado por este forum que acabei agora de conhecer
Sim é possivel.. Aqui no forum tem muita coisas de como configurar um segundo router que fica como acess point etc... Deixo um cheirinho.. Tens que entrar no router que queres usar desactivar o dhcp para que assim seja o router da meo a atribuir ip's, ficando o router a trabalhar como um acess point

Responder