Distância à Central VS Sincronismo

  • 22 July 2011
  • 14 respostas
  • 1599 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 19 respostas
Encontrei este gráfico na Internet, através de uma pesquisa no Google, que mostra a variação da largura de banda com a distância à central, e com a Atenuação de Linha:
http://blog.warcom.com.au/wp-content...-distance1.jpg

Pelos vistos a Meo utiliza a tecnologia ADSL 2+, ou seja, de acordo com o gráfico, eu que estou a +/- 2km da central caso adira ao Meo, deverei ter 16 Mb de sincronismo, ou isso não acontece?

Cumprimentos

14 respostas

Reputação 5
Tópico movido para o local correto (MEO ADSL - Instalação / Anomalias / Reclamações)
Desculpem a impaciência, mas preciso da vossa ajuda!
OK, Obrigado "Blue Zee".
Obrigado, mas essa margem de que falas deve ser alta ou baixa? Os técnicos conseguem fazer alguma coisa para que a mesma suba/desça? Se os técnicos disserem que tenho uma boa margem, posso exigir que coloquem os 16Mb de sincronismo, ou não liga nada a isso e simplesmente põem-se a andar?
Cumprimentos
Ok, assim fico mais esclarecido, Obrigado "acidcooler"
Reputação 2
Crachá +5
essa margem de ruido que fala que podem ser analizado no router, quais e que tem de ser considerados? e que aparecem la muito valores
Reputação 2
Crachá +5
Boa noite, obrigado pela resposta, vou colacar os meus valores para me poder dar um opiniao do que poderei fazer
[img]http://img718.imageshack.us/img718/6527/routerm.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us
Reputação 2
Crachá +5
Boa noite, pois esses problemas surgiram a cerca de 3/4 meses, quando tinha o serviço a 8 megas na altura. Mas com o crescendo numero de clientes a ligaçao tem vindo cada vez mais a cair. O serviço ja tem 4 anos e so neste ano me deu esses problemas. É verdade que estou a alguma distancia da central quase 4 km, mas a 4 anos deram-me viabilidade do serviço, na altura com 8 megas. A um armario a 2.5km a qual esta a ficar lotado de clientes e a qual tenho pedido sucessivas intervençoes da PT para melhorar a rede de distribuiaçao a qual continuo sem uma resposta.
Crachá +6
Estás na secção Fibra Óptica, devias colocar a tua questão na secção ADSL.

De qualquer modo a tua conclusão não é linear.

Para garantias só o ISP pode verificar as condições sobre a linha de cobre instalada.
Boas..

Isso depende de muitos factores, mas se generalizar-mos um pouco, posso-te dizer que com 2km de linha de cobre (supondo um calibre total de 0.4mm e sem DSLAM remoto, que é a marioria dos casos na provincia) vais sincronizar entre 8 a 11 Megas com um maximo atingivel provavel de 16 Megas. (Nunca se pode trabalhar efectivamente nos valores maximos, pois é imprescindivel haver margem para que o sincronismo não caia). Volto a informar que depende de muitos factores. Por vezes é possivel por 12 ou mais megas e noutros casos nem para o minimo dos 6 megas dá 😛 só analisando mesmo.
Boas..

A Margem que falo é a chamada margem de ruido, que, quanto mais alta melhor. No entanto existem minimos recomendados.
Se a latencia estiver configurada para modo FAST, a margem minima que a PT exige são 10 DBs. Significa que abaixo de 10 DBs de Margem podes correr risco de perda de sinal ou até mesmo perda de qualidade de imagem (Macro Blocos). Se essa margem atingir o valor de 6 ou menos, a ligação vai cair constantemente.

Supondo os seguintes senarios:
- Configurado a 11Megas com um maximo atingivel de 16Megas e com margem de ruido de 11 DBs.
Neste caso não é possivel de todo subir a velocidade, pois, se fosse aumentada para 12 Megas já irias ficar com 9 DBs de Margem.

- Configurado a 11Megas com um maximo atingivel de 21Megas e com margem de ruido de 16 DBs.
Neste caso já podia ser possivel subir tanto quanto a margem o permita sem passar do minimo de 10 DBs. Possivelmente daria para 15 ou 16 Megas.

Existem imensos factores e condicionantes para os valores que se obtem em casa, sendo a distancia e a idade/qualidade do cobre da rua, os 2 maiores factores, que não são possiveis de alterar, pois, não podemos chegar a nossa casa para o lado nem trocar kilometros de cabo que possuem milhares de clientes (exceção claro, se tiver sido roubado, queimado, etc).

Os tecnicos maioritariamente fazem o que podem, no entanto não gostam de exigencias. Perguntar delicadamente como quem não quer a coisa é a melhor hipotese.
Os valores finais estão quase todos disponiveis na pagina do router a excepção do valor maximo atingivel de linha.
Esses valores podem ser analisados e compreendidos com facilidade bastando para isso seguir os exemplos que mencionei.
Boas..

http://img193.imageshack.us/img193/8389/semttulo2bnv.jpg

OS valores que devem ser analisados são:
- Ter noção da distancia em cobre desde o router até ao DSLAM (que pode estar na central, ou unidade remota).
- Largura de Banda: no caso da imagem significa que está a trabalhar com uma velocidade de 1MB de UP e 11MB de Down
- Margem SN: no caso da imagem está com 11.5 DBs de UP e 11.5 DBs de DOWN
- Atenuação de linha: no caso da imagem está com 14.5 DBS de UP e 30 DBs de DOWN -> esta atenuação é proporcional á distancia referida no ponto 1 desde que esteja tudo bem instalado, sem humidades nas tomadas, fios, ligadores, etc ...

Portanto, considerando que neste senario está tudo bem instalado, poderia dizer que a casa do cliente, está mais ou menos a 1.8KM do DSLAM (considerando calibre de cobre na rua de 0.4mm),
isto porque, a velocidade actual em funcionamento são 11MB com uma margem suficiente de 11.5 DBs e uma atenuação de 30 DBs. Este é uma caso em que a velocidade não dá para subir mais, senão a margem baixava dos 10 DBs que falei anteriormente.
Boas..

ISSO FUNCIONA?????????

Bem com esses valores deve de andar de arrasto.
Ao que me parece deves estar ou muito longe da central ou tens graves problemas na tua linha / instalação.
A atenuação maxima que deveria ser permitida seria de +/- 35 DBs. Tu tens ai 42 DBs de atenuação.
Estas a trabalhar com uma velocidade de 6 Megas provavelmente em modo INTERLIVED, pois, a margem de ruido minimo para uma linha configurada em Interlived é de 6 DBs e tu tens 5.4 DBs o que significa que deves andar a ter paragens de imagem em hora de ponta (18H ás 22H).

A enorme quantidade de erros reportador que ai tens indica também que estas ou estiveste com avaria.
Se esses valores em alguma das ultimas 3 linhas do relatorio estiverem constantemente a subir ás centenas ou milhares é porque ainda estas com problemas e tens de solicitar tecnico.

Se a tua casa esta tipo a mais de 3KM do DSLAM, então, muito sinceramente, nem te devião ter instalado o serviço, poque vais ter sempre problemas e vais andar a pagar por um serviço que vai ser sempre mau e sem remedio, e, na eventualidade de ires tendo mais vizinhos a solicitar novos serviços PT, o teu e o deles vai degradar cada vez mais até ser impossivel de suportar.
Esse é o grande problema das distancias 😞

Se na eventualidade não notares problemas de imagem nem quedas de internet então provavelmente vais começar a ter entretanto.
Dessa linha com esses valores não a grande coisa que possas fazer. Solicita um tecnico para rever o isolamento e potencial da tua linha, router e porto DSLAM.
Boas..

Pois, nesse caso só com muita vontade sua e dos seus vizinhos clientes de MEO a fazer um baixo asinado solicitando um Multiserviços mais perto de si.
Conheço um caso de sucesso, mas foi preciso a frequesia toda assinar e o proprio presidente da junta mover-se nesse sentido e mesmo assim levou cerca de 1 ano e meio até construirem o dito armario multiserviços. Sei que era uma freguesia pequena e foi necessario demosntar que os que já eram e os que não eram clientes da PT querião ser/manter, pois, nem tão pouco tinhão alternativas. O processo de ampliação de rede é muito moroso.
Se não tiver para se chatear com tanto trabalho, infelizmente, aconselho a mudar de serviço que tiver alternativas, porque isso assim só tende a piorar.

Responder